BELÉM
Pesquisa Doxa, divulgada nesta segunda-feira (4), revela que o deputado Zeca Pirão (MDB) lidera as pesquisas na disputa pela prefeitura de Belém, com 17,2% das intenções de voto. O deputado federal Éder Mauro (PL) vem a seguir, com 14,8%, e Edmilson Rodrigues reassume a terceira posição com 10%. A seguir aparecem o delegado Eguchi (PRD), com 8,7%; deputado Thiago Araújo (Cidadania), com 7,9%; deputado José Priante (MDB), com 4,6%; deputado Igor Normando, com 4,4%; ministro Celso Sabino, com 2,1%; professor Ítalo Abati, com 1,0%; Cláudio Mercês, com 0,5%; e Capitão Nassar, com 0,5%.
MELHORA
Além de ter reassumido o terceiro lugar, nesta pesquisa, segundo a Doxa, a aprovação do prefeito Edmilson Rodrigues também teve uma leve melhora. Sua aprovação pulou de 11,3% para 14,2%. A desaprovação caiu de 84,5% para 82,3%. Sobre a coleta do lixo, a chegada da nova empresa, para 31,8%, vai “apenas diminuir a crise”. Outros 26,3% acham que “não vai mudar nada” e 11,1% afirmam que “não tem mais jeito”. No entanto, para 27,8%, “a nova empresa vai resolver a situação”. A pesquisa está registrada no T.R.E. sob o número PA-08984/2024.
DEFINIDO
Informações que chegam à coluna dão conta que o governador Helder Barbalho bateu o martelo no sentido que o deputado Ivanaldo Braz (PDT) seja o candidato de seu grupo político a prefeito de Parauapebas. No entanto, o anúncio ainda não foi tornado público, o que alimenta mais especulações dentro do grupo que orbita em torno do prefeito Darci Lerman (MDB), que tem preferência pela candidatura do vereador Rafael Ribeiro (MDB).
INDEFINIDO
Aliás, já na reunião com o governador, quando instado a dizer se toparia abrir mão de sua candidatura em nome da união do grupo, Rafael Ribeiro disse que precisava consultar os vereadores que o apoiam antes de tomar qualquer decisão. Na mesma reunião, Braz disse que seguiria a decisão do governador. O fato é que Rafael está consultando lideranças no sentido de garantir sua candidatura, ainda que seja fora do MDB.
ESTRATÉGIA
A interlocutores, o prefeito Darci tem dito que o grupo não existe mais. Inclusive nos últimos dias não estaria atendendo ligações do governador, evitando ter que se comprometer com a estratégia de unir todos em torno da candidatura de Braz. De fato, o que existe é uma movimentação para realizar o pré-lançamento da candidatura de Rafael, ainda esta semana, com o apoio de pelo menos 10 vereadores.
ANÚNCIO
Já o deputado Braz (foto abaixo) viajou hoje para Belém com a missão de articular um pronunciamento público de HB. A ideia é realizar um lançamento da candidatura em Parauapebas com a presença de lideranças estaduais de vários partidos que estão na base de apoio do governador, além de lideranças locais ligadas ao próprio Braz e ao deputado federal Keniston Braga (MDB).
FILIAÇÃO
No último sábado o deputado Keniston esteve na sua cidade natal. Ao lado do ministro Jader Filho e do deputado estadual Wanderlan Quaresma (MDB), o parlamentar participou da filiação da prefeita Francineti Carvalho ao MDB. Tucana de carteirinha, ela vinha enfrentando a resistência de emedebistas históricos para entrar no partido. Mas a pressão de cima falou mais alto.
VICE
Em Santarém o MDB joga pesado para fazer a deputada Maria do Carmo desistir se sua candidatura a prefeita. A última jogada foi oferecer a vice na chapa do MDB ao irmão de Maria, o ex-deputado Carlos Martins. O obstáculo que existia era a reação contrária do prefeito Nélio Aguiar a essa composição. Ele pretendia indicar o vice na chapa de José Maria Tapajós (MDB). Ao que parece, a pedra foi removida do meio do caminho.
DETERMINADA
No entanto, Maria do Carmo segue disposta a apresentar sua candidatura, que é líder em praticamente todas as pesquisas até aqui realizadas. Na reunião que teve semana passada com a direção nacional do PT, em Brasília, voltou com apoio garantido para sua pré-campanha, como a realização de pesquisas, contratação de equipe de marketing, etc. As lideranças que seguem a deputada estão pressionando para que a campanha seja colocada nas ruas.
