Recife – O jornalista Francisco José completa 80 anos de idade na quarta-feira (1º). Para celebrar a nova década de vida, ele resolveu antecipar a comemoração com um mergulho na Corveta Ipiranga, a 62 metros de profundidade, em Fernando de Noronha, no domingo (28).
Segundo dados da operadora que realizou o mergulho, ele se tornou o homem mais velho a descer nesse ponto pela empresa. Francisco José aproveitou a proeza para mandar um recado para as pessoas da terceira idade.
“O mergulho foi maravilhoso. Quero aproveitar para mandar uma mensagem para os velhinhos, como eu, que chegaram aos 80 anos. Isso não significa o fim da vida, é um início de um novo ciclo. Reaja, lute, procure continuar vivendo, a vida é bela. Procure aproveitar seu tempo com a família”, disse.
Chico José, como é conhecido, realizou a viagem para Noronha com 23 pessoas, na chamada “Expedição 80”. O grupo conta com a esposa dele, a jornalista Beatriz Castro, além de filhos, neto e amigos de longa data, como os jornalistas Sônia Bridi, Paulo Zero e Márcio Canuto.
Chico José realizou um a palestra na sexta-feira (26), que fez parte da programação da Semana do Planeta Oceano. Ele ainda virou nome de um pássaro, homenagem feita pelo Projeto Aves de Noronha. “É uma espécie em extinção, como eu”, brincou o jornalista.
Ao longo de mais de 40 anos na Rede Globo, Chico José fez inúmeras matérias em Fernando de Noronha e na ilha gravou cinco programas do Globo Repórter.
O jornalista tem dois títulos de cidadão noronhense. O primeiro foi concedido na época que a ilha era um território federal e, posteriormente, ele recebeu o título do Conselho Distrital.
Nas imagens, Chico no mergulho e com a família e amigos. ( Foto: Chico José/Acervo pessoal)