Contra desinformação nas eleições, TSE e entidades de imprensa lançam campanha

Faltando dois meses para as eleições municipais, o Tribunal Superior Eleitoral e entidades ligadas ao jornalismo profissional lançaram, nesta terça-feira (6), uma campanha contra a desinformação no período de votações.

A ideia é utilizar a linguagem regional para facilitar o engajamento do público em mensagens nas redes sociais e em jornais e revistas.

Com isso, o tribunal e as entidades esperam alertar sobre o perigo das mentiras em meio digital e convencional, além de estimular a checagem das informações antes do compartilhamento.

Outro objetivo é mostrar que o jornalismo profissional é confiável, protege da desinformação e fortalece a democracia, principalmente neste período eleitoral. Entre outros fatores porque tem como dever e compromisso ouvir as partes envolvidas e checar as informações.

Além do TSE, participam da campanha a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert); a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji); o Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo; entre outras instituições.

Lembrando que o primeiro turno das eleições municipais é no dia 6 de outubro e o segundo turno, no dia 27 de outubro. (Foto: Reprodução/TSE)

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