OPÇÃO
Deputado Tony Cunha (PL) está animado com a repercussão de sua candidatura a prefeito em Marabá. Se consolidando cada vez mais como o representante das forças de direita, ele tem se aproximado do médico Manoel Veloso, que por duas vezes foi candidato ao principal cargo do Executivo marabaense, com boa votação. Filho do falecido médico e ex-prefeito Geraldo Veloso, comenta-se que Manoel pode ser um excelente vice na chapa do deputado. No entanto, há quem diga que Veloso tem outros planos para sua vida pessoal. A conferir.
POÇO
Em Capitão Poço, a disputa pela prefeitura caminha para a formação de três fortes grupos. De um lado o prefeito João Tonheiro, que pretende lançar a sobrinha à sua sucessão. De outro o deputado Erick Monteiro (PSDB), que vem crescendo nas pesquisas. E não menos forte o ex-prefeito e ex-deputado Raimundo Belo. Briga de cachorro grande, como se diz na gíria. Não é descartada uma negociação entre os grupos opositores.
PRESENÇA
O Papa Francisco confirmou que virá a Belém na esteira dos eventos da Conferência das Partes (COP) 30. A notícia foi dada pelo presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, durante a audiência pública realizada na Comissão de Meio Ambiente do Senado, nesta terça-feira. A iniciativa do evento foi do senador Beto Faro (PT).
INVESTIMENTOS
O objetivo da audiência foi discutir os acordos firmados pela chamada coalizão verde, um conjunto de organizações sociais, bancos e grupos de proteção ao meio ambiente. Mercadante assegurou que o Pará terá o maior aporte de recursos da história do BNDES em função da COP. Só para a preparação do evento serão destinados 3,2 bilhões de reais. Investimentos que serão feitos na renovação da frota de ônibus, recapeamento de ruas, atividades culturais, restaurantes e rede hoteleira.
ESTRUTURA
O BNDES vai priorizar a liberação de recursos para o segmento empresarial, com o objetivo de garantir a realização de uma COP que transforme Belém como capital do mundo. Diversos navios hotéis deverão ficar ancorados no Porto de Belém, para abrigar a grande quantidade de turistas que se deslocarão para cá. Obras de dragagem deverão ser realizadas no Porto para aumentar o seu calado. Todos esses investimentos serão feitos dentro do novo paradigma de sustentabilidade e proteção ao meio ambiente.
PONTE
É comentário corrente no meio político um certo desconforto criado nos últimos tempos entre o governador Helder Barbalho (MDB) e o prefeito Daniel Santos (MDB), de Ananindeua. No entanto, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Chicão (MDB), tem sido um permanente defensor da superação dos problemas, atuando sempre na condição de bombeiro. Aliado fiel de HB, Chicão também é de Ananindeua e aposta suas fichas numa união de todos em defesa de um projeto para o Pará.
DESPACHO
Luziel Guedes, chefe da Casa Civil do Governo do Estado, tem procurado estreitar os laços com o parlamento estadual. Praticamente toda semana desloca sua equipe para a Assembleia Legislativa para despachar pessoalmente com os deputados estaduais. Como se sabe, uma das maiores fontes de atrito do Executivo com o Legislativo é justamente a falta de atendimento aos anseios dos parlamentares e suas bases.
PRAZOS
Atenção prefeitos e gestores da educação. A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) alerta sobre os prazos que os prefeitos têm que cumprir para não perder recursos da educação. No mês de novembro se encerram os prazos para adesão ao Programa Educação Conectada (PIEC). No dia 6 de novembro encerra o prazo para realização da escolha e inserção da ata no PNLD Digital. Dia 8 é o último dia para preenchimento do Plano de Aplicação pelas escolas no PDDE Interativo.
PLATAFORMA
Dia 10 é o prazo final para inscrição das propostas na plataforma TransfereGov. Por fim, a CNM alerta para o período de finalização do questionário eletrônico para secretários, diretores e professores do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), no dia 17 de novembro. Caso algum município perca algum desses prazos, a prefeitura será penalizada com a perda de recursos.
MARCHA
A já famosa Marcha dos Prefeitos, que ocorre todos os anos e já se tornou referência da luta dos municípios pela melhoria na distribuição do bolo de recursos da União, já tem data definida para acontecer o ano que vem. Será entre os dias 20 e 23 de maio. A Marcha é considerada o maior evento político da América Latina. Em 2023 alcançou o número recorde de 10 mil inscritos. A Confederação Nacional dos Municípios está divulgando a data com antecedência para que os gestores se preparem no sentido que ela se torne a maior já realizada.
PALESTRA
Advogado Tony Gleydson (foto), de Altamira, foi convidada para ser palestrante na Conferência de Educação de Vitória do Xingu. Especialista em Direitos Humanos e Políticas Públicas e doutorando em Ciências Jurídicas, ele vai abordar o tema: “Educação comprometida com a Justiça Social, proteção da biodiversidade, desenvolvimento socioambiental sustentável, para garantia da vida com qualidade no Planeta e o enfrentamento das desigualdades e da pobreza”.
REMOTO
Deputada Dilvanda Faro (PT) apresentou projeto de Lei na Câmara Federal no sentido de assegurar oferta de ensino remoto para estudantes grávidas, lactantes e adotantes. A parlamentar argumenta que muitas mulheres deixam de continuar os estudos após engravidarem ou adotarem uma criança. Com a possibilidade das aulas remotas elas poderão dar sequência ao seu aprendizado. O projeto agora passará pela tramitação nas diversas comissões da Câmara.
ASSASSINATO
A morte do índio Tymbektodem, da etnia Arara, que discursou na ONU em 28 de setembro último, apontando invasão na Terra Indígena Cachoeira Seca, a 250 km de Altamira, supostamente por afogamento, tem causado enorme repercussão, inclusive internacional. A morte ocorreu no último dia 14 de outubro. Testemunhas afirmam que ele teria recebido ameaças de fazendeiros locais. As Comissões de Povos Tradicionais e de Direitos Humanos do Senado vão acompanhar a investigação e cobrar providências do Ministério da Justiça para que o caso seja elucidado.
INVESTIGAÇÃO
As linhas de investigação são duas: se morreu naturalmente por afogamento ou se teve a morte provocada. O líder indígena vinha denunciando a invasão de suas terras e a falta de demarcação das áreas que ocupam. O episódio tem reacendido a animosidade entre povos tradicionais e fazendeiros no bojo do debate sobre o Marco Temporal que ocorre no Congresso Nacional e no Supremo tribunal federal (STF).
PAVIMENTAÇÃO
Deputado Renato Oliveira (Podemos) está comemorando o início da pavimentação da rodovia PA 112, que liga os municípios de Bragança e Santa Luzia, no nordeste paraense. Uma luta do parlamentar que foi atendida pelo governador Helder Barbalho. Esse asfaltamento era uma das principais reivindicações das duas comunidades e dará enorme contribuição para o desenvolvimento econômico da micro-região.
AUTISMO
A deputada Alessandra Haber (MDB), presidente da Subcomissão de Autismo da Câmara Federal, coordenou um evento na manhã desta quarta-feira, em Santarém, para debater políticas públicas para o enfrentamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA). O evento ocorreu no Auditório do Ministério Público e contou com a presença de vereadores, secretários de Saúde, do secretário regional de Governo, José Maria Tapajós e diversas outras autoridades.
FRASE
Papa Francisco (Sumo Pontífice): “Apenas os que dialogam podem construir pontes e vínculos”.