INVESTIMENTOS
Senador Beto Faro (PT) passou a semana em Belém acompanhando o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, que esteve na capital paraense para anunciar investimentos da ordem de 3,2 bilhões de reais em função da realização da Conferência das Partes (COP) 30. Os recursos serão para obras de saneamento, pavimentação e qualidade do transporte coletivo. Além de investimentos na rede hoteleira e a restauração de prédios históricos na cidade que tem sua arquitetura inspirada no período da Belle Époque.
CÍRIO
Neste domingo, a capital dos paraenses vai ter suas ruas invadidas por uma multidão. São esperadas cerca de 1 milhão e meio de pessoas na procissão do Círio de Nazaré, considerada a maior festa religiosa católica do mundo. Além da extrema devoção demonstrada pelos fiéis, sobretudo os que se agarram na corda da procissão, uma das principais atrações será o Musical do Círio, que acontece na Concha Acústica da Praça do Santuário, no Largo de Nazaré.
TURISMO
Pela primeira vez, o Ministério do Turismo vai ter um stand, intitulado “Casa da Cultura”, na avenida Nazaré, trajeto da procissão do Círio, em Belém. A iniciativa é do ministro paraense Celso Sabino (União Brasil), que convidou parlamentares de vários estados para prestigiar a festa católica. Na oportunidade, Sabino também vai assinar convênios da ordem de 100 milhões de reais para o fomento do turismo no Pará, com apoio para hotéis, restaurantes e agências de viagens.
PESQUISA
Confederação Nacional dos Municípios (CNM) realizou uma pesquisa no Pará a respeito da grave crise financeira por que passam os municípios. A amostra alcançou 50 prefeituras paraenses. Do total, 8 prefeitos admitiram estar com a folha de pagamento de pessoal em atraso. Outros 42 (84%) garantiram que a folha está em dia. Cinco estão com a folha em atraso em dois meses. A maioria das prefeituras (64%) está em atraso com o pagamento de fornecedores.
MEDIDAS
As principais medidas que os gestores estão adotando para enfrentar a crise são a demissão de funcionários (58%), redução de cargos comissionados (54%), desativação de veículos e realização de Refis (42%) e alteração do horário de expediente (34%). Outro questionamento foi se o município concedeu reajuste salarial. 35 prefeituras informaram ter concedido o reajuste, sendo que 22,9% em percentuais acima da inflação, 40% no mesmo índice da inflação e 20% abaixo. 42% acreditam que não conseguirão terminar o ano com as contas equilibradas, 26% acreditam que conseguirão e 14% não têm certeza.
FPM
No próximo dia 10, a União deve repassar aos 5.570 municípios brasileiros o montante de 4,1 bilhões de reais relativo aos dez primeiros dias de outubro do Fundo de Participação dos Municípios. O valor é 11% maior se comparado ao primeiro decêndio de setembro deste ano. Mas se comparado ao mesmo período de 2022, segue a tendência de queda, com uma redução de 13%. Ano passado, o valor pago nessa mesma época foi de 4,7 bilhões de reais. Apesar disso, a tendência é de retomada, já que no primeiro decêndio de setembro o repasse foi de 3,6 bilhões de reais.
EXONERAÇÃO
Secretário de Saúde do Estado, o delegado da Polícia Federal Rômulo Rodovalho foi exonerado das suas funções na última terça-feira. Para o seu lugar deve ser nomeada a atual diretora do Hospital Ophir Loyola, Ivete Gadelha Vaz (foto). Mas Rodovalho não ficará sem função na administração de Helder Barbalho. Ele vai ocupar a gerência do Escritório do Governo em Brasília, atualmente exercida pelo ex-deputado Beto Salame que, por sua vez, será deslocado para a assessoria da Casa Civil, em Belém.
HUMOR
Tá parecendo novela mexicana. Na recente visita do governador Herder Barbalho (MDB) a Marabá, o deputado Chamonzinho (MDB) comentava para quem quisesse ouvir que, hoje, está mais propenso a não ser do que a ser candidato a prefeito de Marabá. Aliás, o prefeito Tião Miranda (PSD), que levava a tiracolo o vice Luciano Dias (PSD), seu candidato, dias antes também já tinha essa avaliação. E certamente trocou alguma ideia a esse respeito com o governador.
UNIÃO
Em Marabá, o empresário João Tatagiba, presidente da Associação Comercial e Industrial de Marabá, que alimenta a pretensão de ser candidato a prefeito, tem um problema para resolver. Ele espera poder apresentar sua candidatura pelo União Brasil, do ministro do Turismo Celso Sabino. Mas o partido será comandado no município pelo vereador Aerton Grande, homem de confiança de Sabino. E ele não abre mão do apoio ao candidato que será lançado pelo prefeito Tião Miranda.
TAUÁ
Santo Antonio do Tauá é um município do nordeste paraense com 27.461 habitantes, segundo o último Censo do IBGE. O prefeito Evandro Correa da Silva (União Brasil) já foi reeleito e agora apoia a candidatura do vereador Fábio Ferreira (Patriota) à sua sucessão. Mas as pesquisas indicam que o favorito para ocupar o cargo é o advogado Rodrigo Amorim (MDB) – foto acima -, que ficou em segundo lugar nas últimas eleições. Ele só tem que equacionar as coisas dentro do seu partido, pois o vereador Natan Carvalho (MDB) também deseja disputar a prefeitura. A força das ruas e a simpatia da cúpula partidária devem pesar a favor de Amorim.
CANDIDATA
Filha de Tucumã, Marinês Batista, formada em comunicação e estudante de engenharia civil se prepara para disputar a prefeitura de sua cidade. Ela é esposa de Adamilton Martins Oliveira, proprietário da Rede TV Carajás, que opera em Canaã dos Carajás, Ourilândia do Norte e Tucumã. A disputa deve ser polarizada entre o prefeito Celso Lopes Cardoso (PSDB) e o ex-prefeito Adelar Pelegrini (MDB). Marinês deve se apresentar com a proposta de renovação, afirmando que os dois principais postulantes quebraram a cidade, que precisa de uma gestão eficiente.
TRIBUNAL
Na última quinta-feira, o Tribunal Regional Eleitoral suspendeu o julgamento do Recurso impetrado pelo prefeito Darci Lermen (MDB) diante da cassação de seu mandato, decidida em primeira instância, a partir de ação movida pelo PRTB. Após o voto do relator, juiz eleitoral Tafael Fecury Nogueira, que opinou a favor do prefeito, o juiz federal José Airton de Aguiar Portela pediu vistas do processo, interrompendo o julgamento. Ele assegurou que devolverá a matéria ao Plenário dentro do prazo previsto pelo TRE.
FRASE
Barão de Montesquieu: (político e escritor francês).: “A injustiça que se faz a um é uma ameaça que se faz a todos”