DESAUTORIZADA
A Executiva Municipal do PT de Ananindeua publicou nota oficial dizendo que “não existe, oficialmente, qualquer lançamento de pré-candidatura à Prefeitura Municipal agendada pelo PT para o dia 25 de maio”. É um recado para o lançamento anunciado pelo ex-deputado Miro Sanova. A Executiva adianta que, apesar de legítima, do ponto de vista democrático, esse ato não tem nenhum amparo estatutário em nenhuma resolução municipal, estadual ou nacional do PT.
MULHERES
A Fifa vai realizar no Brasil a Copa do Mundo de futebol feminino, em 2027. Será a primeira vez que o Mundial feminino virá para o continente sul-americano. Dez estádios sediarão os jogos. Infelizmente, o Mangueirão não está entre eles. O Maracanã sediará a abertura e a final da Copa. Os outros locais escolhidos são: Porto Alegre (Beira Rio), Cuiabá (Arena Pantanal), Salvador (Arena Fonte Nova), Recife (Arena Pernambuco), Fortaleza (Castelão) e Manaus (Arena da Amazônia). O Mundial deve acontecer entre os dias 24 de junho e 25 de julho.
FEIRA
O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), é aguardado nesta quarta-feira (22) em Belém. Ele vai participar da abertura da Feira da Indústria, a convite da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa). O evento ocorrerá de 22 a 25 de maio, no Hangar Centro de Convenções e reúne as principais empresas atuantes na indústria paraense. Alckmin (na foto abaixo) arrumou um espaço em sua agenda para prestigiar a Feira. Do Aeroporto vai ao Hangar, faz a abertura e retorna a Brasília.
CONSTRANGIMENTO
Deputado Fábio Figueiras (PSB) tem comentado intramuros, na Assembleia Legislativa, que se sente extremamente constrangido com a postura adotada pelo seu partido de deixar a administração do prefeito Edmilson Rodrigues (PSol), que cumpriu todos os acordos celebrados com a legenda. Mas, afirma a seus interlocutores que, diante da pressão do governador, que exigiu lealdade à candidatura de Igor Normando (MDB), não havia outra postura a ser adotada.
PEDIDO
Comenta-se, nos bastidores, que, no momento em que conversou com o governador sobre a saída do partido da administração de Edmilson, o ex-deputado e atual secretário de Esportes e Lazer, Cássio Andrade (PSB), teria argumentado que sua candidatura a vice, na chapa de Normando, seria importante, para prestigiá-lo, diante do embate que se avizinha pelo controle do partido, após a filiação do prefeito Daniel Santos. HB teria ouvido os argumentos, mas não bateu o martelo.
FURO
Logo após toda essa movimentação, a jornalista Franssineti Florenzano deu, em primeira mão, que a secretária de Cultura, Úrsula Vidal (na foto abaixo), se filiou ao União Brasil, a pedido do governador, para ser a vice de Igor Normando. O presidente do partido, ministro Celso Sabino, pilotou pessoalmente a inscrição de Úrsula e disse que no partido ela terá liberdade para manter suas posições feministas, geralmente, mais ao gosto da esquerda.
BELTERRA
O influente Blog do Jeso informa: o ex-deputado Antônio Rocha (PP) conquistou a primeira vitória sobre o prefeito Ulisses Medeiros (MDB), de Belterra. É que Rocha transferiu seu domicílio eleitoral para o município, com o intuito de disputar a prefeitura. Ulisses acionou a Justiça, para inviabilizar a transferência, mas foi derrotado. O engraçado é que a ação foi patrocinada pelo MDB, partido pelo qual Antônio Rocha construiu toda sua história.
VICE
O candidato a prefeito de Itupiranga, Heider Gomes (União Brasil), já definiu o seu vice. Será o pastor Eli Braz (Democracia Cristã), da Igreja Assembleia de Deus Missão. Eli é residente no Distrito Cruzeiro do Sul, mais conhecido como “Quatro Bocas”, o maior do município. No evento estiveram presentes representantes dos dois partidos, além de dirigentes da Federação PT-PV-PCdoB, do Avante e do Agir.
ROMBO
Estudo da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) indica que o déficit orçamentário das 27 unidades federativas do Brasil é de 29,3 bilhões de reais. O Estado mais endividado é o Rio de Janeiro, com déficit de 10,3 bilhões de reais, seguido por Minas Gerais, com 4,2 bilhões; Ceará, com 3,9 bilhões; Paraná, com 3,5 bilhões e Rio Grande do Sul, com 3,1 bilhões. O Pará é o 13º colocado no ranking, com déficit de 655 milhões. Com saldo positivo apenas os Estados de São Paulo, Amapá e Espírito Santo. O Mato Grosso tem saldo zerado.
