O Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) orientou que os Estados declarem emergência zoossanitária por causa da gripe aviária. Em nível nacional, o governo já havia anunciado a medida por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União em 22 de maio.
Segundo a pasta, para que o enfrentamento à gripe aviária seja efetivado, é necessário que os Estados tomem a mesma medida a fim de reforçar o alerta nas localidades onde não há qualquer registro de foco da doença.
A ocorrência de um caso em ave comercial afetaria todo o País, apontou o Mapa em um comunicado na sexta-feira (21). O Brasil é líder nas exportações de carne de frango, respondendo por 35% do mercado global. É também um dos únicos países que ainda se mantém com o status de livre da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (gripe aviária) em aves comerciais, que chegam até a mesa do consumidor, conforme protocolo da Organização Mundial de Saúde Animal.
Quase 70 focos de gripe aviária já foram identificados em sete Estados brasileiros. Ao declararem emergência zoossanitária, os governos conseguem agilizar processos para combater a doença, como, por exemplo, contratar funcionários por tempo determinado e reduzir a burocracia para comprar equipamentos ou deslocar servidores de um Estado para o outro. (Foto: Reprodução)