Três das 14 cidades do Grande Recife não têm mulheres vereadoras eleitas

Mais da metade dos eleitores de Pernambuco são mulheres, aproximadamente 54%. No entanto, três das 14 cidades do Grande Recife não têm uma mulher vereadora eleita: Camaragibe, Moreno e Itamaracá. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE), esses municípios têm, respectivamente, 13, 11 e 11 vereadores eleitos, todos homens

Isso significa que, apesar de as mulheres serem maioria na população e no número de eleitos, a representação feminina na política não acompanha essa proporção, de acordo com a representante da ONG Mulheres Guerreiras de Camaragibe, Ceça Santos.

“É um reflexo, uma consequência desse patriarcado que colocou nas nossas cabeças que os homens têm que estar em uma posição de poder, e as mulheres, atrás”, disse Ceça.

A lei das eleições prevê que cada partido ou coligação preencha o mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada sexo, levando em consideração o gênero, e não o sexo biológico. Ou seja, não há um percentual específico para homens nem para mulheres, e cada partido e cada coligação podem decidir a divisão entre os candidatos.

Em Camaragibe, por exemplo, nos dois anos e oito meses de mandato da composição atual da Câmara, foram criados sete projetos para atender mulheres. Segundo Ceça, a falta de representação feminina nas câmaras municipais prejudica, também, a criação de leis.

“Falta, realmente, muita coisa que nós mulheres sentimos. […] E por mais que os homens sejam parceiros, que existam vereadores que se sensibilizem com a causa, não é a mesma coisa dele estar na ponta, viver, vivenciar”, afirmou Ceça.

O presidente da Câmara de Camaragibe, Renê Cabral (Republicanos), reconhece a falta da presença feminina na política do município.

“Acredito que as conjunturas partidárias ainda são desfavoráveis à mulher. A Câmara hoje sente falta, a mulher tem um olhar especial para o segmento mulher e acredito que, nas próximas eleições, a gente consiga ter mais vereadoras”, disse Renê.

 

Representação feminina

Nas outras cidades do Grande Recife, há a representação feminina nas câmaras municipais, mas a diferença entre os gêneros é significativa.

Confira os dados abaixo:

 

São Lourenço da Mata: 14 homens e 1 mulher (6,66%);

Jaboatão dos Guararapes: 27 homens e 2 mulheres (6,89%);

Itapissuma: 10 homens e 1 mulher (9,09%);

Ipojuca: 15 homens e 1 mulher (11,11%);

Olinda: 15 homens e 2 mulheres (11,76%);

Cabo de Santo Agostinho: 18 homens e 3 mulheres (14,28%);

Recife: 32 homens e 7 mulheres (17,94%);

Abreu e Lima: 9 homens e 2 mulheres (18,18%);

Araçoiaba: 9 homens e 2 mulheres (18,18%);

Igarassu: 12 homens e 3 mulheres (20%);

Paulista: 11 homens e 4 mulheres (26,66%).

 

(Foto: Reprodução)

Relacionados

plugins premium WordPress