Pimenta diz que vai ‘colaborar com o governo do estado’ no esforço para reconstruir o RS

Ministro foi escolhido pelo presidente Lula para coordenar as ações do governo federal no processo de reconstrução do estado gaúcho

 

Nomeado pelo presidente Lula (PT) como autoridade federal no Rio Grande do Sul, responsável por coordenar as ações do governo federal no processo de reconstrução do estado, duramente atingidos por enchentes históricas, o ministro Paulo Pimenta (PT) publicou vídeo na manhã desta quarta-feira (15), no X (antigo Twitter), pouco antes de embarcar para o estado gaúcho.

Pimenta falou em “colaborar com o governo do estado e prefeituras” em um “imenso esforço de união e reconstrução”. Ele ainda disse que “só o que a gente não vai conseguir devolver para o povo gaúcho são as vidas que foram perdidas. O resto nós temos que ir atrás”. A nomeação de Pimenta como autoridade federal é vista por aliados do governador do estado, Eduardo Leite (PSDB), como uma ameaça. A avaliação é de que a atuação do ministro poderá ofuscar os trabalhos do governador e poderá torná-lo uma espécie de “rainha da Inglaterra”.

“Bom dia, amigos e amigas. Estou embarcando mais uma vez para o Rio Grande do Sul, ao lado do Presidente Lula  e uma comitiva de ministros e ministras para darmos sequência ao plano de reconstrução do nosso estado. Dia de importantes anúncios! Seguimos no trabalho com muita fé e determinação”, diz.

Perfil

Pimenta, 59 anos, comandará um novo ministério de caráter extraordinário, ou seja, enquanto durar a calamidade pública no Estado. A Defesa Civil do Rio Grande do Sul confirmou, até meio-dia de quarta-feira (15), um total de 149 mortes em decorrência das chuvas e enchentes. Ao todo, 446 municípios foram afetados em todo o Estado.

Gaúcho, Paulo Pimenta é deputado federal licenciado do PT eleito pelo Estado. Jornalista de formação, ele começou sua atuação política no movimento estudantil. Chegou à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul em 1998 e, quatro anos depois, à Câmara dos Deputados. Foi reeleito deputado federal em 2006, 2010, 2014, 2018 e 2022, quando teve o maior número de votos para um candidato do PT no Estado desde 2010.

Antes de ser nomeado para a Secom por Lula em 2023, Pimenta foi presidente da Comissão Mista de Orçamento do Congresso entre 2012 e 2013, durante o governo de Dilma Rousseff (PT). Ele atua como secretário de Comunicação desde o início do terceiro mandato de Lula, em janeiro de 2023.

Sua gestão já foi alvo de críticas por parte de ministros e do próprio presidente, que cobrou em uma reunião ministerial uma melhor divulgação das ações do governo federal.

Confira o vídeo:

 

(Foto: Valter Campanato/ Agência Brasil)

Compartilhe

Outras matérias

Relacionados

plugins premium WordPress