Coisas da Política – João Salame

ROMPIMENTO

Não podia dar outra. A indefinição política do prefeito Tião Miranda provocou um estrago nas fileiras do seu grupo. Depois do sobrinho Tiãozinho Miranda pressioná-lo por uma definição e anunciar sua filiação ao Podemos, inclusive com a possibilidade de compor com  a candidatura do deputado Toni Cunha (PL), agora foi a vez do vice-prefeito Luciano Dias (PDT) anunciar seu rompimento político com o gestor.

 

AFASTAMENTO

Em uma reunião com a coordenação de sua campanha na noite desta segunda-feira, Luciano se disse humilhado e decepcionado com a postura do prefeito. Afirmou que terminará o seu mandato, mas não o acompanhará mais politicamente. Lembrou que o governador Helder Barbalho assumiu o compromisso de apoiar o candidato de TM, mas o prefeito nunca cobrou esse acordo. Que deixou HB livre para estimular a candidatura do deputado Chamonzinho (MDB).

 

RACHA

Luciano Dias (abaixo)  afirmou, no entanto, que continuará no jogo da sucessão. Que poderá ser candidato a prefeito ou a vice, dependendo do seu partido, o PDT, mas não espera mais nada de Tião Miranda. O presidente do partido, vereador Miguelito, diz não conseguir entender como um prefeito com 80% de aprovação e 15 vereadores a seu lado deixou o seu grupo rachar e ficou sem nenhuma condição de interferir no processo sucessório.

 

 

TEMPERATURA

Em Ananindeua não adiantou a pressão da máquina estadual. Nada menos que 21 dos 25 vereadores da Câmara Municipal decidiram ficar com o prefeito Daniel Santos (PSB) no fechamento das listas partidárias. E dos quatro, um deles queria ficar com o gestor, mas foi pressionado de todas as formas. Agora, o governador tenta juntar os cacos para não sofrer uma derrota humilhante. HB, conhecido pela habilidade que praticamente desmontou a oposição no Estado, revelou uma outra faceta nesse último período e elevou a temperatura política a um nível há muito esquecido no Pará.

 

LIGAÇÃO

No sábado, o prefeito Daniel Santos recebeu ligações do presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, e do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), para parabenizá-lo pela filiação ao partido. Alckmin convidou o prefeito e a deputada Alessandra Haber para uma visita em seu gabinete. Foi uma reação do partido às pressões que tentaram impedir a filiação e chegaram até mesmo a acionar o prefeito do Recife, João Campos (PSB). De nada adiantou.

 

ÂNIMO

Em diversos níveis da militância do PSB no Estado, apesar da apreensão por causa do conflito estabelecido entre Daniel Santos e o governador, a filiação do prefeito foi recebida com entusiasmo. Sobretudo diante da possibilidade do partido eleger pelo menos 3 deputados federais na próxima eleição. Cumpre lembrar que no último pleito, o PSB perdeu o único parlamentar que tinha, por não conseguir formar uma chapa capaz de atingir o coeficiente eleitoral.

 

AGENDA

A tiracolo com o senador Beto Faro, líder da bancada do PT no Senado, o ex-deputado Miro Sanova, pré-candidato do partido a prefeito de Ananindeua, cumpriu extensa agenda em Brasília esta semana. Ele foi recebido pelos ministros palacianos Rui Costa, Alexandre Padilha e Paulo Pimenta, além da presidente do PT, deputada Gleise Hofmann, dentro da cruzada para viabilizar seu nome na disputa municipal.

 

AÇÃO

A informação é do Blog do Sávio Barbosa. O Ministério Público Federal pediu a condenação do deputado federal Antônio Doido por improbidade administrativa, em função de dívidas deixadas com a previdência quando ocupou a prefeitura de São Miguel do Guamá. Caso seja condenado, Doido pode ficar inelegível por 8 anos. No entanto, a tramitação do caso é demorada e permite recursos, em especial diante da nova Lei de Improbidade Administrativa, mais branda na análise de casos como esse. Não é crível que ele fique inelegível para as eleições deste ano.

