RODÍZIO
Ex-deputado Cristiano Vale preside o Partido Progressista no Pará. Mas como foi eleito prefeito de Viseu em eleição suplementar tem muitos desafios a superar em gestão já ao final do primeiro ano de mandato. Por esse motivo decidiu se licenciar da presidência do PP, que passará a ser comandado pelo atual prefeito de Barcarena, o ex-deputado Renato Ogawa, que, obviamente, reside mais próximo à capital, onde ocorrem as articulações políticas. Vale quer se dedicar integralmente a resolver os desafios iniciais em Viseu.
ABAETETUBA
Abaetetuba, que tem 158.188 habitantes segundo o Censo de 2020 do IBGE, completou 127 anos de emancipação política nesta terça-feira (15) e a prefeitura realizou diversas atividades para comemorar a data. No ato principal, o deputado federal Keniston Braga (MDB), o mais votado do município entre os eleitos, esteve presente e, em ato público realizado com a presença da prefeita Francineti Carvalho, anunciou uma emenda parlamentar no valor de 3 milhões de reais para a reforma da principal praça da cidade.
SUBSTITUTO
Em Canaã dos Carajás, a prefeita Josemira Gadelha (MDB) não deu tempo para muita crise após a exoneração do secretário municipal de Desenvolvimento e Produção Rural, vereador Júnior Garra (PDT). Ela nomeou imediatamente o vereador Werbet Felipe Rodrigues (PDT) para o cargo. Ele estava na Câmara Municipal ocupando o lugar do próprio Garra. Dessa forma, além de contemplar o partido, ela evita que Werbet deixe a Câmara e fique sem função. Uma saída inteligente.
AFASTAMENTO
Entra ano e sai ano e a Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp) está sempre envolvida em alguma polemica. Agora foi a vez da presidente da entidade, Deuzita Viana, ser afastada pelo Conselho Fiscal por suspeita de fortes práticas de corrupção. Ela ficará afastada do cargo pelo período de 30 dias, para que uma sindicância apure a conduta da gestora. A Coomigasp é uma das maiores associações de garimpeiros do Brasil, com cerca de 10 mil associados, e luta desde a década de 80 por uma indenização da União pela apropriação da chamada “sobra do ouro”, que teria lesado milhares de garimpeiros.
XINGUARA
Instituto Doxa confirmou esta semana o que esta Coluna já havia antecipado. O desgaste da gestão do prefeito Moacir Pires de Faria e a polarização da disputa pela prefeitura entre o ex-prefeito Oswaldinho Assunção e o pecuarista Enric Laureano. Segundo a pesquisa, a administração de Dr. Moacir é aprovada por 27,2% dos entrevistados e reprovada por 61,8%. O governo Lula é aprovado por 54,8% e reprovado por 37,9%. Já o de Helder Barbalho recebe a aprovação de 59,1% dos entrevistados contra 28,6% que reprovam.
DISPUTA
Na disputa pela prefeitura, Oswaldinho crava 31,5% de intenção de votos, na entrevista onde os nomes são apresentados. Enric Laureano vem a seguir com 23%. Na sequência Amarildo Paulino (MDB) vem com 9%, o prefeito Dr. Moacir tem 8,3% e o ex-prefeito Davi Passos (PT) 7,3%. Os indecisos somam 14,9% e os que pretendem votar em branco e nulo são 6%. Segundo a Doxa, o atual prefeito é o mais rejeitado, com 42,2% dos entrevistados que não querem sua reeleição. Na sequência, a rejeição é a seguinte: Amarildo Paulino (8,3%), Laureano (5,3%), Oswaldinho (4%) e Davi Passos (4%).
BODE
É como a história do bode fedorento na sala. Antes do bode entrar estava tudo bem. Depois que entra fica insuportável. Quem está na sala reclama. O bode é retirado e as coisas “melhoram”. Assim podemos resumir o caso do reajuste da tarifa de energia executado pela Agência Nacional de Energia Elétrica em relação ao Pará. Inicialmente, a Aneel anunciou um reajuste de 18,32% para o consumidor residencial e 16,85% para o de alta tensão, o que tornaria a energia do Pará uma das mais caras do País. Foi uma grita geral, sobretudo porque somos um Estado produtor de energia.
