Coisas da Política – João Salame

FPM

Nesta quinta-feira (20) as prefeituras de todo o País receberam o segundo repasse do |Fundo de Participação dos Municípios. Entraram nos cofres públicos 6,7 bilhões de reais, já descontada a retenção do Fundeb. Na comparação com o mesmo decêndio do ano passado, há um crescimento nominal de 15,23% ou de 10,78% ao se desconsiderar os efeitos da inflação. No ano, o FPM apresenta crescimento de 13,49% ou 8,98% em termos reais.

 

RETIROU

Deputada Renilce Nicodemos (MDB) – foto acima) que integra a bancada evangélica da Câmara Federal, retirou sua assinatura do Projeto de Lei (PL) que ficou conhecido como PL “antiaborto”. A parlamentar paraense, que é contra o aborto, com exceção dos casos previstos em lei, avaliou que o projeto beneficiaria “apenas agressores e estupradores”. O PL vem recebendo o repúdio da maioria da sociedade em enquetes e levantamentos realizados.

 

IRITUIA

Instituto Doxa realizou pesquisa eleitoral no município de Irituia entre os dias 12 e 15 de junho. Segundo o levantamento, o candidato de oposição, Pio X Júnior, irmão do prefeito de São Miguel do Guamá, Eduardo Pio X, lidera as intenções de voto com 46,7%. O atual prefeito, Marcos Tonheiro (MDB), candidato a reeleição, vem em segundo com 27.9%. Os indecisos ou que pensam em anular o voto ou votar em branco somam 25,4%. A pesquisa foi registrada no T.R.E. sob o número PA-01363/2024.

 

IPIXUNA

Em Ipixuna do Pará o Instituto Doxa realizou pesquisa entre os dias 12 e 14 de junho. Segundo os números, o atual prefeito, Artemes Oliveira (MDB), lidera a corrida eleitoral com 47,6% das intenções de voto. A ex-prefeita Katiane Cunha (PP) vem em segundo, com 27,7%. João Enfermeiro (DC) aparece com 1,8%; Rita da Silva (PSD) e Marlon Regis (AGIR) com 0,8% cada e Zé Carlos Antunes (Solidariedade) com 0,3%. A pesquisa foi registrada no T.R.E. sob o número PA-08738/2024.

 

CASTANHAL

Em Castanhal, o Instituto Doxa realizou pesquisa entre os dias 12 e 14 de junho. De acordo com o levantamento, se as eleições ocorrem hoje, o atual prefeito, Paulo Titan (MDB), seria reeleito com 27,7% Ele é seguido pelo deputado Hélio Leite (UB), com 21,2%. O ex-prefeito Pedro Coelho (PL) tem 15,8%; dra. Milene (PSD) aparece com 3,1%; Rafael Galvão (PSDB) e Davids Rocha (Novo) com 3,0% cada e Nélio Amorim \9PP), com 1,0%. A pesquisa foi registrada no T.R.E. sob o número PA-04204/2024.

 

 

HOMOLOGADA

A pré-candidatura a prefeito do ex-deputado Miro Sanova  (foto) foi homologada pela Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores na última segunda-feira (17), a despeito da manifestação da maioria dos filiados do partido em Ananindeua que, em encontro eleitoral recente, opinou a favor da aliança em torno da reeleição do prefeito Daniel Santos (PSB). Pesou a força política do senador Beto Faro na direção nacional do partido. Ele é o principal avalista da candidatura.

 

PESQUISA

Pesquisa Data Folha divulgada na última terça-feira (18) indica uma leve melhora na avaliação da popularidade do presidente Lula (PT). A aprovação se manteve estável, passando de 35% para 36%. A reprovação caiu de 33% para 31%. A avaliação regular foi de 30% para 31%. Dentre os grupos avaliados, os que mais aprovam o presidente são os mais pobres (42%), quem tem entre 45 e 59 anos de idade (44%), os mais velhos (47%), nordestinos (48%) e os menos instruídos (53%). Os que ais reprovam são homens (35%), quem tem entre 25 e 34 anos (38%), ensino superior (38%), evangélicos (44%) e os mais ricos (45%).

