ENTUSIASMO
Instituto Renato Conduru concluiu a pesquisa que estava sendo feita em Marabá. A Coluna apurou que os resultados são animadores para o prefeito Tião Miranda (PSD) e seu possível candidato à sucessão, o vice Luciano Dias (PSD). TM segue bem avaliado e com boa capacidade de transferência de votos. A despeito do deputado Chamonzinho continuar como líder isolado na pesquisa, com uma boa distância, Luciano já atinge os dois dígitos. Deputado Toni Cunha e Dirceu ten Caten vem a seguir. No entanto, Tião Miranda só pretende tomar sua decisão em janeiro, após uma nova pesquisa.
QUEDA
O primeiro repasse de dezembro do Fundo de Participação dos Munícipios (FPM), creditado nesta sexta-feira (8) nas contas das prefeituras de todo o País, reforça o cenário de queda. Foram depositados 5,2 bilhões de reais, já descontado o repasse do Fundeb, a ser partilhados com os 5.568 municípios brasileiros. O valor representa uma queda de 7,82% em relação ao mesmo período do ano passado. Se for computada a inflação, a queda é de 11,69%.
REFORÇO
No entanto, na quinta-feira (7), as prefeituras receberam o reforço do adicional de 1% de dezembro do FPM. O montante partilhado foi da ordem de 7,4 bilhões de reais, o que representa um aumento de 3,57% em relação ao depositado o ano passado. O repasse é uma conquista do movimento municipalista encabeçado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM).
ABONO
Prefeita Josemira Gadelha (MDB), com popularidade em alta em Canaã dos Carajás, pagou na última quinta-feira (7) um abono de mil reais a todos os servidores da prefeitura. Turbinada por enormes arrecadações, além de obras importantes de infraestrutura, a gestão tem apostado forte em programas sociais, como o de moradia, cestas básicas e outros de transferência de renda.
CEIA
Aliás, a prefeitura de Canaã está realizando uma Ceia de Natal em bairros da cidade e todas as vilas da zona rural. A programação inclui uma bela Cantata e um banquete digno do nome. Com um detalhe: a prefeita Josemira Gadelha (na foto abaixo), o vice Zito Augusto e os secretários municipais atuam de garçons, servindo as pessoas. O projeto está sendo bastante comentado na cidade.
EMENDAS
Num município milionário, os vereadores de Canaã dos Carajás têm direito a emendas impositivas. Elas são no valor de 2 milhões de reais para cada parlamentar, o mesmo que recebem os deputados estaduais. Mas uma polêmica já foi gerada. Este ano proliferaram os institutos e associações que terão acesso aos recursos, mas não foram revelados os valores que cada entidade vai receber.
PARALISAÇÃO
Servidores Públicos Federais prometem cruzar os braços na próxima terça-feira (12). O Fórum Nacional das Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) e o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) convocaram para esse dia uma paralisação por reajuste salarial. O ato vai ocorrer dias antes da última reunião de 2023 da Mesa Nacional de Negociação Permanente, que vai acontecer dia 18 e conta com participação de membros do Executivo e do funcionalismo
PROPOSTA
O governo informou que apresentará até 15 de dezembro a proposta de reajuste salarial para os servidores. Até o momento, a União só tem 1,5 bilhão de reais disponível no Orçamento para a correção dos salários, o que equivaleria a menos de 1% de reajuste em 2024. As entidades temem que o governo tente empurrar o reajuste para meados do ano que vem. A paralisação serve para pressionar a Mesa de Negociação.
PÓS-FAROFA
Depois de participar da Farofa da Gkay com a esposa Carol, o prefeito de Parauapebas, Darci Lermen (MDB) – na foto abaixo – , se prepara para anunciar nos próximos dias o nome do candidato que vai apoiar na sua sucessão. Comenta-se nos bastidores que isso pode acontecer no próximo dia 15. E todas as fichas se voltam para que o apoio declarado seja ao vereador Rafael Ribeiro (MDB), presidente da Câmara Municipal.
UNIÃO
Além de jovem e aparecer nas pesquisas com a menor taxa de rejeição dos candidatos de seu grupo, Rafael conta com o apoio entusiasmado da primeira dama Carol Lermen e tem a simpatia do deputado estadual Chamonzinho (MDB), que vivia às rusgas com a administração de Darci. Resta saber como reagirão os outros pré-candidatos do grupo: deputados Ivanaldo Braz (PDT) e keniston Braga (MDB), além do empresário Branco da White (União Brasil).
DECLARAÇÃO
Depois de um vídeo com as principais lideranças estaduais do MDB lhe parabenizando por seu aniversário, esta semana Rafael Ribeiro colheu o apoio de três vereadores da Câmara Municipal de Parauapebas à sua pretensão de chegar à prefeitura. Os vereadores Zé do Bode (MDB), Francisco Eloécio (Republicanos) e Eliene Soares (MDB) publicaram nas redes sociais o apoio a Ribeiro.
POPULARIDADE
Presidente Lula encerra o ano com 38% dos brasileiros que consideram seu trabalho excelente ou bom, com 30% considerando sua administração regular e os mesmos 30% de ruim e péssimo. No geral, 48% aprovam e 45% desaprovam o governo. Os dados são do Instituto Data Folha, a partir de pesquisa realizada no último dia 5 com 2.004 eleitores e 135 cidades do País.
DIFERENÇA
A diferença entre aprovação e desaprovação do governo Lula registrou seu menor índice, no caso de 3%. Em janeiro a diferença era de 13 pontos percentuais. Já no Instituto Ipec (antigo Ibope), a pesquisa, realizada no mesmo período, chegou nos mesmos números do Data Folha na avaliação da gestão. Mas apontou que 51% aprovam contra 43% que desaprovam a maneira de Lula governar.
CINEMA
O cineasta Alan Kardec Guimarães (na foto abaixo), marabaense da gema, através do Cine Club MIS, apresenta no próximo dia 13, os filmes MULHERES, Luta e Resistência na Amazônia e OS TUCUMÃS: Uma Odisseia de Belém a Berlim. Ambos dirigidos por ele. Na sequência um debate mediado por Marco Antônio Moreira. O evento acontece no Centro Cultural Palacete Faciola, na Avenida Nazaré, 138, em Belém, a partir das 19h.
RECESSO
O recesso de deputados federais e senadores começa no próximo dia 23 de dezembro. Só no Senado existem 30 indicações importantes pendentes de aprovação. Entre elas a votação da Lei Orçamentária (LDO) e a apreciação das indicações de Paulo Gonet para a Procuradoria Geral da República e de Flávio Dino para o Supremo Tribunal Federal. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, assegura que nas próximas duas semanas será feito um verdadeiro mutirão para zerar a pauta.
FRASE
São Tomás de Aquino (frade italiano): “Quem diz verdades perde amizades”.