Lula deve anunciar nesta semana Galípolo presidente do BC

Cotado para ser indicado à presidência do BC (Banco Central), o economista Gabriel Galípolo antecipou o retorno a Brasília nesta segunda-feira (26) a pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Atual diretor de Política Monetária do BC, Galípolo foi chamado a Brasília para ficar de “sobreaviso”, caso Lula decida oficializar a sua indicação, que terá de ser aprovada pelo Senado.

Galípolo até o momento é o favorito para ser indicado como sucessor de Roberto Campos Neto à frente do BC. O atual titular da autoridade monetária encerra sua gestão em dezembro, após cumprir o mandato de quatro anos.

Antes de confirmar a escolha de Galípolo, Lula tenta acertar com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), uma data para a sabatina do economista na CAE (Comissão de Assuntos Econômicos).

De acordo com a legislação, para assumir o cargo, o indicado pelo presidente da República para chefiar o BC precisa ser sabatinado e receber o aval do Senado. Galípolo é um economista próximo de Lula. Ele atuou na campanha do petista, na equipe de transição de governo e no Ministério da Fazenda antes de assumir a Diretoria de Política Monetária do BC.

O Palácio do Planalto gostaria de viabilizar a data para a eventual sabatina antes do final das eleições. No momento, os parlamentares estão concentrados em apoiar os candidatos de suas regiões, o que reduzir o ritmo de atividades do Congresso Nacional.

Galípolo participou pela manhã de um evento de comemoração dos 125 anos do Tribunal de Contas do Estado do Piauí, em Teresina (PI). O locutor do evento avisou que o diretor do BC teria de retornar a Brasília.

“Vamos correr um pouco com a programação, porque o doutor Galípolo recebeu uma convocação do presidente da República e não vai ficar o tempo que ele gostaria e gostaríamos em Teresina”, afirmou. (Foto: Agência Brasil)

Compartilhe

Outras matérias

Relacionados

plugins premium WordPress