DESEMBARQUE
Em Eldorado dos Carajás, a prefeita Iara Braga se prepara para desembarcar do PSD. É que o presidente estadual da sigla, deputado federal Júnior Ferrari, entregou a presidência da legenda no município para o vereador Jackson Vieira, que pretende ser candidato a prefeito. Ferrari não engoliu o fato da prefeita ter apoiado um candidato de outro partido, no caso o deputado Joaquim Passarinho (PL), nas eleições para a Câmara Federal.
FILIAÇÃO
Iara Braga mudou o marketing de seu governo e vem investindo pesado em comunicação para reverter os baixos índices de popularidade que vinha ostentando. Na sua equipe o clima é de que os tempos piores estão ficando para trás. Agora, a prefeita começa a pensar em sua filiação partidária. Existe a hipótese de ir ao MDB, O problema é que a legenda é comandada pelo seu adversário, o ex-prefeito Célio Boiadeiro. Além da presença do deputado Chamonzinho (MDB), deputado mais votado da sigla no Estado e região, que aposta em outra opção para a sucessão municipal.
DIREITA
Nova roda de pesquisas do Instituto Doxa, em Belém, mostra o avanço das forças de direita e centro-direita, representadas pelo deputado federal Eder Mauro (PL), deputado estadual Zeca Pirão (MDB), delegado Eguchi (PTB) e Tiago Araújo (Cidadania). O prefeito Edmilson se mantém com rejeição alta e ilhado como única voz da esquerda com potencial de votos para a disputa no pelotão de frente. Sem antes ter sequer seu nome cogitado e afirmando que não deseja ser candidato, senador Beto Faro aparece com 3% das intenções de voto.
COMUNICAÇÃO
Na análise da pesquisa depreende-se que o governo Edmilson Rodrigues precisa melhorar sua comunicação com a sociedade. O principal problema de Belém, apontado pelos entrevistados, é a segurança. O problema parece recair sob o colo do prefeito, apesar de ser uma demanda majoritariamente estadual, que inclusive melhorou nos últimos anos. Também a esmagadora maioria dos entrevistados afirma que o prefeito não está fazendo nada, desconhecendo quaisquer obras e serviços em andamento.
OPOSIÇÃO
Em Nova Ipixuna, o vereador João Santana de Carvalho Filho (PTB), renhido opositor da prefeita Graça Medeiros Matos (MDB), tem despontado nas pesquisas como favorito para vencer as eleições para prefeito o ano que vem. Mas pode ter concorrente. Caso não arrume recursos necessários para bancar as despesas de campanha, o ex-prefeito Edson Alvarenga está com as chuteiras calçadas, pronto para entrar em campo, para representar as forças de direita no município.
PONTA
Em São João da Ponta, município do nordeste paraense com 4.430 habitantes, segundo o último Censo do IBGE, o prefeito Floriano de Jesus Coelho (MDB), apesar de todo o desgaste, se articula para ser candidato a reeleição. Ele deve enfrentar o vice-prefeito Aldeci Rodrigues da Silva, o Roso (PT), a ex-vereadora Graça Melo e o vereador Reynnan Moura (PT). Roso deve sair do Partido dos Trabalhadores para garantir sua candidatura.
LANÇAMENTO
No próximo sábado, deputado Dirceu ten Caten (PT) – foto abaixo – comanda o lançamento da plataforma “Marabá Pode Mais”, na Câmara Municipal de Marabá. Ele espera receber cerca de 2 mil pessoas no evento, que terá direito a vídeo gravado pela deputada Gleice Hoffman, presidente nacional do PT, e pelo deputado Zeca Dirceu, líder da bancada na Câmara Federal. São esperados o senador Beto Faro, a deputada federal Dilvanda Faro, além dos deputados estaduais Fábio Filgueiras (PSB), Maria do Carmo (PT) e Nadir Neves (PSD), entre outros.
ABEL
No último final de semana, o PT realizou o Processo de Eleição Direta Extraordinária (Pedex) em vários municípios paraenses para eleger diretórios. As diferentes tendências lutaram para assumir o comando do partido, mas, em algumas cidades, colidiram na definição da estratégia para as eleições do ano que vem. É o caso de Abel Figueiredo, onde a tendência comandada pelo deputado Dirceu Ten Caten venceu e aposta na reeleição do atual prefeito, Antonio Calhau. O time do senador Beto Faro, que ficou em segundo lugar, queria apoiar o ex-prefeito Hidelfonso Araújo (MDB).
ITUPIRANGA
Em Itupiranga ocorreu o inverso. A tendência de Beto Faro venceu a disputa e a maioria de seu grupo está mais propenso a apoiar a candidatura de Heider Gomes (MDB). A tendência do deputado Dirceu, derrotada, tinha preferência por uma aliança com o prefeito Benjamin Tasca (PSD). Como a diferença foi pequena e a composição do diretório se dá por proporcionalidade, a polêmica sobre a estratégia eleitoral no município deve se estender até o ano que vem. Até porque, uma parte da chapa vitoriosa tem vínculos com a gestão do atual prefeito.
INCENTIVOS
Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado Federal aprovou na última terça-feira (24), Projeto de Lei que estende até dezembro de 2028 o prazo para aprovação de projetos autorizados a receber benefícios fiscais nas áreas de atuação da Sudam, Sudene e Sudeco. A matéria, de autoria do senador Beto Faro (PT), teve uma emenda acolhida e recebeu parecer favorável do senador Cid Gomes (PDT-CE), que elogiou bastante o projeto. A Lei obriga que as empresas apresentem propostas de combate à pobreza, regularização fundiária e compromisso com a economia de baixo carbono. O PL agora vai tramitar na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado.
CANDIDATA
Deputada Maria do Carmo (PT) bateu o martelo. Afirmou em alto e bom senso, nas redes sociais, que deseja ter o apoio do governador Helder Barbalho (MDB) para disputar a prefeitura de Santarém. Mas, caso o apoio não venha e for uma decisão do PT que apresente seu nome, ela não irá recuar. As bases petistas estão empolgadas com a decisão da ex-prefeita na pérola do Tapajós. A decisão promete esquentar ainda mais os ânimos por lá.
ANIVERSÁRIO
Nesta quarta-feira comemora aniversário o ex-vereador Edmar Brito (acima), de Xinguara, considerado por muitos como o maior comunicador da região sul do Pará. Aos 75 anos, mantém a jovialidade e o bom humor que lhes são característicos. À frente da TV Web Catitu, enriquece todos os finais de tarde com um programa comandado por ele, com notícias, atrações e o bom jornalismo. A coluna lhe deseja longa vida!
FRASE
Platão (filósofo da Grécia Antiga): “O sábio fala porque tem alguma coisa a dizer; o tolo porque tem que dizer alguma coisa”.