Coisas da Política – João Salame

 

CIDADANIA

Sob o comando do ex-deputado Arnaldo Jordy (foto acima), dirigentes do Cidadania se reuniram nesta quarta-feira para bater o martelo. O partido vai apoiar a reeleição do prefeito Edmilson Rodrigues (PSol). A decisão promove um rompimento dentro da Federação com o PSDB, que decidiu apoiar a candidatura de Igor Normando (MDB). Dessa forma, oficialmente, a Federação deve se abster de se coligar no plano majoritário.

 

SOLIDARIEDADE

Está repercutindo muito no meio político a mudança no comando do Solidariedade no Pará. Saiu Ed Wilson, ex-secretário do prefeito Daniel Santos (PSB), e entrou Euzébio Cabral, chefe de gabinete do prefeito de Tucuruí, Alexandre Siqueira (MDB). Consta que entre os milhões de motivos apresentados por Alexandre ao presidente nacional, Paulinho da Força, um dos mais insólitos foi o fato de Ed estar impedido judicialmente de conversar com Daniel.

 

RASTEIRA

Paulinho da Força, presidente nacional do Solidariedade, recebeu a deputada Alessandra Haber (MDB) semana passada e prometeu que, apesar da mudança no comando do partido no Estado, com exceção de Tucuruí, todos as demais candidaturas a prefeito seriam mantidas. Mentira. As mudanças já estão ocorrendo em alguns municípios onde são adversários do MDB.

 

REVOLTA

A estratégia do MDB de inviabilizar as candidaturas do Solidariedade em vários municípios pode se tornar um tiro no pé. É que, ao sentirem-se apunhaladas, essas lideranças devem migrar para uma oposição ainda mais raivosa ao governador ou aos prefeitos que acham que se beneficiarão dessa movimentação. Ao invés de dividida, a oposição estará unida e mais combativa para o enfrentamento político.

 

CAMETÁ

Em Cametá, essa mudança no comando do Solidariedade visa atingir a candidatura do empresário Benedito Pompeu, que está bem situado nas pesquisas. Com a sua saída da disputa, ele deve se juntar ao PT, que tem como candidato o professor José Domingos. Unidos, eles se tornarão um perigo ainda maior para as possibilidades de reeleição do prefeito Victor Cassiano (MDB) – na foto abaixo.

 

 

TROCO

“Quem tem com que me pague, não me deve nada”. Esse antigo ditado popular aplica-se como uma luva em Parauapebas. Meses atrás, o vereador Rafael Ribeiro (União Brasil) tirou o comando do PRD no município das mãos da médica Thamires Coutinho. O Solidariedade, com os vereadores Léo Márcio, Leandro do Chiquito e Eliene Soares fechou apoio à candidatura de Rafael. Agora, com a mudança no comando do partido, Thamires Coutinho assumiu a presidência do Solidariedade.

 

DETALHE

O detalhe de toda essa movimentação é que Thamires é filha do deputado federal Keniston Braga (MDB), que é pré-candidato a prefeito. O Solidariedade, que tem nos bastidores o comando do empresário Branco da White, entrou de carrão de sena na candidatura de Rafael Ribeiro. Agora, se quiser manter sua forte chapa de candidatos a vereador, vai ter que se acertar com Keniston.

 

RASTEIRA

Mas não é só o Solidariedade que está sendo vítima de manobras palacianas. Até mesmo o Progressistas registra importantes puxadas de tapete. É o caso do município de Colares, onde o médico e ex-prefeito Noé Palheta, um dos favoritos na disputa, teve a comissão provisória do PP arrancada de suas mãos. Consta que a negociação foi feita diretamente com o prefeito de Barcarena, Renato Ogawa.

 

REPERCUSSÃO

Em Canaã dos Carajás, caiu como uma bomba nos meios políticos a notícia dada, em primeira mão, por esta Coluna, de que a prefeita Josemira Gadelha (MDB) comunicou, pessoalmente, ao seu vice, Zito Augusto (PDT), que pretende escolher outro nome para compor sua chapa na disputa pela reeleição. Zito recebeu a solidariedade de inúmeras lideranças, que avaliam ser ele um dos responsáveis pela boa popularidade da prefeita, devido ao excelente trabalho que desenvolveu como secretário de Obras.

 

 

REPENSANDO

Enquanto Josemira (foto acima) decidiu tirar uns dias para descansar, um numeroso grupo de vereadores e lideranças se reuniu nesta terça-feira na casa de Zito Augusto, exigindo o lançamento de sua candidatura a prefeito. Zito atuou no sentido de ponderar a necessidade de cautela num primeiro momento. E confessou ter sido surpreendido pela forma como o comunicado foi feito a ele.

 

ANIMAÇÃO

Diante do imbróglio, o ex-prefeito Jeová Andrade (PL), principal adversário da prefeita, fez visita à sede do PDT e já destacou interlocutores para buscar uma aproximação com Zito Augusto. Josemira continua favorita à reeleição, mas esse episódio pode jogar água quente na fervura da oposição, que está se deliciando com o desencontro das duas maiores lideranças governistas.

 

ESPECULAÇÃO

Na cidade, a especulação é que Josemira pretende escolher um nome de sua estrita confiança para vice, que possa assumir o governo em 2026, quando ela deixaria a prefeitura para tentar voos mais altos na política do Estado. O sonho de alguns de seus correligionários é que ela seja escolhida para ser a vice do candidato a governador escolhido por Helder Barbalho. Uma mulher, bem avaliada, do sul do Pará. Ou, no mínimo, a deputada federal.

 

RUSSOS

O problema desse cargo de vice-governador é combinar com os russos, pois proliferam nos bastidores os postulantes a candidatos. Fala-se no nome do prefeito de Barcarena, Renato Ogawa (PP). Comenta-se também que a vaga estaria destinada ao PT, para indicação do senador Beto Faro. Na política, como sempre, os sonhos do futuro fazem as lideranças brigar no presente. A conferir.

 

LÍDER

Apesar de encomendada pelo PL, a pesquisa do Instituto Paraná, realizada entre os dias 12 e 14 de julho em Marabá, confirma a liderança do deputado Chamonzinho (MDB). Ele crava 40,3% das intenções de voto. É seguido pelo deputado Toni Cunha (PL), com 31,2%; deputado Dirceu tem Caten (PT), com 7,2%; ex-secretário de Obras Fábio Moreira (PSD), com 6,3%; e a ex-vereadora Irismar Melo (PP), com 3,1%.

 

 

LANÇAMENTO

No embalo dessa pesquisa, Chamonzinho (na foto acima) realiza o pré-lançamento de sua candidatura no próximo dia 25. É esperada a presença do governador Helder Barbalho; do presidente da Alepa, deputado Chicão; do ministro Jader Filho; e diversos deputados e autoridades do MDB e legendas aliadas. No dia 3 de agosto será realizada a Convenção do MDB no município.

 

FRASE

Maquiavel (filósofo italiano): “Os fins justificam os meios”.

Compartilhe

Outras matérias

Relacionados

plugins premium WordPress