Grupo inicial tinha 102 pessoas, mas 24 tiveram saída negada. Com isso, alguns familiares também desistiram da viagem para o Brasil
O grupo de 48 pessoas resgatadas pelo governo do Brasil na Faixa de Gaza desembarcou na manhã desta segunda-feira (11) na Base Aérea de Brasília. Eles foram repatriados em um voo da Força Aérea Brasileira, que decolou do Egito, após a travessia por Rafah. A aeronave KC-30 da Força Aérea Brasileira chegou às 3h47.
O grupo é composto por 27 crianças e adolescentes, 17 mulheres (duas idosas) e quatro homens adultos. Entre eles, 11 binacionais brasileiro-palestinos e 37 palestinos. De acordo com o governo federal, o grupo ficará em Brasília de dois a três dias, onde deverão ser acolhidos por uma equipe multidisciplinar.
O grupo inicial contava com 102 brasileiros, mas 24 tiveram a saída negada, incluindo sete brasileiro-palestinos. Com isso, alguns familiares dos que não foram autorizados também acabaram desistindo. Dos 78 da lista autorizada, cruzaram a fronteira 47. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, uma jovem de 22 anos que já estava no Egito se juntou aos resgatados. Ela é filha de uma das integrantes do grupo de repatriados em Gaza.
Desde o início do conflito entre Israel e o Hamas, o Brasil repatriou 1.525 pessoas e 53 animais que estavam na região. Neste sábado (9/12), o Brasil também enviou um avião com ajuda humanitária para Gaza. A aeronave levou 11 toneladas de alimentos não perecíveis, que devem chegar em Al-Arish, no Egito, na terça-feira (12).
(Foto: Reprodução vídeo)