O presidente da Argentina ainda criticou os defensores do antigo formato do Twitter. Plataforma do bilionário Elon Musk está fora do ar no país devido a impasse com o Supremo Tribunal Federal
O presidente da Argentina, Javier Milei, criticou nesta quinta-feira (5) o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ao afirmar que “somente um tirano pode dar aval a tal ato de opressão”, fazendo uma referência à suspensão da rede social X no Brasil devido ao impasse entre a plataforma do bilionário Elon Musk e o Supremo Tribunal Federal (STF).
“Olhemos o Brasil, onde a Justiça proibiu o X, que nada mais é do que a arena pública para expressar sua voz e dissidência. Querem proibir o espaço de troca de ideias”, provocou o ultraliberal.
“Somente um tirano, que erra em tudo, pode dar aval a tal ato de opressão. Grande parte do jornalismo nacional clama pelo antigo formato do Twitter que tinha a censura dos wokes [termo em inglês usado para desqualificar militantes e causas progressistas], clamam pelo direito à liberdade de expressão apenas para si e pedem a censura de quem pensa diferente”, completou o argentino chamando ainda os defensores do antigo formato de “vômitos e nojentos”.
Conforme relatou a Rede Argentina, as declarações foram feitas no Fórum de Madri, espaço de ultradireita realizado no Centro Cultural Kirchner, em Buenos Aires. O presidente da Argentina é aliado confesso do dono da rede social, Elon Musk.
Musk e Milei, inclusive, têm trocado mensagens de apoio. Em uma publicação recente, o bilionário disse que “o exemplo que você [Milei] está dando na Argentina será um modelo que ajude o resto do mundo”. A resposta do ultraliberal foi que “trabalhamos para mostrar ao mundo que abraçar as ideias da liberdade traz prosperidade”.
O presidente argentino também republicou um post no qual Musk publicou uma foto do ministro do STF Alexandre de Moraes com a seguinte legenda: “Este tirano do mal é uma desgraça para juízes com toga” — o dono do X havia republicado um post sobre uma tentativa de abrir um processo de impeachment contra Moraes no Congresso brasileiro.
Milei republicou ainda vários posts do jornal La Derecha Diario, propriedade de empresários próximos ao presidente, que falam sobre a tentativa de Musk de utilizar a Starlink, outra empresa do bilionário, para driblar a suspensão do X por parte do STF.
Uma provocação similar ao do presidente argentino nesta quinta-feira foi feita, recentemente, pela ministra das Relações Exteriores da Argentina, Diana Mondino. Em uma publicação recente no X, a chanceler expressou preocupação com o cenário no qual “cada vez mais países restringem a livre expressão em redes”.
Apesar de não fazer nenhuma citação direta, a fala causou mal-estar entre setores do governo brasileiro, que interpretaram a frase como uma referência à disputa do STF com o X.
“Na Argentina existe livre expressão porque respeitamos a Constituição Nacional. Um dos objetivos deste primeiro governo de Milei é transformar a Argentina num farol da liberdade”, acrescentou a chanceler argentina. O presidente republicou o post nas suas redes.
A suspensão do X foi inicialmente ordenada como medida cautelar pelo ministro Alexandre de Moraes e ratificada na segunda-feira (2) pelos cinco membros da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal.
(Foto: picture alliance/abaca/Zumapress)