CONTAS
A Câmara Municipal de Brejo Grande do Araguaia reprovou, por 6 votos a 2, as contas de 2012 do ex-prefeito Geraldo Bila (MDB). O Legislativo acatou o parecer do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), que opinou pela reprovação e devolução de recursos da ordem de 1,2 milhão de reais. Adversário do prefeito Jesualdo Nunes Gomes (PP) e do ex-prefeito Marcos Baixin (PP), que comandam a maioria dos vereadores, Bila, dessa forma, se torna inelegível. Ele pretendia enfrentar o atual prefeito nas urnas, este ano.
ALEGRE
Em Monte Alegre vão acontecer eleições suplementares, em virtude da cassação do prefeito Matheus Almeida dos Santos (MDB) e do vice, Cabo Leonardo, por terem sido beneficiados por abuso de poder político, com viés econômico, que teria sido praticado pelo antecessor, o ex-prefeito Jardel Vasconcelos (MDB). A votação no Tribunal Superior Eleitoral foi por unanimidade. As eleições vão acontecer no dia 9 de junho.
PESQUISA
Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Doxa, em Monte Alegre, o ex-deputado Júnior Hage (PP) – na foto acima – lidera com 33,1% das intenções de voto na pergunta estimulada. Ele é seguido pela ex-deputada Josefina do Carmo (MDB), com 16,5% e por Anselmo Picanço (PSD), com 15,5%. Em último aparece João Tomé (Avante), com 1,3%. Na espontânea é citada também France Vasconcelos, com 0,6%. A pesquisa foi realizada entre os dias 14 e 17 de maio e foi registrada no T.R.E.com o número PA-08690/2024.
CULTURA
Deputado Dirceu Ten Caten (PT) promoveu no último sábado, na Praça São Félix, em Marabá, o 1º Festival Canta Marabá, um evento cultural com a participação de dezenas de artistas locais. Dentro da sua caminhada para disputar a prefeitura, Dirceu defende a retomada do Festival da Canção de Marabá (Fecam), que durante vários anos mobilizou os artistas da terra e de vários locais do País, fazendo do município uma referência no que se refere a festivais.
ANALFABETISMO
Prefeito Daniel Santos (PSB) comemora mais uma vitória de sua administração. Ananindeua alcançou o primeiro lugar no ranking dos municípios paraenses com maior índice de alfabetização, atingindo 97,2% da população alfabetizada. Os dados são do Ministério da Educação e revelam o resultado do forte investimento realizado no setor educacional durante o seu mandato.
SOLIDARIEDADE
No próximo dia 25, o presidente nacional do Solidariedade, Eurípedes Júnior, estará em Belém, para se reunir com os candidatos a prefeito do partido no Pará. O evento, denominado “Qualifica Eleições 2024”, está sendo coordenado pelo presidente estadual da legenda, Ed Wilson, principal assessor do prefeito Daniel Santos, de Ananindeua. A reunião acontecerá no Radisson Hotel Maiorana, das 8h30 às 13h30, e vai debater a estratégia eleitoral da agremiação nas eleições de outubro.
CANETA
A nomeação da ex-deputada Ann Pontes para o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) não levou o chamegão do governador Helder Barbalho, que estava em Nova Iorque, e nem da vice Hana Ghassan (na foto acima). Apesar de HB estar viajando e a vice se encontrar em solo paraense, quem assumiu o governo foi o deputado Chicão, que nomeou Ann, a exemplo do que fez com a conselheira Daniele Barbalho. A pergunta é: por que Hana não assumiu o governo e não fez a nomeação?
ESPECULAÇÕES
HB agiu na nomeação de Ann Pontes, esposa do seu ex-chefe da Casa Civil, Parsifal Pontes, da mesma forma como se conduziu na de sua esposa, Daniele Barbalho. Estava no exterior. Quanto a Hana, leitor atento da Coluna, de dentro do governo, levantou a lebre da vice não ter assumido para não ficar inelegível, ainda com vistas as eleições municipais deste ano. Hana continuaria a ser uma carta na manga do governador para qualquer eventualidade. Será?
FRASE
Darcy Ribeiro: “Só há duas opções nesta vida: se resignar ou se indignar. E eu não vou me resignar nunca”.