Coisas da Política – João Salame

SANTARÉM

Deputada Maria do Carmo (PT) pretende ter nos próximos dias uma conversa com o governador Helder Barbalho (MDB). Quer entender qual a estratégia de HB em Santarém após a filiação do ex-deputado José Maria Tapajós ao MDB e seu lançamento como candidato a prefeito. Ela já definiu que será candidata à sucessão do prefeito Nélio Aguiar e já conta com o apoio do PT estadual e nacional para a empreitada.

 

COLARES

Em Colares, a disputa pela prefeitura promete fortes emoções. A prefeita Maria Lucimar (MDB), apesar de desgastada, vem à reeleição com a força da máquina e o apoio do governador. O ex-prefeito de Vígia, Noé Palheta (PP), vai concorrer no município, em aliança com o ex-prefeito Francisco Pedro, o Camarão (PSDB), que ficou em segundo lugar nas últimas eleições. O vice-prefeito Nilsinho Miranda se lançou candidato pelo PT. E a vereadora Alcinara Martins, presidente da Câmara Municipal, será candidata pregando renovação.

 

PESQUISA

Instituto Doxa largou na frente em Belém e registrou sua primeira pesquisa este ano. Pelos números divulgados, o deputado Zeca Pirão (MDB) lidera as intenções de votos com 17,8%, seguido pelo deputado Éder Mauro (PL), com 13,7%, Edmilson Rodrigues (Psol) com 7,5%, Delegado Eguchi (PRD) com 6,5%, deputado Igor Normando (sem partido) com 5,8%, deputado Thiago Araújo (Cidadania) com 4,1%, senador Beto Faro (PT) com 3,0% e professor Ítalo Abati (Novo) com 2,4%.

 

INDECISÃO

Em relação a pesquisa de dezembro feita pela Doxa todos os candidatos caíram, a exceção de Eder Mauro. E aumentou o número de indecisos. Na menção espontânea 69,1% dizem não saber em quem votar e 18% declaram voto nulo ou branco. Mesmo na pergunta estimulada o número de indecisos é alto. Nada menos que 18,9% dizem não saber em quem votar e 20,4% declaram voto em branco ou nulo. O que revela que a disputa está longe de ter nomes consolidados.

CANDIDATO

Nos bastidores, o comentário geral é que o deputado Zeca Pirão(foto acima)  não será escolhido para ser o candidato do MDB. Sabedor dessa possibilidade, ele já vem afirmando a interlocutores que sua candidatura a prefeito é inarredável e que, se for o caso, deixa o partido. Pontuando bem nas pesquisas que vem sendo publicadas, não vai faltar legenda para abrigar o parlamentar. Claro, na grande maioria delas vai ter que se entender com o governador, que as tem sob sua influência.

 

REAÇÃO

O prefeito Edmilson Rodrigues (Psol), através de sua assessoria, reagiu à pesquisa dizendo que, apesar das adversidades, permanece forte na corrida eleitoral. Que o levantamento revela ser ainda muito baixo o interesse do povo pelas eleições, que o gestor se encontra em situação de empate técnico com os líderes e tem potencial para crescer e vencer o pleito. Acredita que as mudanças em andamento na coleta do lixo e as obras que estão sendo inauguradas, além do seu compromisso com a cidade, vão reverter esse quadro.

 

FILIAÇÃO

Prefeito de Vitória do Xingu, Márcio Viana Rocha, o Márcio do Povo, é mais um a migrar para o MDB. Muito bem avaliado, ele deixa o PSB do ex-deputado Cássio Andrade para se abrigar na legenda comandada pelo ministro Jader Filho. O convite foi formulado pessoalmente pelo governador Helder Barbalho. Seguramente é um dos que tem enormes chances de estar na lista dos cem prefeitos que o MDB pretende eleger no Pará.

 

SURURU

Já em Belterra, a filiação do prefeito Ulisses Medeiros ao MDB parece que subiu no telhado. Mesmo com o apoio dos deputados Eraldo Pimenta e Henderson Pinto, Medeiros protagonizou uma refrega com a deputada federal Elcione Barbalho no último dia 19, quando da filiação do ex-deputado José Maria Tapajós, em Santarém. Um grupo de mulheres de Belterra acionou a deputada, reclamando de perseguição. A parlamentar prontamente se colocou ao lado delas. E criticou publicamente a condução do problema pelo prefeito. Ele não gostou. Bombeiros estão em campo. Mas não será fácil.

