Coisas da Política – João Salame

MESA

Após a tentativa do governador de usar a construção da ponte sobre o Rio Itacaiúnas no fortalecimento da pré-candidatura do deputado Chamonzinho, não é bom, nos próximos dias, convidar para mesma mesa, Helder Barbalho e o prefeito Tião Miranda (PSD). Aliás, esse foi o pingo d’água que fez TM sair da letargia e lançar o nome do ex-secretário de Obras, Fábio Moreira (PSD), na disputa pela sua sucessão. Ele considera a obra da ponte como de sua exclusiva autoria e, por essas e outras, não quer proximidade com o MDB nas eleições deste ano.

 

SANTARÉM

Instituto Destak realizou pesquisa eleitoral em Santarém entre os dias 15 e 18 deste mês. O levantamento já foi feito diante do impacto causado com a desistência da deputada Maria do Carmo de disputar a prefeitura. Na pergunta que foi feita ainda incluindo o nome dela, o vereador JK do Povão (PL) lidera com 38% das intenções de voto; José Maria Tapajós (MDB) tem 32%; Maria do Carmo (PT) tem 13%; delegado Jardel (Solidariedade) tem 6% e Hugo Diniz (PSDB) com 1%. O pré-candidato Feliciano Braga (Novo) não pontuou.

 

CENÁRIO

Sem o nome da deputada Maria do Carmo e de Feliciano Braga, o cenário ficou assim: JK do Povão tem 41%; José Maria Tapajós, com 37%; delegado Jardel Guimarães aparece com 9% e professor Hugo Diniz, com 1%. A saída de Maria do Carmo da disputa faz a diferença entre JK e Tapajós diminuir, ainda que dentro da margem de erro, mas projeta também o nome do delegado Jardel como um provável fiel da balança. Com o nome tendo sido lançado recentemente, o delegado, bem conceituado no município, já ostenta uma boa pontuação e pode crescer ainda mais.

 

REJEIÇÃO

A rejeição dos pré-candidatos também foi medida pelo Instituto Destak. José Maria Tapajós possui a maior rejeição, com 24,0%. A seguir vem JK do Povão (foto), com 17,5%; Feliciano Braga, com 14,3%; Jardel Guimarães com 7,7% e professor Hugo Diniz, com 6,2%. Num eventual segundo turno, JK do Povão cravaria 43% contra 40% de José Maria Tapajós. A pesquisa entrevistou 688 eleitores e foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número PA-022886/2024. A margem de erro é de 3,5% e o intervalo de segurança é de 95%.

 

 

VISITA

Ex-presidente Jair Bolsonaro estará no Pará em maio. No dia 7, ele vai a Belém e no dia 8 em Marabá e Parauapebas. O objetivo é lançar as pré-candidaturas de Eder Mauro (PL) na capital, Toni Cunha em Marabá e dr. Felipe Augusto em Parauapebas na disputa pelas prefeituras. Existe a expectativa de prestigiar também o ex-prefeito Jeová Andrade, que luta para voltar ao cargo em Canaã dos Carajás.

 

CINTURÃO

O PL está decidido a investir fortemente nos municípios mineradores, que possuem excelente arrecadação. Por problemas de agenda, possivelmente não será possível a ida de Bolsonaro a Canaã dos Carajás. Mas o ex-presidente dará tratamento especial ao ex-prefeito Jeová Andrade na sua visita a Parauapebas. Candidatos bolsonaristas de toda a região deverão estar presentes. Bolsonaro cumpre agenda pela manhã em Marabá, no dia 8. Se desloca a Parauapebas e, às 15h30 do mesmo dia, deverá embarcar num voo na Serra dos Carajás.

 

ESTRADA

Em Canaã, Jeová tem afirmado que as 3 principais obras estruturantes que foram prometidas na campanha que elegeu a prefeita Josemira Gadelha (MDB), apoiada por ele, não foram cumpridas. A primeira delas, a pavimentação da rodovia conhecida como Transcarajás, que pretende ligar por asfalto o município até o local conhecido como Pontão, em Xinguara, na divisa com o estado do Tocantins. Do outro lado do rio fica o município de Aragominas (TO). Com esse projeto concretizado, a distância entre Canaã e a Belém-Brasília diminui de cerca de 500 km para aproximadamente 225 km por estrada pavimentada.

 

ESTADO

A pavimentação dessa estrada foi prometida com pompas pelo governador Helder Barbalho, em parceria com a prefeitura de Canaã, quando Jeová Andrade (foto abaixo) ainda era prefeito. O município cumpriu sua parte, mas, da divisa de Canaã até o Posto 70, na BR 155, que é de responsabilidade do Governo do Estado, o asfalto ainda não é uma realidade. A pavimentação dessa rodovia é um sonho da região.

