Lula: -‘Alguém que pratica assédio não vai ficar no governo’

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva falou nesta sexta-feira (6) pela primeira vez sobre as denúncias de assédio sexual supostamente cometido pelo ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida.

“O que vai acontecer? Eu fiquei sabendo disso ontem, pedi ao advogado-geral da União e ao controlador-geral da União, ao ministro da Justiça, que conversassem com as pessoas até eu chegar”.

“O que eu posso antecipar para você é o seguinte: alguém que pratica assédio não vai ficar no governo. Eu só tenho que ter o bom senso de que é preciso que a gente permita o direito à defesa, a presunção de inocência, ele tem o direito de se defender”, disse Lula à Rádio Difusora, de Goiás.

“Então, é o seguinte, nós vamos ter que apurar corretamente. Mas eu acho que não é possível a continuidade no governo, porque o governo não vai fazer jus ao seu discurso, a defesa da mulher, inclusive com direitos humanos com alguém acusado de assédio.”

 

Sequência de reuniões

Lula disse que pediu na quinta (5) que o advogado-geral da União, Jorge Messias; o controlador-geral da União, Vinicius Marques de Carvalho; e o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, começassem as conversas sobre o tema.

O presidente retorna a Brasília na tarde desta sexta, após compromissos em São Paulo e Goiás. Ele deve se reunir à tarde com a ministra Anielle Franco (Igualdade Racial) – que, segundo auxiliares do Planalto, é autora de uma das denúncias.

Lula também deve conversar com o próprio ministro Silvio Almeida, que nega as acusações e diz estar sendo alvo de “ilações absurdas”.

Em entrevista à rádio, afirmou ainda que conversará com “mais três mulheres que são ministras”, sem indicar nomes. O governo tem nove ministras, incluindo Anielle Franco.

Lula foi questionado também sobre a foto publicada pela primeira-dama Janja em uma rede social. Na imagem, postada sem legenda, Janja aparece beijando a testa da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco – segundo informações iniciais, uma das mulheres que denunciou Silvio Almeida.

“O motivo de uma foto da Janja com a Anielle é a demonstração inequívoca de que as mulheres estão com as mulheres”, disse Lula.

 

Denúncias de assédio moral e sexual

Na quinta (5), a ONG Me Too Brasil afirmou ter recebido denúncias contra o ministro. Os nomes das vítimas não foram divulgados.

O ministro negou as condutas e disse repudiar o que chamou de “ilações absurdas” e “denunciação caluniosa”. (Foto: PR/Divulgação)

Relacionados

plugins premium WordPress