 

TCM

Tribunal de Contas dos Municípios do Pará oferecendo mais um importante serviço para a sociedade. Através do site do TCM, é possível agora ter conhecimento a respeito do estágio das obras que estavam paralisadas nos municípios, e que foram retomadas, no âmbito do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). São creches, escolas e quadras esportivas que se encontram relacionadas no serviço conhecido como Raio-X do TCM.

 

OUTRAS

Nessa reunião, a Comissão Executiva Nacional avalizou 172 pré-candidatos e coligações em grandes municípios para indicação à Federação Brasil da Esperança, formada ainda por PCdoB e PV. No Pará foram homologados os apoios a Miro Sanova (PT Ananindeua), Edmilson Rodrigues (Psol Belém), Zé Domingos (PT Cametá), Hélio Leite (UB Castanhal), Dirceu ten Caten (PT Marabá), Rafael Ribeiro (UB Parauapebas) e Zé Maria Tapajós (MDB Santarém).

 

FUNDO

Definido o valor que cada partido vai receber do Fundo Especial de Financiamento de Campanha, mais conhecido como Fundo Eleitoral, para as eleições deste ano. Do total de 4,9 bilhões de reais, o PL vai abocanhar 886,80 milhões; o PT 619,80; União Brasil, 536,5; PSD, 420,90; PP, 417,20; MDB, 404,6; Republicanos, 343,90; Podemos, 236,60; PDT, 173,90; PSB, 127,6; Psol, 126,80; Solidariedade, 88,5; Avante, 72,5; PRD, 71,8; Cidadania, 60,2; PCdoB, 55,90; PV, 45,2; Novo, 37,1 e Rede, 35,9. Com o valor mínimo, de 3,40 milhões, foram contemplados os seguintes partidos: Agir, Democracia Cristã, Mobiliza, PCB, PCO, PMB, PRTB, PSTU e UP.

 

 

CAPANEMA

Está definido o vice do candidato Alexandre Buchacra (MDB) – foto – a prefeito de Capanema. Será Marcelo Pierre (Republicanos), ex-secretário de Desenvolvimento Econômico do município. A chapa tem o apoio do governador Helder Barbalho (MDB) e do prefeito Chico Neto (MDB). O principal adversário é o vice-prefeito Claudionor Moreira, que esperava ser o candidato apoiado por HB no MDB ao qual sempre foi filiado, mas teve que se contentar em apresentar sua candidatura pelo PP.

 

VICE

Todo mundo sabe que é vontade do governador Helder Barbalho (MDB) que, em Marabá, o prefeito Tião Miranda (PSD) se una ao deputado Chamonzinho (MDB), líder nas pesquisas de intenção de votos na disputa pela prefeitura. Nos bastidores, circula a informação que esse sonho já tem um formato: Chamonzinho de prefeito e Fábio Moreira (PSD), o candidato lançado por Tião, de vice. A indisposição de grande parte do grupo do prefeito com Chamonzinho e a resistência do deputado em aceitar que indiquem o seu vice, são os obstáculos. Mas Helder tem demonstrado determinação no enfrentamento das resistências à sua vontade. A conferir.

 

RECEIO

Nos corredores palacianos, a preocupação é com o crescimento da candidatura do deputado Tony Cunha (PL). Na avaliação de assessores próximos ao governador, a divisão de forças entre o grupo do prefeito Tião Miranda e o do deputado Chamonzinho, além da candidatura do deputado Dirceu ten Caten (PT), pode dar viabilidade às pretensões do candidato bolsonarista. Aliás, é aguardada com expectativa a visita de Bolsonaro a Marabá no início de julho e que impulso ela dará ao candidato do PL.

 

ANIVERSÁRIO

Senador Beto Faro (PT) comemorou aniversário nesta quarta-feira (19). Ele recebeu os amigos, familiares e correligionários em sua Chácara, em Brasília, ao lado da esposa e deputada federal DIlvanda Faro (PT). Prefeitos, vereadores, ex-prefeitos e candidatos ao pleito deste ano marcaram presença, numa comemoração que entrou pela madrugada.

 

FRASE

Charles de Gaulle (líder francês): “O fim da esperança é o começo da morte”

Relacionados

plugins premium WordPress