Crianças são submetidas a cirurgias sem sedação em Gaza, relata ONG

A falta de produtos anestésicos está chegando a níveis preocupantes na Faixa de Gaza, alerta a ONG Médicos Sem Fronteiras (MSF). De acordo com a organização, muitos feridos, em sua maioria crianças e mulheres, estão passando por procedimentos cirúrgicos sem a sedação adequada, devido à escassez de medicamentos.

No início desta semana, Mohammed Obeid, cirurgião do MSF em Gaza, descreveu uma situação assustadora: “Os hospitais estão inundados de pacientes. Amputações e cirurgias estão sendo realizadas sem anestesia adequada, e os necrotérios estão inundados de corpos”.

“Teve que amputar metade do pé esquerdo sob semi-sedação, no chão do hospital, no corredor, porque todas as salas de cirurgia estavam lotadas”, disse. “A mãe dela estava lá, a irmã dela estava lá. Elas estavam assistindo à operação (…) no chão”.

Ainda de acordo com a ONG, em toda a Faixa de Gaza, o número de feridos que precisam de assistência médica urgente excede em muito a capacidade do sistema de saúde, que atualmente tem cerca de 3,5 mil leitos.

“Tantas vítimas em um espaço de tempo tão curto é algo inédito, mesmo em comparação com ofensivas israelenses de grande escala anteriores”, pontuou a ONG. (Foto: Reuters / BBC News Brasil)

Compartilhe

Outras matérias

Relacionados

plugins premium WordPress