200 toneladas: doações ao Rio Grande do Sul estão paradas em Portugal

Donativos arrecadados em Portugal estão há dias estocadas em um galpão da cidade de Lisboa e na cidade de Porto, sem perspectiva para serem transportados para o Brasil.

São mais de 200 toneladas de doação envolvendo agasalhos, roupas, alimentos não perecíveis entre outros bens.

A arrecadação dos donativos foi  proporcionada por brasileiros e portugueses, logo que as cheias começaram a anunciar situação de flagelo.

Em Portugal, voluntários envolvidos na arrecadação na cidade do Porto contam que o movimento começou com uma mulher que afirmava possuir uma aeronave e que pessoas do Consulado estavam colaborando.

Dias após, o grupo foi informado de que não havia um veículo para o transporte. Nas redes sociais, os voluntários avisam que as arrecadações atingiram o limite e estão encerradas.

Os brasileiros à frente da arrecadação em Portugal alegam descaso e falta de agilidade do consulado para auxiliar na ação solidária.

Em nota, os Consulados-Gerais do Brasil em Lisboa e Porto afirmam que não têm relação com iniciativas pessoais referentes à doação de bens e valores aos afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul e recomendam doações por meios oficiais.

Na imagem, doações para o Rio Grande do Sul paradas na capital portuguesa (Foto: Redes Sociais)

Relacionados

plugins premium WordPress