Coisas da Política – João Salame

BOATO

Circulou esta semana a informação que o deputado Ivanaldo Braz (PDT) iria abrir mão de sua candidatura a prefeito de Parauapebas e gravaria um vídeo, ao lado do prefeito Darci Lermen (MDB), e do vereador Rafael Ribeiro (MDB), hipotecando a apoio a este último. Fontes próximas ao deputado garantem que Braz continua firme na sua pretensão. Por sinal, o deputado federal Keniston Braga (MDB) chegou hoje em Parauapebas com a missão de reunir com presidentes de partido, vereadores e candidatos a vereador, com o objetivo de montar a frente de apoio à candidatura de Braz.

 

BRONCA

Mais uma bronca para o prefeito Darci Lermen. O juiz Lauro Fontes Júnior, titular da Vara de Fazenda Pública e Execução Fiscal da Comarca de Parauapebas, proibiu a realização de novos Processos Seletivos Simplificados (PSS), inclusive a posse de diversos servidores contratados através do último PSS realizado pela prefeitura. O magistrado está entendendo que o PSS está se tornando um artifício para postergar a realização de concursos públicos, determinados pela Justiça há mais de 2 anos.

 

FILIAÇÃO

Nesta sexta-feira, as 18h, na Assembleia Legislativa do Pará, será realizada a filiação dos deputados estaduais Renato Oliveira, Igor Normando e Torrinho Torres ao MDB. Eles foram eleitos pelo Podemos e, legalmente, puderam realizar suas desfiliações em função da janela aberta com a fusão do Podemos com o PSC. É esperada também a filiação do vereador de Belém, Roni Gás (ex-Solidariedade). O governador Helder Barbalho, ministro Jader Filho, vice-governador Hanna Ghassan e o presidente da Alepa, deputado Chicão, deverão estar presentes.

 

MISSÃO

No meio político, a expectativa é que, no ato de filiação, seja anunciada a candidatura do deputado Igor Normando (foto abaixo) à prefeitura de Belém. Pode ser que sim, pode ser que não. Mas, circula a informação que o deputado Chicão já foi escalado para cumprir mais uma função espinhosa: conversar com o deputado Zeca Pirão (MDB), que aparece bem em todas as pesquisas na disputa pela prefeitura, que não será ele o candidato do MDB.

 

 

DIREITA

Deputado Eder Mauro (PL) protagonizou mais uma cena que foge ao padrão das relações civilizadas que os políticos devem ter. Desta vez, numa audiência da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal, aos berros, gritava dizendo que “Marielle Franco acabou, porra. Não tem porra nenhuma aqui”. Ele cobrava dos deputados de esquerda que condenassem os ataques do Hamas a Israel, quando teve esse surto de agressividade.

 

ATRITO

Vereadora Silvia Letícia vem intensificando as críticas a diversas políticas executadas pela prefeitura de Belém, sobretudo em relação ao funcionalismo e ao transporte público, ao mesmo tempo em que anunciou sua pré-candidatutra a prefeita pelo Psol, o mesmo partido de Edmilson Rodrigues. Há quem diga que ela está prestes a ser expulsa da legenda. Caso isso ocorra, além de sair de vítima, vai ter que escolher um partido. Só deverá lhe restar como opção o PSTU e o PCO.

 

AUMENTO

Apesar da crise financeira que enfrenta, a Prefeitura de Belém decidiu conceder aumento salarial ao funcionalismo. Na quinta-feira (14), em reunião com o Fórum de Sindicatos e Entidades Representativas do Município, a secretária de Administração, Jurandir Novaes, anunciou o reajuste de 3,71% nos salários para todos os servidores, superior à média nacional, que tem sido de 3,62%. A gestão também se comprometeu em realinhar a tabela de carreira dos servidores da Funpapa, com um reajuste variando entre 4,52% e 9,5%. E anunciou ainda a convocação de 102 servidores aprovados no concurso da Secretaria de Administração.

PESQUISA

Instituto Doxa realizou pesquisas sobre as eleições municipais em Santarém. Na pergunta estimulada, o vereador JK do Povão (PL)  – foto acima – lidera com 34,7% das intenções de voto. A deputada Maria do Carmo (PT) vem a seguir, com 25,2%; o ex-deputado José Maria Tapajós (MDB) aparece com 18,4%; João Massamix (Podemos) tem 3,24%; prof. Márcio Pinto (Psol) tem 2,0%; prof. Hugo Diniz (PSDB) tem 1,4% e João Coragem (PRTB), 1,1%.

 

CENÁRIO

No cenário sem a deputada Maria do Carmo, JK do Povão vai a 40,2%; José Maria Tapajós crava 21,5%; prof. Márcio Pinto tem 4,5%; João Massamix tem 4,0%; prof. Hugo Diniz aparece com 1,7% e João Coragem, 1,7%. A rejeição dos candidatos é a seguinte: Maria do Carmo (27,0%), José Maria Tapajós (12,5%), JK do Povão (8,2%), João Massamix (4,5%), prof. Márcio Pinto (4,1%), João Coragem (3,2%) e prof. Hugo Diniz (2,5%). A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número PA-06604/2024.

