ASSASSINATO
Nesta terça-feira, à noite, por volta das 19h30, Alexandre Sato foi assassinado com um tiro na cabeça no Km-3 da PA140, sentido Bujaru-Concórdia do Pará. O jovem é filho do ex-prefeito de Bujaru, Jorge Sato. Nada foi roubado da vítima, o que denota a possibilidade de ser um crime de encomenda. Ele era proprietário de uma oficina de motos na cidade que foi governada por seu pai entre 2017 a 2020.
CANDIDATO
O ex-prefeito Jeová Andrade (foto abaixo) assinou nesta terça-feira a ficha de filiação ao PL, com o intuito de disputar a prefeitura de Canaã dos Carajás o ano que vem. Ele teve seu ingresso na legenda abonado pelo presidente nacional do partido, Valdemar Costa Neto, e pelos deputados federais Delegado Caveira e Éder Mauro. Atualmente Jeová é primeiro suplente de deputado estadual pelo MDB.
CORAGEM
Com a decisão de se filiar ao PL, na prática Jeová decide abrir mão da suplência de deputado, pelo fato de ter mudado de partido. Caso algum deputado estadual do MDB se eleja prefeito ou seja convocado para assumir alguma secretaria, a suplente que terá direito de assumir o mandato é a ex-deputada Paula Gomes. Além do mais, ao se aliar aos principais inimigos políticos do governador, o ex-prefeito também acaba se perfilando entre os adversários de Helder Barbalho.
APOSTA
Quem se deu mal com a filiação de Jeová foi o vereador Júnior Garra (PDT), de Canaã dos Carajás. Dias atrás ele gravou um vídeo para as redes sociais desafiando quem quisesse apostar com ele, de que o ex-prefeito não se filiaria ao PL. Cleides Pimenta, ex-assessora de Jeová e militante do PL topou a aposta. Agora, Garra terá que entregar 50 bezerros para a vitoriosa. Além de aguentar as gozações costumeiras.
FRENTE
No último dia 30, em Brasília, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, foi lançada a Frente Parlamentar Mista de Apoio à Emancipação de Distritos no Brasil. Foram colhidas 199 assinaturas, uma a mais do que o mínimo necessário para a instalação da Frente, cujo requerimento já foi encaminhado ao presidente da Câmara, Artur Lyra (PP). Todos os 17 deputados federais do Pará subscreveram o documento de criação. A iniciativa foi da deputada Flávia Morais (PDT/GO).
RANKING
Publicado o novo Ranking de Competitividade dos Estados. São Paulo, a principal locomotiva econômica do País, lidera o levantamento. Logo a seguir aparecem os estados de Santa Catarina e Paraná e em quarto lugar o Distrito Federal. O Pará aparece em 20º lugar entre as 27 unidades federativas. Ganha dos estados do Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Bahia, Roraima, Amapá e Acre. O ranking é estruturado a partir de avaliação sobre segurança pública, infraestrutura, sustentabilidade social, solidez fiscal, educação, sustentabilidade ambiental, eficiência da máquina pública, capital humano, potencial de mercado e inovação.
MDB
O MDB realiza sua Convenção Nacional no dia 5 de outubro, em Brasília. O deputado federal Baleia Rossi (SP) será reconduzido ao cargo de presidente, que ocupa desde 2019. Filho do ex-ministro da Agricultura, Wagner Rossi, ele ficará no cargo por mais dois anos e terá o desafio de manter o MDB como o partido com mais prefeituras nas eleições de 2024. Em 2020, o partido continuou a ser o detentor de maior número de prefeitos, apesar de ter tido uma queda de 25% em relação a 2016.
PRESIDENTE
Nessa nova Executiva Nacional do MDB, o governador Helder Barbalho deverá ocupar a vaga de vice-presidente. No entanto, já há um consenso entre as principais lideranças do partido, com o aval do ex-presidente Michel Temer, para que Helder assuma a presidência da legenda no biênio seguinte, posicionando-se em local estratégico para direcionar os rumos do partido nas eleições de 2026, quando pretende dar voos maiores no cenário nacional.
MUNICIPALISMO
Confederação Nacional dos Municípios comemora uma expressiva vitória após o protesto de prefeitos realizado no último dia 30. Nessa próxima sexta-feira será pago o repasse extra do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). A expectativa da CNM é que o valor seja em torno de 1,9 bilhão de reais. Esse recurso adicional vai ajudar as prefeituras mais endividadas a colocar em dia o pagamento de servidores, sobretudo porque nesse repasse não se aplica a retenção do Fundeb.
