Coisas da Política – João Salame

 

PRÓXIMO

Depois da saída do PSB da base de apoio do prefeito Edmilson Rodrigues (Psol), especula-se que o próximo partido a ser pressionado pelo MDB a seguir o mesmo caminho será o PDT. Tendo seu cacique maior, Giovanni Queiroz, como secretário estadual de Agricultura, a pressão deve ser similar a que sofreu o PSB, que não resistiu. Registre-se que o vereador do PDT, João Coelho, e o deputado estadual do partido, Adriano Coelho, já declararam apoio a Igor Normando (MDB). A pergunta é se o partido resistirá, como fazia seu grande líder, Leonel Brizola.

 

VICE

Desde que o prefeito Daniel Santos se filiou ao PSB, o secretário estadual de Esportes e Lazer e presidente estadual da legenda, ex-deputado Cássio Andrade, vem sendo bastante prestigiado pelo governador Helder Barbalho, em diversos eventos. A ordem é causar desconforto ao novo filiado. E como prêmio pelo rompimento com Edmilson, Cássio Andrade deverá ser o vice na chapa de Igor Normando.

 

DEVOLUÇÃO

Desde que saiu do MDB, o prefeito Daniel Santos não vem tendo paz. Depois da Secretaria de Agricultura do Estado (Sedap), que pediu de volta tratores e equipamentos agrícolas, semana passada foi a vez do Detran pedir da Prefeitura de Ananindeua a devolução de veículos utilizados nos procedimentos de fiscalização, educação e segurança no trânsito no município. A população começa a ser prejudicada por essas ações nada republicanas.

 

VIADUTOS

Governador Helder Barbalho (MDB) assinou semana passada Ordem de Serviço para a construção de dois viadutos em Ananindeua. A polêmica, no entanto, ficou por conta do prefeito do município, Daniel Santos (PSB), não ter sido convidado para o evento. Como pegou mal a descortesia, defensores do governo foram a campo dizer que o convite foi feito. A Coluna esclarece. Como é praxe quando o governador vai a um município e o prefeito é convidado, o Cerimonial enviou o convite num dia, mas no outro dia ligou para desconvidar.

 

POSTURA

Pelas redes sociais, Daniel Santos parabenizou o Governo do Estado pela iniciativa e lamentou o fato de ter sido desconvidado. Até a tarde desta segunda-feira, o vídeo de Daniel no Instagram já tinha sido assistido por 278 mil pessoas, com mais de 3 mil comentários, todos favoráveis a ele. Por sinal, o prefeito já decidiu que irá a qualquer evento promovido pelo Governo do Estado em seu município, caso seja convidado, independente de suas diferenças com o governador. Confira o vídeo:

 

 

INTERNACIONAL

Nesta terça-feira (14), o governador Helder Barbalho (MDB), que é presidente do Consórcio Amazônia Legal, estará presente no Lide Brasil Investiment Fórum, em Nova Iorque. O evento busca estimular investimentos e negócios sustentáveis no Brasil. É esperada a participação de 300 megaempresários, 10 governadores e 20 parlamentares. O objetivo do fórum é fomentar o diálogo e impulsionar a economia verde.

 

DESISTÊNCIA

O Lide Brasil Investiment Fórum é organizado pelo ex-governador de São Paulo, João Doria, e está em sua 14ª. Edição. Em virtude da tragédia que se abate sobre o Rio Grande do Sul, o ministro do STF, Alexandre de Moraes, e os ministros do governo Lula, Alexandre Silveira (Minas e Energia) e Juscelino Filho (Comunicações), desistiram de ir, para poder acompanhar as ações em benefício do povo gaúcho.

 

LANÇAMENTO

Alheio ao sentimento da maioria da militância do PT de Ananindeua, manifestada nas urnas em seu último encontro, o ex-deputado Miro Sanova segue firme em sua decisão de disputar a prefeitura. No próximo dia 25, às 17h, ele promove o lançamento de sua pré-candidatura. Miro é um dos 4 candidatos a prefeito (por enquanto) que o governador pretende lançar em Ananindeua na esperança de provocar um segundo turno contra o prefeito Daniel Santos. Os outros são Antônio Doido (MDB), professora Nilce (PDT) e Eliel Faustino (União Brasil).

 

EMBOLOU

Em Eldorado dos Carajás, a prefeita Iara Braga melhorou bastante nas pesquisas, mas não tem descanso. Quando achava que teria uma reeleição relativamente tranquila, eis que surge a candidatura de Wagne Machado (MDB) – na foto abaixo -, ex-prefeito de Piçarra. Pelas informações que chegam do município, a disputa já está cabeça a cabeça e promete ser uma das eleições mais renhidas em outubro.

