Governo diz que a operação é necessária para lidar contra a especulação de preços diante das enchentes no Rio Grande do Sul. Os pacotes de arroz virão com rótulo do governo e terá um preço tabelado
O presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto, informou na tarde de quinta-feira (6), em coletiva de imprensa, que o governo vai realizar um novo leilão no dia 13 de junho para comprar mais 36 mil toneladas de arroz importado. Essa quantidade corresponde aos lotes que não foram arrematados no leilão desta quinta.
No total, o certame previa a compra de 300 mil toneladas do grão, das quais foram adquiridas 263,370 mil, ou seja, cerca de 88%. Segundo o governo brasileiro, a operação é necessária para lidar contra a especulação de preços diante das enchentes no Rio Grande do Sul.
Os pacotes de arroz virão com rótulo do governo e terá um preço tabelado: será vendido em pacotes de 5 quilos por R$ 20 reais, ou seja, por R$ 4 o quilo, como o governo tem anunciado. O produto deve chegar ao consumidor em até 45 dias.
Edegar Pretto disse que a Conab avaliará o mercado de arroz no Brasil e, se não houver necessidade, “nós não faremos mais compras”. “Mas, enquanto houver, estaremos avaliando os leilões”, disse Pretto.
(Foto: Banco de Imagens)