Zagueiro se sentiu mal durante jogo no Morumbis, na última quinta-feira (22), e não respondeu ao tratamento no Hospital Albert Einsten, na capital paulista, após sofrer uma parada cardíaca
Faleceu na noite desta terça-feira (27) o zagueiro Juan Manuel Izquierdo, de 27 anos, em decorrência de morte encefálica após uma parada cardiorrespiratória associada à arritmia cardíaca, segundo informou o Hospital Israelita Albert Einstein. O jogador do Nacional, do Uruguai, teve um mal súbito no segundo tempo do jogo de volta contra o São Paulo, pelas oitavas de final da Copa Libertadores, na última quinta-feira (22), no Morumbis.
O jogador não respondeu aos tratamentos e teve a morte confirmada inicialmente pelo clube uruguaio e mais adiante pelo hospital. O traslado do corpo para velório e sepultamento será feito por um avião da Força Aérea Uruguaia.
Tudo ocorreu ao final da partida, aos 39 minutos do segundo tempo, quando Izquierdo passou mal e caiu no gramado. Rapidamente, jogadores de ambos os times chamaram a equipe médica do estádio para fazer o atendimento e ele foi levado direto para o Hospital Israelita Albert Einstein, que fica nas proximidades do estádio.
O Nacional usou as redes sociais para publicar atualizações do quadro do jogador durante todos os dias de internação e o Hospital também passou a publicar boletins médicos diários sobre o quadro de saúde do jogador. Segundo o último boletim médico divulgado na segunda-feira (26), o jogador estava na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), dependendo de ventilação mecânica e tinha um “quadro neurológico crítico”.
Izquierdo teve detectada uma arritmia há dez anos, quando fazia parte do elenco do Cerro, do Uruguai. A informação foi revelada na última segunda pelo secretário nacional de Esporte do Uruguai, Sebastián Bauzá. “Há dez anos, foram feitos exames com o elenco do Cerro, onde jogava o Juan Izquierdo naquele momento. Ele passou por um eletrocardiograma. Juan tinha 17 anos, tinha uma pequena arritmia e foi informado”, revelou Bauzá.
O jogador era casado com Selena e juntos tinham dois filhos, uma menina de dois anos e um bebê, que nasceu duas semanas antes da arritmia cardíaca do jogador. Os pais Nelson e Sandra e a esposa Selena, com quem ele teve uma filha de dois anos e meio e um filho recém-nascido, estão em São Paulo acompanhados por membros da delegação do Nacional, com a presença também de alguns jogadores do elenco.
Izquierdo começou a carreira em 2018, com a camisa do Cerro (URU). Ao longo dos anos, teve passagens por vários clubes do Uruguai como Peñarol, Montevideo Wanderers e Liverpool, até se firmar pelo Nacional.
(Foto: Reprodução)