Presidente viajou para capital paulista na manhã de domingo (23). O petista se encontrou também com o filósofo americano Noam Chomsky e com o escritor brasileiro Raduan Nassar
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está em São Paulo nesta segunda-feira (24), onde encontrou o filósofo Noam Chomsky, de 95 anos, e com o escritor brasileiro Raduan Nassar, 88. Às 12h14, Lula chegou à residência do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB). O presidente deixou o prédio do tucano, em Higienópolis, às 12h50. Ele saiu de carro, sem falar com a imprensa.
O encontro durou 35 minutos. Segundo a comunicação do Planalto, as visitas são de caráter privado. Adversário de Lula nas eleições presidenciais de 1994 e 1998, FHC declarou apoio ao petista contra Jair Bolsonaro (PL), em 2022. Na ocasião, FHC afirmou que votaria em Lula por “uma história de luta pela democracia e inclusão social”.
Antes de Lula, FHC, que completou 93 anos na semana passada, tem se mantido distante da política nos últimos meses, recebeu também as visitas de Pedro Malan, ex-ministro da Fazenda durante sua gestão, e os economistas Pérsio Arida e Gustavo Franco. O trio participou da criação do Plano Real, que completa 30 anos em 2024.
Lula saiu de Brasília na manhã de domingo (23), e a previsão é que retome para a capital federal na noite desta segunda-feira (24). Os compromissos reservados não foram divulgados oficialmente pelo governo. A Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom) limitou-se a dizer que os encontros são de caráter pessoal, e por isso não constam na agenda oficial do presidente.
Em postagem na rede social X (antigo Twitter), o presidente disse ter visitado quatro pessoas pelas quais têm “muito carinho” nesta segunda-feira. Noam Chomsky é amigo de longa data do petista. Casado com a brasileira Valeria Wasserman desde 2014, ele visitou Lula em Curitiba, em 2018.
Na última terça-feira (18), o filósofo recebeu alta após passar por um período internado no hospital Beneficência Portuguesa. Em julho passado, ele sofreu um acidente vascular cerebral massivo e está com dificuldades na fala e com o lado direito do corpo entorpecido. Na semana passada, o linguista, que continuava ativo antes do episódio (dava aulas, dirigia etc), já havia recuperado a consciência e conseguia se comunicar com menos dificuldade.
Raduam Nassar, por sua vez autor de “Lavoura Arcaica” e “Um Copo de Cólera”, é apoiador de Lula e também chegou a visitá-lo quando ele estava preso. Ainda no encontro, estava presente o jornalista Mino Carta.
(Foto: Ricardo Stuckert/PR)