 

 

BARCARENA

Instituto Doxa publicou pesquisa eleitoral realizada em Barcarena. O levantamento foi realizado entre os dias 6 e 9 de maio. Pelos números, o prefeito Renato Ogawa (PP) lidera com folga, marcando 59,3% das intenções de voto na pergunta estimulada. Odemir Pantoja vem em segundo, com 4,3%; Wladimir Viana (PT) com 2,8% e o vereador Luís Leão (PT) com 2,8%. O instituto, no entanto, deixou de fora o nome de Zezinho do Baratão, candidato a prefeito pelo Rede Sustentabilidade. A pesquisa foi registrada no T.R.E. sob o número 02098/2024.

 

REELEIÇÃO

Instituto Quaest divulgou pesquisa nesta segunda-feira (13) indicando que 55% dos entrevistados não deseja um novo mandato para o presidente Lula (PT), enquanto outros 42% apontam o contrário: que Lula merece ser reconduzido ao caro. 3% não responderam. Apesar disso, nenhum outro nome, de oito pesquisados, supera Lula, que soma 47% de potencial de votos e 49% de rejeição. O segundo colocado é Bolsonaro, com um potencial que chega a 39% de votos e 54% de rejeição.

 

NOMES

Na lista aparece ainda o nome de Michelle Bolsonaro, com 33% de aceitação e 50% de reprovação. Fernando Haddad tem 32% de aceitação e 50% de rejeição. O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) tem 28% de aceitação e 30% de rejeição. O governador Ratinho Júnior (PSD-PR) tem 21% de potencial e 27% de rejeição. O governador Romeu Zema (Novo-MG) tem 16% de aceitação e 25% de rejeição. O governador Ronaldo Caiado (União-GO) tem 12% de aceitação e 24% de rejeição. Por fim, Gleisi Hoffman (PT-PR) tem 10% de aceitação e 30% de rejeição.

 

ADVERSÁRIO

O Instituto Quaest também quis saber quem será o principal adversário de Lula numa provável candidatura em 2026. A ex-primeira dama Michelle Bolsonaro e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, são os dois nomes favoritos entre os eleitores bolsonaristas, caso Bolsonaro não possa concorrer. Michelle aparece levemente na frente, com 28% das intenções de votos, contra 24% de Tarcísio. 10% preferem o governador Ratinho Júnior (PR), 7% o governador Romeu Zema (MG) e 5% o governador Ronaldo Caiado (GO).

 

ARROZ

Governo Federal publicou Medida Provisória que autoriza a Companhia nacional de Abastecimento (Conab) a importar até 1 milhão de toneladas de arroz. Por enquanto não há preocupação com desabastecimento, pois 80% da safra já havia sido colhida no Rio Grande do Sul, maior produtor do País, antes das cheias que estão provocando uma verdadeira tragédia naquele Estado. A ação visa evitar uma alta nos preços do produto.

 

ESTOQUE

O País sempre tem em torno de 1 milhão de toneladas em reserva de arroz. A política de estoques públicos vinha sendo abandonada nos últimos governos. As reservas de arroz, que eram de 1 milhão de toneladas há dez anos, caíram para 25 toneladas no início do governo Bolsonaro e foram zeradas em dezembro de 2022. O quadro se agravou no governo passado com o fechamento de 27 armazéns no País, com capacidade para armazenar 500 mil toneladas.

 

BILHÕES

O presidente Lula editou uma Medida Provisória que libera 12,2 bilhões de reais para ações emergenciais no Rio Grande do Sul. Até a manhã desta segunda-feira a tragédia já contabilizava 147 mortos e 600 mil pessoas em abrigos ou desalojadas. Os recursos serão utilizados para ações de defesa, saúde, fomento ao pequeno produtor, aquisição de alimentos, educação e outras áreas vitais a para a sobrevivência humana.

 

PACIFICADO

Notícias que chegam de Santarém dão conta que o prefeito Nélio Aguiar (União Brasil) finalmente aceitou que o PT possa indicar o vice na chapa de José Maria Tapajós (MDB) na disputa pela sua sucessão. O nome indicado é o do vereador Carlos Martins (na foto abaixo), irmão da deputada Maria do Carmo, que desistiu da disputa. Nélio e o ex-deputado Lira Maia vinham reagindo à possibilidade da aliança.

 

 

MARABÁ

Notícia dando conta que Marabá não foi contemplada no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) anunciado pelo presidente Lula não correspondem à realidade. Além de 1.500 casas do programa Minha casa Minha Vida, que faz parte do PAC, o município receberá também creches, Unidade Básica de Saúde, Odontomóvel e ônibus escolares. A informação é do secretário de Planejamento do Município, Karam El Hajjar.

 

FRASE

José Saramago (escritor português): “Nossa maior tragédia é não saber o que fazer com a vida”.

Relacionados

plugins premium WordPress