Pesquisa mostra que maioria apoia trans em cargos públicos

O Congresso Nacional tem este ano, pela primeira vez, a presença de mulheres trans com mandato, as deputadas Duda Salabert (PDT-MG) e Erika Hilton (Psol-SP).

Embora lidere o ranking mundial de violência contra transgêneros, o Brasil está entre os países da América Latina que mais se mostram favoráveis à presença de pessoas trans em cargos públicos.

Pesquisa inédita divulgada pela Fundação Luminate e realizada pelo Instituto Ipsos revela que 57% dos brasileiros afirmam se sentir totalmente confortáveis com a presença de trans em cargos políticos.

O percentual é bem superior ao registrado pelo levantamento nos outros países latino-americanos pesquisados: Argentina (49%), México (40%) e Colômbia (37%). O relatório “LGBT+ na Política: Percepções do Eleitorado na América Latina” foi divulgado nesta quarta-feira (28), quando se celebra o Dia do Orgulho LGBTQIAPN+.

Para Duda Salabert, além da pesquisa, dados empíricos também confirmam um desejo da população brasileira pelo “alargamento da democracia”, o que se materializa com a eleição de pessoas LGBTQIA+.

“O exemplo disso é que eu sou a pessoa mais bem votada da história do Parlamento de Belo Horizonte quando fui vereadora, com o dobro do recorde de votação anterior. E eu sou a deputada federal mais bem votada da história de Minas Gerais. A vitória minha e também de outros parlamentares trans que batem recorde de votação traduzem um anseio popular por maior representatividade e diversidade no Parlamento brasileiro. Antes dessa pesquisa, já havia sinalizações da sociedade clamando por essas transformações”, disse Duda ao Congresso em Foco.

Se há sinais de melhora no cenário político, os indicadores ainda são preocupantes em relação à segurança de pessoas em decorrência de sua orientação sexual ou de seu gênero. Uma pessoa LGBTQIA+ foi morta violentamente a cada 34 horas no país em 2022. De acordo com o Dossiê de Mortes e Violências Contra LGBTI+ no Brasil, foram assassinadas 273 pessoas entre janeiro e dezembro do ano passado.  (Foto: Lucas Ravila)

Relacionados

plugins premium WordPress