Lula troca abraços com Papa Francisco durante encontro no Vaticano

O presidente esteve acompanhado da primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, no encontro com o pontífice. O casal entregou ao argentino uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré e uma placa com os dizeres “a paz é uma flor frágil”, em italiano

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu na manhã quarta-feira (21) com o Papa Francisco, no Vaticano. Lula esteve acompanhado da primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, durante o encontro. Durante a reunião, que faz parte da agenda presidencial, Lula e o pontífice trocaram abraços.

O chefe do Executivo foi ao Vaticano conversar com o pontífice sobre uma possível saída pacífica para a guerra entre a Rússia e a Ucrânia, além de discutir medidas para o combate à fome e à desigualdade no mundo. O casal entregou presentes ao Papa Francisco. Janja levou uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré, enquanto Lula deu uma placa dourada com os dizeres “a paz é uma flor frágil”, em italiano.

Nas redes sociais, o presidente agradeceu o pontífice “pela conversa sobre a paz no mundo”. A primeira-dama, Janja, confirmou que fez o convite para o Papa esteja presente na celebração deste ano do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, no segundo domingo de outubro, em Belém. “Recebendo as bençãos do Papa Francisco e entregando uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré, padroeira da Amazônia e que anualmente atrai peregrinos de todo o Brasil para uma das maiores festas católicas do mundo, o Círio de Nazaré. Aproveitamos o encontro para convidar o Papa a participar das festividades deste ano, que acontece em outubro, em Belém”, disse.

 

Agenda europeia

Mais cedo, o presidente se reuniu com o presidente da Itália, Sérgio Matarella, no Palácio do Quirinale, com o ex-primeiro-ministro, Massimo D’Alema, e a secretária-geral do Partido Democrático Italiano, Elly Schlein. A expectativa era de que o diálogo entre os líderes abordasse a vasta agenda econômica bilateral e os avanços do acordo do Mercosul com a União Europeia.

Ainda nesta quarta-feira, Lula participará de um encontro com a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, que lidera um partido de extrema-direita do país. Para finalizar a agenda do dia, o chefe do Governo Federal fará uma visita ao prefeito da cidade, Roberto Gualtieri.

Conforme informações do Palácio Itamaraty, eles se reunirão por volta de 16h (horário local) no gabinete da prefeitura, e o encontro terá caráter pessoal, já que Gualtieri foi uma das personalidades internacionais que visitou Lula entre 2018 e 2019, durante o período em que esteve preso em Curitiba, no âmbito da Operação Lava Jato.

 

(Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Relacionados

plugins premium WordPress