REAJUSTE
Depois de pressão do Governo do Estado, que inclusive ajuizou Ação Civil Pública contra a Aneel, derrotada, diga-se de passagem, a 29ª. Reunião Pública Ordinária da Diretoria da Agência, ocorrida nesta terça-feira (15), aprovou por apertados 3 votos a 2, o reajuste de 9,61% para os consumidores residenciais e 11,07% para os de alta tensão no Pará. O aumento será aplicado em todas as contas de forma retroativa ao dia 7 de agosto. Ou seja, dos males o menor. O bode fedorento foi retirado da sala.
SUCESSO
Foi um sucesso a Sessão Especial do Senado Federal em homenagem à Marcha das Margaridas, realizadas nesta terça-feira (15). Centenas de lideranças de movimentos de mulheres, sobretudo do campo, marcaram presença no plenário, que ficou lotado. Muitas militantes do Pará marcaram presença e diversas reivindicações do movimento foram debatidas em Plenário. Cerca de 100 mil mulheres devem realizar hoje a Marcha em direção a Esplanada dos Ministérios. É aguardada a presença do presidente Lula no ato de encerramento.
AGENDA
Será nesta próxima sexta-feira, as 9h30 da manhã, o próximo Programa da TV JC, do jornalista Jeso Carneiro, de Santarém, onde o também jornalista, ex-prefeito e ex-deputado João Salame será entrevistado para realizar mais uma análise sobre as eleições municipais do ano que vem. Dessa vez o foco será o município de Prainha, no Oeste paraense, e Capanema, no Nordeste do Estado. O endereço eletrônico do Blog do Jeso é: www.jesocarneiro.com.br
ACARÁ
Batido o martelo. A aliança entre MDB e PT será mantida em Acará, município do Nordeste paraense com população de 57.385 habitantes, segundo o Censo do IBGE de 2020. No entanto, uma mudança deve ser processada. O vice Ionaldo Oliveira Damasceno, o Ieca, deve ser substituído por outro nome do PT. Especula-se que pelo empresário do ramo de material de construção, Adelson Lima, antigo filiado do partido. Com a mudança, a aliança entre o prefeito Pedro Paulo Gouvea Moraes, o Pedrinho da Balsa (MDB) e o senador Beto Faro (PT), natural do município, está mantida. O empresário Cristiano de Abreu Pinto coordena as articulações de um grupo de empresários para emplacar o nome de Adelson.
ALIADOS
O governador Helder Barbalho e o senador Beto Faro estão alinhando possibilidades de composição do MDB com o PT em praticamente todos os municípios do Pará. O nó, certamente, vai ser nas grandes cidades, como Belém, Santarém e Marabá e naquelas onde é acirrada a disputa entre os grupos, onde lideranças dos dois partidos querem a mesma coisa e nem sempre a aliança é facilitada, em virtude da falta de entendimento entre os atores locais. Conhecidos como dois políticos habilidosos, HB e Faro terão muito trabalho pela frente.
FILIAÇÃO
Aliás, a pergunta que não quer calar em Ipixuna do Pará é em qual partido o prefeito Artemes Oliveira (PSD) vai se filiar. Fica no seu atual partido ou atende ao convite do senador Beto Faro para retornar ao PT? Da mesma forma especula-se a sorte do casal Evaldo e Katiane Cunha, ex-prefeitos do município, adversários de Artemes, filiados ao PT, mas que na última campanha apoiaram a candidatura do deputado federal Antônio Doido (MDB). O comentário geral é que estão sendo convidados a deixar seu atual partido. Vão se filiar ao MDB? Beto Faro, que está procurando se alinhar com Helder Barbalho em todos os municípios, vai concordar? Cenas do próximo capítulo.
BEIJA MÃO
Depois de terem apoiado o presidente Jair Bolsonaro (PL) nas últimas eleições, dois parlamentares paraenses estão atravessando o rubicão. O deputado Hélio Leite (União Brasil) – foto acima -, suplente do ministro Celso Sabino, retorna à Câmara Federal e já pavimenta sua aproximação com o governo Lula. Da mesma forma, o senador Zequinha Marinho, que deixou o Partido Liberal (PL) e se filiou ao Podemos. Ambos foram vistos ontem (terça-feira) se dirigindo ao Ministério da Articulação Política, comandado pelo ministro Alexandre Padilha, para conversar sobre essa aproximação.
FRASE
Confúcio: “Para conhecermos os amigos é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça. No sucesso verificamos a quantidade e, na desgraça, a qualidade”.