 

 

PEITOU

Em Parauapebas, o prefeito Darci Lermen (MDB) – acima – peitou abertamente a decisão do governador de apoiar a candidatura do deputado Ivanaldo Braz (PDT) à sua sucessão. Mais que isso: orientou o seu pupilo Rafael Ribeiro a se filiar ao União Brasil, que cada vez mais adquire postura independente sob o comando do ministro Celso Sabino. Darci quis se precaver contra qualquer tentativa de “puxada de tapete” caso o vereador se filiasse a algum partido mais controlado da base de HB, como o PSD, PP e PSDB.

 

IRRITAÇÃO

Nos bastidores, comenta-se que a irritação de Helder é tamanha com a postura de Darci, que surgem teorias conspiratórias que o governador já não veria com maus olhos a possível vitória do vereador Aurélio Goiano (PL), representante mor das forças de direita no município, na disputa pela prefeitura. Por enquanto esse boato beira o absurdo, mas não deixa de ser revelador da tensão que ronda a sucessão na cidade mais rica do Estado.

 

DIVÃ

Enquanto isso, em Belém, o deputado Zeca Pirão (MDB) segue amargurado por não ter sido o escolhido pelo governador para ser o candidato a prefeito, mesmo ostentando excelentes números em todas as pesquisas realizadas até aqui. Já o deputado José Priante, presidente do Diretório Municipal, que sequer foi consultado sobre a decisão, segue magoado e reflexivo, ainda sem saber o que fazer.

 

ORIGEM

A exemplo de Greta Garbo, que acabou no Irajá, segundo o dito popular, o delegado federal Everaldo Eguchi, depois de perambular pelo PRD, PL, Avante e Podemos, acabou no PRTB, o seu primeiro partido. Noviço nas articulações políticas, mesmo possuindo um excelente capital político, não conseguiu se viabilizar em nenhuma legenda expressiva para disputar novamente a prefeitura.

 

DESISTIU

Ex-prefeito João Neto, de São João do Araguaia, desistiu de se filiar ao Avante para disputar a sucessão da prefeita Marcellane Cristina (PDT). Ele acabou se filiando ao PP, que é da base de apoio da prefeita. O comentário é que a candidata de oposição será mesmo Neusinha Martins (MDB), filha do ex-prefeito Mário Martins, tendo como vice Leonardo Noronha (Avante), ex-superintendente do Incra no governo Bolsonaro.

 

BARBEIRAGEM

Não se sabe porque, até porque não foi dada nenhuma explicação, o Diário Oficial do Estado publicou a exoneração do engenheiro Marcelo Iaghi Salame da direção do Instituto Médico Legal (IML) em Marabá. Apesar do sobrenome Salame, ele foi linha de frente da campanha de Chamonzinho na sua última eleição. O deputado foi pego de surpresa com a demissão de seu aliado e espera corrigir essa barbeiragem cometida pela articulação política do Governo do Estado.

 

 

REAJUSTE

Governador Helder Barbalho (MDB) concedeu reajuste de 500 reais no vale-alimentação dos servidores públicos estaduais, que agora passam a ganhar 1.500 reais com o importante benefício. De caráter popular, a medida foi anunciada por HB numa live produzida em além-mar, em solo norte-americano, num diálogo do chefe do Executivo com a vice-governadora Hana Ghassan (MDB).

 

SABEDORIA

Consta que o ex-deputado Laércio Barbalho, já nos estertores de sua vida, teria aconselhado o filho e vibrante senador Jader Barbalho a não brigar com o falecido senador Antônio Carlos Magalhães na disputa pela presidência do Senado. Que caso vitorioso não valeria à pena pela força que ACM tinha na mídia, na opinião do povo baiano e no meio político. Todos conhecemos o final da história.

 

FRASE

Tancredo Neves: “Não são os homens, mas as ideias que brigam”

Relacionados

plugins premium WordPress