Belém – O Partido Socialista Brasileiro (PSB) não faz mais parte da base aliada de Edmilson Rodrigues (Psol). Nesta sexta-feira, o prefeito demitiu o secretário de Turismo, José Francisco, e o de Urbanismo, Deivison Alves, além do Administrador Regional de Outeiro, Patrick Oliveira, os três filiados ao PSB.
Na última quarta-feira (9), o ex-deputado e presidente do PSB, Cássio Andrade, foi chamado para conversar com dirigentes do Psol e do governo Edmilson segundo nos revelou uma fonte do Portal. A cúpula do governo estava incomodada pelo fato do PSB ser o único partido da aliança que ainda não tinha se manifestado publicamente em apoio à reeleição de Edmilson, a exemplo do que já fizeram o PT, PDT, PCdoB, PV e Rede Sustentabilidade, além do próprio Psol.
No diálogo, segundo essa fonte, Cássio teria revelado que o governador Helder Barbalho exigiu uma definição do partido: ou ficava nos cargos da prefeitura e seguia o atual prefeito na sua reeleição ou nos cargos do Estado e em apoio à candidatura do deputado Igor Normando (MDB). Como se sabe, Cássio é titular da Secretária Estadual de Esportes e Lazer (Seel).
Diante da exigência, Cássio comunicou que não tinha como romper com o governador. De pronto, os dirigentes do Psol disseram que seriam obrigados a exonerar os membros do PSB com cargos na administração municipal. O que foi feito no dia de hoje.
Membros do Psol lamentam a atitude do governador e de Cássio. “O Helder está destruindo a base de apoio do presidente Lula no Pará, está sobretudo tentando asfixiar as forças de esquerda, mas nós não somos subalternos. Vamos, mais uma vez, mostrar a combatividade de nossa militância”, afirmou um influente dirigente do partido, que pediu reservas pelo fato de ainda ter que conversar com o prefeito Edmilson Rodrigues.
O dirigente criticou ainda a atitude de Cássio Andrade. “Dos partidos que nos apoiaram no segundo turno, ele foi o único que fez exigências pra gente derrotar a direita. Exigiu a secretaria de urbanismo e mais dois espaços importantes. Nós cedemos. Eles ficaram três anos e meio sendo beneficiados pelos generosos espaços que nós demos e agora se acovardam desta maneira”, criticou.
Nos bastidores, especula-se que, além da manutenção da Seel, o PSB será recompensado com outros espaços no governo e pode, inclusive, indicar o vice na chapa de Igor Normando. Os nomes cogitados são o do próprio Cássio Andrade ou do vereador Gleisson Oliveira.
O prefeito já nomeou os substitutos dos três exonerados. Lélio Costa assume a secretaria de Urbanismo; Inês Silveira a de Turismo e Franklin Cordovil a Administração Regional de Outeiro. O espaço está aberto para manifestações do ex-deputado e atual secretário de Esportes e Lazer, Cássio Andrade, ou qualquer dirigente do PSB. (Foto: Reprodução/ Montagem)