 

 

TURISMO

Outras duas promessas estruturantes feitas durante a campanha de Josemira foi a construção do aeroporto e de um hospital universitário. No caso do aeródromo, a prefeita encomendou estudos, mas a obra ainda não saiu do papel. Em relação a unidade de saúde, Jeová assegura que deixou o dinheiro em caixa para a construção. A ideia é fazer de Canaã um polo universitário, inclusive com a implantação de uma faculdade de medicina. A obra também não foi concluída. Jeová agora pretende retornar ao cargo, contra a sua antiga aliada, para executar esses projetos.

 

MARCHA

Neste sábado vai ficar faltando 30 dias para a famosa Marcha Nacional dos Prefeitos, que ocorre todos os anos em Brasília. Gestores de todo o País atendem ao chamado da Confederação Nacional dos Municípios para estarem na capital federal, onde reúnem-se com autoridades do poder Executivo, Legislativo e Judiciário em defesa dos interesses dos municípios brasileiros.

 

TEMA

Este ano, o tema principal será: “Pacto Federativo: Um olhar para a população desprotegida”, que vai enfatizar a necessidade de revisão da redistribuição do bolo tributário, com mais participação dos municípios. Como boa parte dos gestores termina seus mandatos este ano, o evento vai se concentrar também na questão das prestações de conta.  O evento prevê ainda fóruns voltados para os vice-prefeitos, vereadores e consórcios municipais.

 

RECORDE

Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), em 2023, a massa de rendimento mensal domiciliar per capita atingiu o maior valor da série histórica do módulo Rendimento de todas as fontes. O valor chegou 398,3 bilhões de reais. Um aumento de 12,2% em relação a 2022. O rendimento médio mensal real domiciliar per capita também chegou ao maior valor da série: 1.848 reais, com alta de 11,5% ante 2022.

 

CINTURA

Vereador Zezinho Lima (PL), eleito por Ananindeua, mas que este ano disputará as eleições por Belém, conhecido por produzir polêmicas, está surfando na disputa entre os grupos do prefeito Daniel Santos (PSB) e do governador Helder Barbalho (MDB). Nesta quinta-feira, num discurso feito no bairro Jaderlândia, disse que Daniel é o melhor prefeito que a cidade já teve e atacou os seus adversários dizendo que “não adianta vir pra cá doido, corno e traíra, que vão levar surra”.

 

 

AMERICANO

Após audiência de custódia na qual foi mantida sua prisão por decisão da Justiça Eleitoral, o ex-deputado Wladimir Costa, o Wlad (foto acima), foi encaminhado para a Penitenciária de Americano, em Santa Izabel do Pará. O representante do Ministério Público Federal não quis se manifestar na audiência e pediu um prazo de dois dias para emitir sua posição. Na segunda, a partir do parecer do MPF, o juiz decidirá sobre sua soltura ou não. Ou seja, Wlad passará o final de semana detido.

 

ARGUMENTOS

Defensores do ex-deputado avaliam que a prisão está eivada de absurdos. Eles afirmam que existem no Código de Processo Penal cerca de uma dezena de medidas cautelares que poderiam ter sido adotadas diferentes da prisão, tais como: proibição de se manifestar nas redes sociais sob pena de multa; recolhimento noturno; uso de tornozeleira eletrônica, entre outras. Também acham estranho Wlad já ter sido enviado para uma prisão de segurança máxima. O normal é que os detentos sejam mantidos nas casas de triagem de 10 a 15 dias. Defensores da prisão afirmam que ele já vinha descumprindo decisões judiciais de parar de atacar a honra da deputada.

 

HABEAS

Diante da decisão que enviou Wlad para Americano, seus advogados devem ingressar ainda hoje com o pedido de Habeas Corpus junto ao Tribunal Regional Federal da 1ª. Região (TRF1), em Brasília. Independente dos ataques à deputada Renilce Nicodemos, considerados por muitos e pela Justiça como machistas e de violência contra a mulher, nas redes sociais crescem as manifestações de solidariedade ao ex-deputado, por considerá-lo vítima de perseguição política, pelo fato da prisão ter ocorrido logo após ele ter feito sucessivas lives de críticas ao governador.

 

FRASE

Edmundo Burke (filósofo e político irlandês): “Quanto maior o poder, mais perigoso é o abuso”.

Relacionados

plugins premium WordPress