Itamaraty pede desculpa por abordagem racista e violenta a filhos de embaixadores no Rio

Representantes diplomáticos de Burkina Faso, Canadá e Gabão receberam a promessa de que o governo do Rio será pressionado a fazer uma investigação rigorosa

 

O Itamaraty fez um pedido formal de desculpas, nesta sexta-feira (5), pela abordagem de policiais militares a três jovens negros, em Ipanema, na zona sul do Rio de Janeiro. Eles são filhos de diplomatas estrangeiros e estão de férias no Brasil. O Ministério das Relações Exteriores (MRE) recebeu, nesta manhã, em Brasília, os embaixadores do Gabão e de Burkina Faso. Além disso, pretende se encontrar com o embaixador do Canadá.

Ainda, por meio de nota, o MRE se comprometeu a acionar o governo do estado do Rio de Janeiro, para solicitar apuração rigorosa e responsabilização adequada dos policiais envolvidos na abordagem. O caso aconteceu na rua Prudente de Morais, na quinta-feira (4). Imagens de câmeras flagraram o momento em que os adolescentes, acompanhados de outros dois meninos brancos, estavam em frente a um prédio residencial, quando policiais militares desembarcaram de uma viatura e já apontaram as armas para eles.

As imagens mostram os policiais chegando com armas em punho e colocando os adolescentes contra a parede. Eles só foram liberados após um adolescente branco informar os agentes que os jovens negros eram estrangeiros. A PM informou que os policiais que realizaram a abordagem usavam câmeras corporais e que as imagens serão analisadas pela corporação para identificar se houve algum excesso. Já a Polícia Civil informou que depois da veiculação de notícias sobre o ocorrido, a Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (Deat) iniciou uma investigação, e que os adolescentes serão ouvidos.

 

Confira o vídeo da abordagem:

 

(Foto: Reprodução/X)

Compartilhe

Outras matérias

Relacionados

plugins premium WordPress