Em noites de muito calor, ligar o ventilador elétrico é uma atitude quase obrigatória para muitas pessoas. Especialmente para ter um sono mais tranquilo. Porém, de acordo com o especialista em medicina do sono Martin Seeley, isso não é muito aconselhável para a saúde.
Contra o uso do aparelho, Seeley dá quatro motivos para se pensar:
Causa congestão nasal
O uso prolongado dos ventiladores pode ressecar o ar e fazer com o que o corpo produza mais muco em razão de uma maior necessidade de hidratação, conforme explica Seeley. Os resultados da ação pode ser um nariz entupido e dores de cabeça devido aos problemas sinusais.
O especialista recomenda como alternativa para o problema beber pelo menos dois litros de água durante o dia.
Provoca irritações e aumenta alérgenos
Seeley também indica que o vento produzido pelo ventilador pode causar irritações, como asma e aumentar os alérgenos, causando o desenvolvimento de inflamações. “Os ventiladores elétricos circulam o ar no quarto e levantam ácaros, esporos e outros alérgenos”, diz ele, destacando que isso pode levar ao surgimento de sintomas como espirros excessivos, olhos lacrimejantes, nariz escorrendo, garganta coçando e dificuldades respiratórias.
A recomendação do especialista é limpar constantemente as hélices do ventilador e comprar purificador de ar para ajudar.
Maior desconforto muscular
Dormir com vento soprado sobre o corpo, segundo o especialista, pode fazer com que os músculos fiquem mais rígidos e causem cãibras, causando ainda mais dor. O problema aumenta quando a pessoa trabalha com a postura inadequada sobre uma mesa ou faz exercícios físicos e já tem dores musculares.
“Se você realmente precisa usar o ventilador durante toda a noite, mesmo que isso afete seu pescoço, considere um travesseiro que ajude a aliviar a pressão em seu pescoço e ombros para tentar combater essa dor”, recomenda Seeley.
Olhos secos e irritados
O ar seco do ventilador pode levar à irritação dos olhos, segundo o especialista. “Isso é ainda mais importante para aqueles que usam lentes de contato, pois elas aumentam a probabilidade de ressecamento e irritação”, acrescenta ele.
Uma alternativa para o problema, diz Seeley, é o uso de um ventilador elétrico rotativo, “porque ele circula o ar de forma mais eficiente”. (Foto: GP Saúde/Ilustração)