MOBILIZAÇÃO
Servidores públicos federais estão em pé de guerra com o Projeto de Lei Orçamentária Anual de 2024 enviado pelo presidente Lula ao Congresso Nacional. Nele, o governo reserva 1,5 bilhão de reais para o reajuste dos funcionários públicos. Conforme dados do Fórum Nacional Permanente das Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), o valor corresponde a um reajuste de apenas 1% nos salários o ano que vem. As entidades do funcionalismo não descartam uma paralisação nacional para protestar contra a medida.
PACAJÁ
Instituto Doxa realizou pesquisa no município de Pacajá, na Transamazônica. A gestão do prefeito André Rezende é aprovada por 55,9% e reprovada por 40,4% dos entrevistados. Sobre intenção de votos para a disputa da prefeitura, Doxa colheu os seguintes resultados: André Rezende com 41,2%, ex-prefeito Chico Tozetti (MDB) com 33,2%, ex-prefeito Padre Edmir com 4,4%, Leandro Reis com 2,2%, ex-prefeito Tonico Doido com 1,9%, Cida Bertunes com 1,5%, Ademar Renascer com 1,2% e Miguel Noronha com 1,1%. O nome do poeta Orlando Nascimento não foi colocado no formulário da Doxa para averiguação. Ele pretende ser candidato.
FLORESTA
Instituto Doxa realizou pesquisa em Floresta do Araguaia na primeira quinzena de agosto. O município fica no sul do Pará e tem 17.898 habitantes, segundo o Censo do IBGE de 2022. Um aumento de 0,73% em relação ao Censo de 2010. A prefeita Marjorri Santiago (foto abaixo) tem sua gestão aprovada por 59% da população e reprovada por 21%, segundo a Doxa. Na pergunta estimulada 40,1% afirmam que votariam novamente na prefeita. Outros 24,9% votariam em dr. Tiago. O ex-prefeito Alsério Kasimirski aparece com 7,2%. Claudinei Borges, com 4,3% e Vony do Agroprojeto com 0,5%.
APROVAÇÃO
Nova pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira afirma que o trabalho do presidente Lula é aprovado por 60% dos brasileiros, contra 35% que desaprovam. É o maior patamar desde o início do terceiro mandato de Lula. Na região Sul a aprovação cresceu de 48% para 59% em dois meses. Em relação ao levantamento anterior, feito em junho, a aprovação subiu 4 pontos e a desaprovação caiu 5. Na avaliação geral, a gestão é considerada “positiva” por 42%, “regular” para 29% e “negativa” para 24%. Outros 5% não souberam responder.
PERCEPÇÃO
Segundo a pesquisa, a melhora nos indicadores do presidente tem a ver com a percepção sobre a economia. Para 34% dos entrevistados, a economia melhorou nos últimos 12 meses. Para 39% ela ficou do mesmo jeito. Outros 23% avaliam que houve piora e 3% não quiseram responder. Para 59% dos entrevistados a economia vai continuar melhorando nos próximos 12 meses. Outros 22% esperam uma piora, 16% acreditam que ficará igual e 4% não responderam.
REGIÕES
Pela primeira vez, o governo Lula tem aprovação superior à reprovação em todas as regiões, segundo a pesquisa. No Nordeste, a aprovação é de 72%, com 25% de reprovação. No Sudeste, 55% de aprovação e 39% de reprovação. No Sul, 59% de aprovação e 38% de reprovação. No Centro-Oeste/Norte Lula tem 52% de aprovação e 39% de reprovação. O mesmo ocorre no segmento evangélico. Entre os católicos, a aprovação é de 63% e a reprovação de 32%. Entre os evangélicos a aprovação subiu a 50%, contra 46% de reprovação. Outras religiões ou os que não possuem registram a aprovação é de 64%, contra uma reprovação de 30%.
PROGRAMA
Jornalista Jeso Carneiro entrevista o também jornalista João Salame em mais uma rodada da TV JC sobre as eleições municipais. O programa vai ao ar na próxima sexta-feira, às 9h30 da manhã. A análise será sobre a disputa eleitoral o ano que vem nos municípios de São Miguel do Guamá e Itaituba.
FRASE
Castro Alves: (poeta baiano): “De inveja eu não morro, mas mato um bocado!”