MANDATOS
Família Mutran é certamente uma das maiores detentoras de mandatos eletivos no Pará. Com base eleitoral em Marabá, a família já elegeu nada menos que dez de seus integrantes para mandatos eletivos. Na década de 40, o patriarca Nagib Mutran (foto abaixo) ajudou a fundar a UDN (União Democrática Nacional). Foi eleito vereador em 1950. Em 1958 ganhou para prefeito. Em 1962 se elegeu deputado estadual. Faleceu em 1970, em Belém.
LISTA
Outros membros da família também ocuparam cargos importantes. Osvaldo dos Reis Mutran (Vavá Mutran) foi vereador e deputado estadual. Aziz Mutran (Zizi) foi deputado estadual, Nagib Mutran Neto, prefeito e vereador; Guido Mutran, vereador; Aderson Lima Mutran, vereador; Cristina Mutran, deputada estadual e vereadora; Aderson Mutran Júnior, vereador; Osvaldo Mutran Júnior (Júnior do Vavá), vereador; e Guido Mutran Júnior, vereador.
ÁRABES
Em Marabá, a comunidade árabe, pioneira na cidade, tem marcado presença com vários mandatos. Além da família Mutran, pode-se registrar o ex-vereador Alberto Moussalem, ex-vereador Hiran Bichara, ex-vereador e ex-deputado Evaldo Bichara; ex-vereadora Iolete Saliba; ex-deputado estadual e ex-prefeito João Salame; ex-deputado federal Beto Salame, ex-vereadora Júlia Rosa, ex-vereador e ex-deputado estadual João Chamon Neto, ex-vereador e deputado Wenderson Chamon, o Chamonzinho, ex-vereador Dib Salomão, ex-vereador José Bastos Gaby, ex-deputada e vereadora Elza Abussafi Miranda, entre outros.
DEFINIÇÃO
Nos próximos dias, o prefeito Tião Miranda (PSD) deve definir sua posição sobre qual candidato apoiará para sua sucessão. Ele colocou nas ruas uma pesquisa de opinião pública para balizar sua decisão. A depender do resultado, TM pode optar por ter ou não candidato apoiado por ele. Os únicos nomes do grupo que podem receber o seu apoio são o do sobrinho Tiãozinho Miranda ou o vice Luciano Dias.
AFASTAMENTO
O ex-secretário de Educação de Belém, Luiz Araújo (foto), anunciou seu afastamento da tendência interna do Psol conhecida como “Primavera Socialista”, a mesma do prefeito Edmilson Rodrigues. Ele demonstra desilusão com os rumos da corrente afirmando que “não vê mais na Primavera a possibilidade de oferecer o sonho coletivo de mudanças”. Luiz é irmão do chefe de gabinete da prefeitura, Aldenor Júnior. Comenta-se que agora ele deve se dedicar à campanha de Guilherme Boulos a prefeito de São Paulo.
ESQUERDA
Nem só de candidatos bolsonaristas vive Xinguara, a capital do boi gordo. As forças progressistas e de esquerda se mobilizam para lançar a candidatura do professor e ex-prefeito José Davi Passos para disputar a sucessão do prefeito Moacir Pires. PT, PCdoB, PV e Psol estão juntos na empreitada. Intelectual respeitado, com fluência em vários idiomas, Davi Passos teve boa avaliação como gestor e está topando encarar o desafio.
ATIVA
Após enfrentar uma pequena crise de saúde, senador Beto Faro (PT) foi internado no final de semana, no Hospital Porto Dias, em Belém, onde passou por uma bateria de exames. Ele teve alta ainda no domingo e, nesta terça-feira, já coordena uma reunião dos senadores da bancada do Partido dos Trabalhadores com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Na pauta, a estratégia da bancada nas grandes votações de interesse do governo.
UNIÃO
A filiação do prefeito de São Geraldo, Jefferson, ao MDB pode provocar uma inédita união entre os candidatos de oposição. O fazendeiro Regivaldo Bala, o ex-prefeito Edilson da Emater, o vereador José Guedes da Silva Vieira, o Zeca, e o engenheiro Vinicius Costa estão conversando. Aliás, no sábado o vereador Zeca se filia ao PSD num ato com a presença do deputado estadual Gustavo Seffer.
FRASE
Horácio (filósofo e poeta romano): “E uma vez lançada, a palavra voa irrevogável”.