 

PODEROSA

Senador Ciro Nogueira, presidente nacional do PP aposta que vai avançar a ideia de formação da Federação partidária reunindo seu partido, o Republicanos e o União Brasil. Se isso ocorrer será o maior grupo político do País reunindo legendas de centro, com perfil conservador. As conversas têm evoluído e esbarram apenas no comando da Federação nos Estados, o que não é um problema pequeno.

FORTALECIMENTO

Caso isso ocorra, no Pará, o ministro Celso Sabino (União Brasil)  – foto -,deve assumir o comando da Federação, pois tanto o PP como o Republicanos não elegeram deputados federais. No entanto, são agremiações fortes. O PP comandado pelo prefeito de Barcarena, Renato Ogawa, e o ex-deputado Cristiano Vale, atual prefeito de Viseu. O Republicanos, pelo deputado estadual Fábio Freitas e pela Igreja Universal. Nesse contexto, o nome de Sabino acaba se impondo numa disputa majoritária. A conferir.

 

RETENÇÃO

O Governo Federal comunicou a estados e municípios que será retomado o procedimento de retenção do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e do Fundo de Participação dos Estados (FPE) para quem atrasar o pagamento da previdência. A medida vale inclusive para quem tem parcelamento em atraso. A retenção ocorrerá no último dia do mês. Entidades municipalistas estão aconselhando as prefeituras com dívida previdenciária em atraso a procurar a Receita Federal para negociar parcelamento e evitar as retenções.

 

EMERGÊNCIA

Em Brasília, o governador Ibanês Taveira (MDB) decretou situação de emergência em virtude do surto de dengue, zika e Chikungunya que está se alastrando na capital federal. A medida permite a ampliação do número de membros nas equipes de prevenção e facilitação para a compra e aquisição de insumos para combater os mosquitos. Para quem for ao DF convém se precaver.

 

ATRITO

A saída da ex-prefeita Marta Suplicy da secretaria de Relações Internacionais da prefeitura de São Paulo está causando um estranhamento entre o MDB e o presidente Lula. É que o partido vê como prioridade a reeleição do prefeito Ricardo Nunes e ficou incomodado com o fato de Lula ter operado pessoalmente a retirada de Marta da gestão e articulado para que ela seja a vice de Guilherme Boulos (Psol) na disputa pela prefeitura.

 

REFLEXO

Diante do fato, o presidente do partido, deputado Baleia Rossi, já avisou que o MDB, apesar de ter 3 ministérios, não está automaticamente alinhado com a possível reeleição de Lula em 2026. Admitiu inclusive a possibilidade do partido lançar candidato a presidente. Rossi tem forte ligação com o ex-presidente Michel Temer. Em São Paulo o partido terá Lula como adversário na disputa pela prefeitura. No Rio de Janeiro, o MDB pode indicar o vice de Alexandre Ramagem, do PL. Os bombeiros vão ter que entrar em campo antes que o fogo se alastre…

ANIVERSÁRIO

Nesta sexta-feira comemora aniversário a secretária de Cultura do Estado, Úrsula Vidal Santiago de Mendonça (foto). Inteligente, vibrante, é um sopro de renovação na política paraense. Nossos votos de saúde e felicidades!

 

COMEMORAÇÃO

Ex-deputado Josué Bengtson será homenageado neste domingo, em Belém, num grande Culto de Ação de Graças por estar completando 63 anos de conversão à Igreja do Evangelho Quadrangular. Caravanas de fiéis de vários municípios do Estado estão se deslocando à capital para participar das homenagens.

 

FALECIMENTO

Faleceu na última terça-feira (24) o ex-prefeito Salatiel Almeida. Ele estava internado no Hospital Regional de Marabá, tratando de uma trombose. Ele foi o primeiro prefeito de Curionópolis e comandou os destinos do município ente 1989 e 1992. Bolsonarista convicto, aos 78 anos ele continuava ativo na política, apoiando candidatos, fazendo o que gostava. Seu sepultamento ocorre nesta sexta-feira, as 17h.

 

FRASE

Ulisses Guimarães (líder brasileiro): “A saliva é o combustível dos políticos e, graças a Deus, não está em falta no mercado”

 

Relacionados

plugins premium WordPress