Datafolha: Nunes e Boulos tem empate técnico na disputa pela prefeitura de SP

Levantamento do instituto também aponta ascensão do jornalista José Luis Datena, que aparece em terceiro lugar

 

Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (5) com as intenções de voto para prefeito de São Paulo mostra o prefeito Ricardo Nunes (MDB) e o deputado federal Guilherme Boulos (PSol) empatados tecnicamente, com 24% e 23%, respectivamente.

Boulos e Nunes trocaram de lugar em relação à última pesquisa divulgada pelo instituto, em 29 de maio, quando o psolista tinha 24% e o oponente emedebista aparecia com 23%.

Outros pré-candidatos também se mantiveram estáveis considerando a margem de erro. Nesse segundo pelotão, aparecem o jornalista José Luis Datena (PSDB), que soma 11%, três pontos percentuais a mais do que na última pesquisa. O apresentador é seguido pelo coach Pablo Marçal (PRTB), com 10%; pela deputada federal Tabata Amaral (PSB), com 7%, e pela pré-candidata do Novo, Marina Helena, que tem 5%.

Por último estão o deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil), com 3%, seguido por João Pimenta (PCO), Fernando Fantauzzi (DC) e Altino (PSTU), todos com 1%. Aqueles que declararam votar em branco, nulo ou ninguém representam 10%. Outros 3% dos entrevistados afirmaram ainda não saber em quem votar.

A pesquisa entrevistou 1.092 pessoas de 16 anos ou mais presencialmente em São Paulo nos dias 2, 3 e 4 de julho. A margem de erros é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. O levantamento foi encomendado pela Folha e foi registrado na Justiça Eleitoral sob o número SP-001178/2024.

O Datafolha ainda realizou uma pesquisa espontânea, na qual não indica os nomes dos pré-candidatos. Nesse cenário, que também se mostrou estável em relação ao último levantamento, Boulos tem 14%; Nunes aparece 8%; “o atual prefeito”, de acordo com os eleitores – que não souberam apontar o nome do pré-candidato – soma 3%; Marçal também tem 3%, Datena e Tabata têm 2% cada. Kim Kataguiri aparece com 1%. No total, 55% dos eleitores entrevistados desta maneira ainda não sabem em que vão votar.

Se as pesquisas seguirem o padrão de estabilidade, há uma possibilidade expressiva de um segundo turno entre Ricardo Nunes e Guilherme Boulos, repetindo nuances da polarização partidária da eleição presidencial de 2022. O atual prefeito é apoiado por 43% daqueles que votaram em Jair Bolsonaro (PL) no ano retrasado. Boulos, por sua vez, tem 44% do eleitorado que votou em Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

(Foto: Leandro Paiva/Flickr/Leandro Fonseca/Exame)

Compartilhe

Outras matérias

Relacionados

plugins premium WordPress