CONVÊNIOS
Prefeito Edmilson Rodrigues (Psol) esteve em Brasília na manhã desta segunda-feira assinando convênios com a Itaipu Binacional, que destinou volumosos recursos para Belém, como apoio à realização da Conferência das Partes (COP) 30. No seu discurso, Ed elogiou bastante o presidente Lula, pelo apoio dado à nossa capital, e enumerou várias ações do seu governo que coincidem com as do governo federal no combate à fome e redução de desigualdades sociais. Confira o vídeo com o discurso do prefeito belenense a seguir:
RECURSOS
Edmilson comemora os repasses da Itaipu Binacional para a prefeitura de Belém, a fundo perdido, em torno de 350 milhões de reais. Cerca de 63 milhões serão investidos na revitalização do complexo Ver-o-Peso, englobando a feira do Açaí e os mercados do Peixe e de Carne. Outros 85 milhões de reais serão destinados à recuperação do Mercado de São Braz, cuja obra já está com 55% de execução. O prédio histórico vai ganhar um centro turístico gastronômico internacional. O recurso da Itaipu será suficiente para concluir as duas obras.
CANAL
No canal São Joaquim será construído o Parque Agroflorestal Urbano, um bosque linear com 5 km de extensão. Estão previstos cerca de 150 milhões de reais da Itaipú Binacional para esta obra. Outro investimento previsto é o Centro de Bioeconomia e Economia Criativa da Prefeitura de Belém, no valor de 6 milhões de reais. E mais 20 milhões de reais para políticas públicas de incubação de startups para o fomento da bioeconomia, em parceira com a Universidade Federal do Pará (UFPa).
ELOGIOS
Dentro do Comitê Gestor da COP 30, em Brasília, os elogios ao prefeito Edmilson Rodrigues são unânimes. Membros da equipe afirmam que todo o cronograma combinado com a prefeitura está com os prazos em dia e que o prefeito tem sido extremamente diligente para que todas as etapas sejam cumpridas de acordo com o combinado com o comitê. A depender da prefeitura, a partir dessa ótica, a COP não corre riscos de não acontecer na capital paraense.
ESTRELA
Presidente Lula não esteve presente ao ato de assinatura do convênio de repasses de recursos da Itaipu Binacional ao Pará. Na sua ausência, o governador Helder Barbalho atraiu para si os holofotes, ao lado do ministro chefe da Casa Civil, Rui Costa. Além do discurso recheado de frases em defesa da Amazônia e da bioeconomia, HB lembrou que foi numa viagem ao lado de Lula, no Egito, que sugeriu a realização da COP em Belém ao presidente. De quebra saiu feliz com boa parte dos recursos destinados a Belém terem sido canalizados para o Governo do Estado.
VIADUTOS
Governo do Estado anuncia que o governador Helder Barbalho vai assinar na próxima sexta-feira (10), Ordem de Serviço para a construção de dois viadutos em Ananindeua, ao custo de 70 milhões de reais. Um será localizado na avenida Mário Covas com a 3 Corações e outro na Mário Covas com a avenida Independência. O prazo de entrega será de 12 meses. Os projetos se inserem dentro das obras que visam garantir a melhoria da mobilidade urbana para a COP 30.
AFUNILANDO
Em São Geraldo do Araguaia, a oposição afunila os nomes para disputar a prefeitura com o prefeito Jefferson Douglas (MDB). O fazendeiro Jair Bala, que nas últimas eleições disputou a prefeitura pelo MDB e ficou em segundo lugar, com a entrada do atual prefeito no seu antigo partido se filiou ao PL. E o vereador Zeca (PSD), que ocupou a presidência da Câmara Municipal, está na disputa.
SOCIALISTAS
Logo após a eleição de 2022, quando o PSB só elegeu 1 deputado estadual, o presidente da legenda, ex-deputado federal Cássio Andrade, prestigiou dois suplentes do partido na Alepa. O vereador de Belém, Gleisson Souza, que ficou como primeiro suplente, ganhou a vaga de secretário adjunto de Esportes. O segundo, o ex-prefeito de Brejo Grande do Araguaia, Marcos Baixin, vivia a tiracolo com Cássio em visitas ao vice-presidente Geraldo Alckmin, a ministros e ao presidente nacional da sigla, Carlos Siqueira.
PROMESSA
A Marcos Baixin (na foto abaixo) foi prometida uma vaga de diretor na Companhia dos Portos (CDP). Cássio dizia que qualquer organização do PSB no sul do Pará passava por Baixin. A diretoria ficou na promessa. Baixin percebia que os militantes mais antigos, que sempre acompanharam Cássio, tinham logo suas situações resolvidas, mas cristãos novos como ele não. A ponto de um vereador com mandato na capital assumir um cargo importante na Seel e ele ficar de fora. Nesse momento começou a procurar opções.
PROGRESSISTAS
Diante desse cenário Baixin se entrosou com Chamonzinho. Lhe foi prometido assumir a Arcon, quando seu atual titular se desincompatibilizar para coordenar a campanha do deputado a prefeito de Marabá. Ele já havia decidido deixar o PSB. A filiação do prefeito Daniel Santos ao partido não teve nada a ver com sua decisão. Baixin não foi sozinho. Levou com ele o prefeito de Brejo Grande do Araguaia, Jesualdo Gomes e a prefeita de São João do Araguaia, Marcellane Cristina. O PSB esperava pela filiação de ambos.
CONTRAMÃO
Na contramão de outros municípios onde, na reta final, o PSB foi esvaziado em virtude da filiação de Daniel Santos, em São João do Araguaia o partido se fortaleceu. O vereador Augusto Neto, presidente da Câmara Municipal, o ex-vice-prefeito e empresário Francisco Batista, além de outras lideranças influentes assinaram a ficha. A pretensão do grupo é eleger três vereadores e se constituir na legenda mais forte do município.
CONJUNTO
Deputada Maria do Carmo (PT), ex-deputado José Maria Tapajós (MDB) e vereador Carlos Martins (PT) já iniciaram agendas conjuntas em Santarém. No último final de semana participaram juntos de uma ação social patrocinada pelo Governo do Estado. Como se sabe, Maria (na foto abaixo) abriu mão de sua candidatura a prefeita e anunciou apoio a Tapajós, indicando o irmão Carlos Martins para ocupar a vaga de vice.
ADIADA
A visita do ex-presidente Jair Bolsonaro e sua esposa Michelle, a Belém, Marabá e Parauapebas foi adiada. O adiamento se deu em função de problemas de saúde que acometeram Bolsonaro e uma nova data será marcada para sua peregrinação pelo Estado. Os pré-candidatos a prefeito Eder Mauro (Belém), Toni Cunha (Marabá) e Felipe Augusto (Parauapebas) certamente lamentaram o ocorrido, mas garantem que vão manter a mobilização de suas bases para quando a visita for novamente marcada.
FRASE
Toda solidariedade ao povo do Rio Grande do Sul!