O incêndio ocorreu em pousada da capital gaúcha na madrugada desta sexta-feira (26), que abrigava pessoas em situação de vulnerabilidade social. Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, e o prefeito Sebastião Melo também se manifestaram
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou, nesta sexta-feira (26), o incêndio que matou 10 pessoas e deixou 11 feridas em uma pousada de Porto Alegre, Rio Grande do Sul (RS). O presidente afirmou que recebeu a notícia com “tristeza e preocupação”, e prestou solidariedade às famílias e amigos da vítima.
O incêndio ocorreu na madrugada de hoje, em um local que abrigava pessoas em situação de vulnerabilidade social. Cerca de 30 pessoas habitavam o prédio. “Com tristeza e preocupação soube da morte de ao menos 10 pessoas em incêndio em uma pousada de Porto Alegre. O estabelecimento acolhia pessoas em situação de vulnerabilidade na capital gaúcha”, escreveu Lula em sua conta no X (antigo Twitter). “Minha solidariedade às famílias e aos amigos que perderam seus entes”, acrescentou.
O incêndio começou durante a madrugada e chegou a ser controlado pelos bombeiros, que chegaram às 2h ao local, mas as chamas voltaram no início da manhã. Segundo a corporação, o incêndio só foi controlado por volta das 5h. Duas vítimas foram encontradas no primeiro andar, cinco no segundo e três no terceiro. Outras 11 pessoas foram resgatadas e precisaram de atendimento médico, sendo levadas a hospitais da capital gaúcha. Quatro estão em estado grave.
Ainda conforme os bombeiros, os corpos das dez vítimas foram encontrados completamente carbonizados. O prédio ficou completamente destruído. A pensão funcionava de forma irregular em um prédio de três andares. O local não possuía alvará nem plano de segurança.
Também em rede social, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), lamentou a morte das vítimas. “O incêndio que deixou nove mortos em uma pensão em Porto Alegre nos consterna profundamente. O Corpo de Bombeiros mobilizou cinco caminhões e dezenas de bombeiros para combater as chamas durante a madrugada”, escreveu.
Sebastião Melo (MDB), prefeito de Porto Alegre, disse que acompanha com “profunda tristeza” a apuração do incêndio. Ele afirmou que a prioridade é o atendimento aos cidadão resgatados e encaminhados ao HPS (Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre). “Com profunda tristeza acompanho a apuração do incêndio com vítimas na pousada Garoa, na Farrapos. A prioridade agora é o atendimento aos cidadãos resgatados e encaminhados ao HPS. A prefeitura trabalha para acolher os moradores e apoiar a investigação dessa tragédia”, escreveu.
(Foto: Ricardo Stuckert/PR)