Um avião de pequeno porte precisou acionar o seu sistema de paraquedas ao sofrer uma pane em pleno ar, na cidade de Belleuve, no estado americano de Washington. Isso mesmo, um avião com paraquedas. A aeronave Cirrus SR22 levava duas pessoas em um treinamento quando o acidente aconteceu, na quarta-feira passada, e todos os passageiros chegaram em terra firme através de uma descida controlada.
Conhecido como “Ferrari dos aviões”, o monomotor custa quase o mesmo que um modelo do automóvel: R$ 1,5 milhão. Apesar de pequena, a aeronave leva um piloto e três passageiros em uma ampla cabine, com assentos de couro e ar condicionado.
Mas a característica que chama mais atenção é o CAPS – um paraquedas fabricado pela empresa Ballistic Recovery Systems, que conectado por resistentes peças à fuselagem da aeronave permite salvar os passageiros de um acidente. Em procedimento de emergência, o piloto pode acionar uma alavanca para que a aeronave inteira, junto de seus ocupantes, desça em segurança até o solo.
Quando acionado, o CAPS lança o paraquedas para trás do topo da aeronave em alta velocidade, puxado por um ‘motor de foguete’ alimentado por combustível químico de estado sólido. O combustível sólido fica em um compartimento oculto onde o paraquedas é armazenado.
O foguete rapidamente impulsiona o paraquedas para trás do avião, desenrolando o sistema em segundos. O tecido do paraquedas é todo de kevlar — mesmo material dos coletes à prova de balas — e nylon.
Segundo a Cirrus Aircraft, o paraquedas pode reduzir a velocidade para zero em apenas oito segundos, evitando não apenas um acidente no solo, mas potencialmente evitando impactos com superfícies verticais como penhascos ou edifícios também.
Até março de 2023, houve 253 registros de sobreviventes graças ao inovador sistema de paraquedas.
‘Ferrari dos aviões’ tem paraquedas capaz de salvar toda a aeronave, interior luxuoso e tecnológico
Apesar de pequena, a aeronave leva um piloto e três passageiros em uma ampla cabine, com assentos de couro e ar condicionado.
Interior luxuoso e tecnológico
Assim como um carro de luxo, o interior do Cirrus é moderno e requintado, com bancos de couro, entradas USB, porta-copos e telas sensíveis ao toque. Até a ergonomia dos assentos é inspirada nos carros esportivos, para proporcionar desempenho e conveniência.
Segundo a fabricante, a aeronave integra luxo, estilo, tecnologia e conforto, evocando “a sensação de deslizar para dentro de um automóvel cuidadosamente elaborado e refinado”. Cada assento tem vistas imponentes com espaçosas janelas, sistema de iluminação sutil e apoio para os pés.
“Os assentos traseiros flexíveis convidam os passageiros a relaxar, facilitam o transporte de equipamentos e oferecem mais espaço do que qualquer outra aeronave em sua categoria”, diz a empresa. ( Foto: Reprodução/Cirrus)