Em Belém, projeto Sala de Espera orienta segurados da previdência sobre o autismo

Belém – No mês dedicado à conscientização sobre o autismo, o Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Belém (IPMB) promove programação do Projeto Sala de Espera, destinada a informar aos segurados previdenciários sobre o tema.

Nesta terça-feira, 9, a assistente social Andrea Nascimento e a psicóloga Erika Aviz, da Seção de Acompanhamento Psicossocial, abordaram o assunto e esclareceram dúvidas do público atendido no Instituto. Elas distribuíram materiais informativos sobre conceito de autismo, diagnóstico, sintomas, direitos e onde buscar apoio para tratamento.

Conscientização – As atividades iniciaram no último dia 2 de abril, data em que é celebrado o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, que visa informar sobre o TEA (Transtorno do Espectro Autista) e sobre as necessidades e direitos das pessoas diagnosticadas. O autismo é uma condição relacionada ao desenvolvimento do cérebro, que afeta aspectos da comunicação, linguagem, comportamento e interação social. “Quando falamos de autismo, costumamos lembrar muito das crianças autistas, mas existem muitos adultos diagnosticados com o transtorno”, destaca a psicóloga Erika Aviz.

Diagnóstico – Ao parabenizar as servidoras do IPMB pela iniciativa, o professor de História, Amílcar Martins, 41 anos, comentou sobre a importância de se pensar no tema para além do atendimento destinado às crianças e aos adolescentes, mas também em relação aos adultos. “Existe um número significativo de pessoas adultas com diagnóstico tardio, até porque a discussão do autismo é recente, por ter surgido há pouco mais de uma década. A sociedade ainda está gestando uma discussão mais sólida sobre o tema”, afirma Martins, que tem diagnóstico de TEA.

Ele destacou a importância de uma rede de apoio significativa e sólida, inclusive para atendimento de servidores diagnosticados com o transtorno. Iniciado em dezembro de 2021, o Projeto Sala de Espera alcançou, até final de 2023, mais de 1,5 mil pessoas com iniciativas voltadas à humanização do atendimento no Instituto. (Foto: Comus)

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