 

ABERTO

Deputado Toni Cunha (PL) concedeu entrevista ao Portal de Notícias Debate Carajás e anunciou sua disposição de concorrer à prefeitura de Marabá nas eleições deste ano. O parlamentar manifestou interesse em contar com o apoio do prefeito Tião Miranda (PSD). Inclusive, num encontro casual, Toni manteve animada conversa com o vice-prefeito Luciano Dias sobre as eleições deste ano. Esse caldo pode engrossar.

 

CONVERSA

Está prevista para amanhã uma conversa entre o governador Helder Barbalho e o prefeito Tião Miranda, com grandes chances de abordagem sobre a sucessão municipal. HB não abre mão da eleição de um prefeito aliado em Marabá e não quer dar chances para que uma candidatura ao estilo Toni Cunha prospere. Chamonzinho é o nome de sua preferência e ele espera alinhar com TM uma posição única para as eleições.

 

PREOCUPAÇÃO

Aliás, as maiores preocupações de Helder Barbalho são nos municípios de Belém, Marabá, Santarém e Parauapebas. Neles, a direita tem fortes candidatos. Eder Mauro, Toni Cunha, JK do Povão e Aurélio Goiano ostentam índices nas pesquisas que tornam suas candidaturas altamente competitivas. Vencer em mais de 100 prefeitos, como pretende HB, mas perder em uma dessas cidades, seria uma vitória com sabor de derrota.

 

 

NEGATIVO

Thiago Miranda (na foto, ao lado do pai Tião Miranda) , presidente da Fundação Cultural Tancredo Neves, em contato direto com a coluna, negou que parta dele qualquer inciativa que vise dividir o grupo do prefeito Tião Miranda, hoje polarizado entre as candidaturas do vice-prefeito Luciano Dias e o empresário Tiãozinho Miranda. Ele vai além e afirma que não existe nenhuma divisão, muito menos irremediável, como afirmamos aqui na coluna anterior. Registrado!

 

FUTEBOL

Depois de se tornar Campeão Paraense, o Águia de Marabá mais uma vez representa bem o futebol do Estado, tendo sido o único time do Pará a avançar para a terceira fase da Copa do Brasil, se posicionando entre os 32 melhores clubes do País. No entanto, o clube do interior convive com o velho dilema de Marabá não ter um estádio de futebol capaz de abrigar jogos com grandes públicos, o que afeta a capacidade de arrecadação da equipe e, consequentemente, a montagem de elencos mais competitivos.

 

ESTÁDIO

O novo Estádio de Marabá está em construção há 14 anos. E mesmo quando for inaugurado não atenderá às necessidades do Águia. O Estádio atual, o Zinho Oliveira, tem capacidade para 2.300 torcedores. O novo estádio, se for inaugurado nos moldes que estão propostos, terá capacidade para apenas 3 mil torcedores. As terceiras fases de todas as competições nacionais exigem estádios com capacidade para, pelo menos, 10 mil torcedores. A Série C também. Essa situação, além de dificultar o acesso do torcedor, torna os ingressos mais caros.

 

APELO

Diante dessa situação, o presidente do Águia, Sebastião Ferreira, o Ferreirinha (foto acima) , faz um apelo ao governador Helder Barbalho para que invista na conclusão do Estádio de Marabá, que leva o nome do saudoso ex-deputado e desportista Asdrúbal Bentes, a exemplo do que o Governo do Estado fez em Santarém e na reforma do Mangueirão, onde foram gastos meio bilhão de reais. A avaliação é que, com muito menos recurso, é possível concluir a arena de Marabá para 10 mil torcedores. Feito o registro!

 

EMENDAS

Além do problema do Estádio, a diretoria do Águia tem enfrentado dificuldade para liberar emendas impositivas no valor de 735 mil reais, destinadas por deputados estaduais, e de 400 mil reais, destinada pelo deputado federal Keniston Braga, para o seu projeto social que visa atender crianças carentes na periferia de Marabá, através da Escolinha de Futebol. Toda a documentação já foi entregue na Secretaria Estadual de Esportes e Lazer (SEEL), mas até agora nenhum centavo foi liberado.

 

LÍDER

Senador Beto Faro, líder da bancada do PT no Senado, comemorou muito a criação de 100 novos Institutos Federais de Educação anunciada pelo presidente Lula esta semana. Faro participou diretamente da escolha dos cinco municípios paraenses contemplados. São eles: Redenção, Barcarena, Tailândia, Alenquer e Viseu. O parlamentar está lutando pela inclusão de novos municípios paraenses na outra leva de institutos que deverá ser anunciada ainda durante o atual governo.

 

FRASE

Franklin Delano Roosevelt (presidente dos EUA): “Um radical é um homem com os pés firmemente plantados no ar”.

Relacionados

plugins premium WordPress