Presidente anunciou que o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, está a caminho de São Paulo. Declaração foi feita durante agenda do presidente em Santa Catarina. Acidente aéreo matou 57 passageiros e quatro tripulantes na tarde desta sexta-feira (9)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou na tarde desta sexta-feira (9) que pretende montar um comitê de crise para acompanhar os trabalhos que envolvem a queda do avião que matou 61 pessoas em Vinhedo, no interior de São Paulo, nesta tarde.
“Acho que nós temos que cuidar e dar uma resposta para as pessoas se sentirem tratadas com respeito e com carinho”, declarou em entrevista exclusiva à colunista Dagmara Spautz, da NSC TV.
O presidente informou que o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, que também cumpria agenda, está a caminho de São Paulo para montar a equipe de gerenciamento junto com o governador e empresários.
Mais cedo, antes do discurso oficial sobre o lançamento de um navio da Marinha em Itajaí, no Litoral Norte, Lula pediu um minuto de silêncio às vítimas da queda do avião comercial. Essa é a primeira visita do presidente no terceiro mandato, que durante a manhã esteve na Grande Florianópolis.
A Polícia Federal (PF) informou que abriu uma investigação para apurar as causas e eventuais responsabilidades pelo acidente aéreo. O avião tinha 57 passageiros e quatro tripulantes. Em nota, a Força Aérea Brasileira (FAB) informou que a aeronave sumiu do radar às 13h22 desta sexta.
Segundo a Voepass Linhas Aéreas, antiga Passaredo, companhia aérea dona da aeronave, trata-se de um avião turboélice de passageiros, modelo ATR-72, que saiu de Cascavel (PR) com destino a Guarulhos (SP).
A empresa afirmou que a aeronave acidentada estava sem nenhuma restrição operacional e com os sistemas aptos para a realização do voo. Segundo o governo de São Paulo, o governador Tarcísio de Freitas, que estava em Vitória (ES) para reuniões do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), “está retornando para o estado de São Paulo e vai para o município de Vinhedo acompanhar os trabalhos das equipes”.
(Foto: Ricardo Stuckert/PR)