Lula lamenta morte de jovens brasileiros e critica conflito no Oriente Médio

Ranani Glazer e Bruna Valeanu foram vítimas do ataque do grupo extremista Hamas no sábado (7); presidente repudiou os atos de violência

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se solidarizou com a família e amigos dos brasileiros Ranani Nidejelski Glazere e Bruna Valeanu, ambos com 24 anos, vítimas do ataque do grupo extremista Hamas a Israel no sábado (7). A morte de Ranani, natural do Rio Grande do Sul, foi confirmada pelo Itamaraty na manhã desta terça feira (10). “O Governo brasileiro tomou conhecimento, com profundo pesar, do falecimento do cidadão brasileiro Ranani Nidejelski Glazer, natural do Rio Grande do Sul, vítima dos atentados ocorridos no último dia 7 de outubro, em Israel. Ao solidarizar-se com a família, amigas e amigos de Ranani, o Governo brasileiro reitera seu absoluto repúdio a todos os atos de violência, sobretudo contra civis”, escreveu Lula.

O governador do Estado gaúcho, Eduardo Leite (PSDB), também lamentou a morte. “Recebo com tristeza a morte de Ranani Glazer, gaúcho que morreu durante um ataque criminoso ao Sul de Israel. Condeno todos os atos de terrorismo. As vidas que se perdem neste conflito representam um retrocesso civilizatório. Meus sentimentos a amigos e familiares”, disse.

A morte da brasileira Bruna Valeanu foi confirmada pela sua família no incio da tarde desta terça. Logo depois Lula compartilhou uma nota do Itamaraty, na qual o governo confirma o óbito de Bruna que também estava desaparecida desde sábado (7), quando foi a uma rave próximo à Faixa de Gaza. “O governo brasileiro lamenta e manifesta seu profundo pesar com a morte da cidadã brasileira Bruna Valeanu, de 24 anos, natural do Rio de Janeiro, segunda vítima dos atentados ocorridos no último dia 7 de outubro em Israel. Ao nos solidarizarmos com a família, amigas e amigos de Bruna, reiteramos o total repúdio do governo brasileiro  a todos os atos de violência contra a população civil”, postou.

Bruna nasceu no Rio de Janeiro e morava em Petah Tikva. Ela estava cursando faculdade de comunicação e artes desde o ano passado, segundo o perfil dela no LinkedIn. Ranani Glazer também estava na festa de música eletrônica e chegou a gravar um vídeo de dentro do bunker. O Hamas invadiu evento no sul de Israel no sábado (7). Segundo autoridades, 260 pessoas foram mortas no local, e outras foram levadas reféns.

Ao menos uma brasileira segue desaparecida. Karla Stelzer Mendes também estava na rave e ainda não foi encontrada. Karla estava acompanhada do companheiro, Gabi Azulay, e de outros amigos. O namorado da brasileira também está desaparecido.

(Imagem: Reprodução/ Instagram)

Relacionados

plugins premium WordPress