Itamaraty convoca embaixador húngaro para explicar ‘estadia’ de Bolsonaro

Miklos Tamás Halmai ficou cerca de meia hora em reunião no Ministério

 

 

O Ministério das Relações Exteriores convocou o embaixador da Hungria no Brasil, Miklos Tamás Halmai, a prestar esclarecimentos após a revelação nesta segunda-feira (25), de que o ex-presidente Jair Bolsonaro teria ficado dois dias na embaixada do país depois de ter seu passaporte apreendido pela Polícia Federal (PF). Halmai passou cerca de meia hora no Itamaraty, segundo reportagem do jornal O Globo.

Ele foi questionado sobre a passagem de Jair Bolsonaro pela embaixada após ter o passaporte apreendido em operação da Polícia Federal, em fevereiro. A conversa ocorreu na tarde desta segunda-feira, durante cerca de 20 minutos, na sede do Ministério das Relações Exteriores. Bolsonaro dormiu duas noites na embaixada da Hungria em Brasília, conforme reportagem publicada nesta segunda-feira pelo jornal The New York Times.

A defesa de Bolsonaro confirmou a notícia, mas alegou que o ex-presidente só queria “manter contatos com autoridades do país amigo” e debater “os cenários políticos das duas nações”. A revelação da visita irritou o Itamaraty, que já havia manifestado descontentamento com o que considera uma proximidade excessiva entre o governo húngaro e o ex-presidente.

Há poucas semanas, Halmai foi convocado a se explicar após o primeiro-ministro Viktor Orbán publicar tuítes a favor de Bolsonaro. As duas conversas foram conduzidas pela embaixadora Maria Luisa Escorel, chefe da Secretaria de Europa e América do Norte.

(Foto: Reprodução/NYT)

Relacionados

plugins premium WordPress