Coisas da Política

CASAS

 

O Pará viveu dias de euforia no final de semana com a visita do presidente Lula a Belém e Abaetetuba.  Que não chegou de mãos vazias. A primeira visita foi a Abaetetuba, para a entrega de 222 casas do Programa Minha Casa Minha Vida, no Residencial Angelin, cujas obras estavam paralisadas há 10 anos. Quase 900 pessoas foram beneficiadas com as moradias entregues. Na oportunidade Lula anunciou que o programa também beneficiará pessoas da classe média.

 

CONVÊNIOS

 

Com o prefeito Edmilson Rodrigues (PSol), Lula firmou dois convênios. O primeiro para a construção do Parque Urbano Igarapé São Joaquim, na Bacia do Una, com obras de urbanização, sistema de esgotamento sanitário, drenagem pluvial, abastecimento de água e mobilidade urbana, a um custo estimado de 150 milhões de reais. O segundo convênio é para a reforma do Ver-o-Peso, incluindo estacionamento, feiras, mercados de carne, de peixe e a feira do açaí.

 

OFICIAL

 

Além dos convênios com a prefeitura de Belém, Lula anunciou oficialmente a realização da Conferência das Partes (COP) 30, em Belém, a ser realizada em 2025. O evento aconteceu no galpão da Companhia das Docas do Pará, quando o presidente anunciou também investimentos para o projeto Porto Futuro II, do Governo do Estado, que prevê a criação, em sete galpões, de equipamentos culturais, economia criativa, praça, estacionamento, bicicletário, memorial da navegação, entre outros.

 

 

VAIAS

 

Em Abaetetuba, a nota negativa ficou por conta da vaia recebida pela prefeita Francineti Carvalho (PSDB) na cerimônia de entrega das casas. Foi preciso o governador Helder Barbalho pegar o microfone das mãos da prefeita para pedir que as vaias parassem. Mas não adiantou. Quando ele devolveu a fala à gestora as manifestações retornaram. Analistas da política local asseguram que, além do desgaste que a prefeita vem enfrentando, a oposição, sobretudo a militância petista, conduziu os protestos.

 

 ARTICULAÇÃO

 

Nos bastidores da política de Abaetetuba está em marcha uma articulação para que Francineti saia do PSDB e se filie ao MDB, para ser candidata com o apoio do governador. Nessa costura o PT indicaria o vice. Falta combinar com o ex-prefeito Chita (MDB), adversário da prefeita, e com a militância petista, que está disposta a engrossar o caldo da oposição. Esse imbróglio é um excelente caso para desafiar o poder dos articuladores. A conferir.

 

MINISTRO

 

Em Belém, a nota de bastidor fica por conta da presença do deputado federal e ministeriável Celso Sabino (União Brasil) na visita presidencial. Ele foi levado ao almoço com o presidente pelo governador Helder Barbalho, que, no discurso realizado no Galpão da Companhia das Docas, deixou claro a Lula que a nomeação de Sabino para ministro do Turismo, caso ocorra, conta com o seu total apoio.

 

OBJETIVOS

 

Aos que acham que a atitude do governador foi açodada por deixar o presidente numa aparente saia justa (Lula teria ficado calado), Helder revela mais uma vez a audácia de seus movimentos. E atinge alguns objetivos. Caso Sabino seja nomeado ele carimba a decisão de ter se manifestado publicamente a favor dela. Caso não seja deixa claro ao deputado e agora aliado que ele não foi o causador do desconforto político.

 

APROVADAS

 

O ex-prefeito Osvaldinho Assunção, de Xinguara, (foto abaixo) tem motivos de sobras para comemorar. As prestações de contas de sua gestão, relativas aos anos de 2017 a 202º foram aprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e, por unanimidade, pela Câmara Municipal. Liderando as pesquisas de intenção de votos, Osvaldinho tem o nome bastante comentado para disputar novamente a prefeitura o ano que vem.

 

 

PACAJÁ

 

Em Pacajá, município localizado na rodovia Transamazônica, entre Novo Repartimento e Altamira, o prefeito André Rezende (sem partido) caminha bem rumo a reeleição. Sua gestão vem recebendo o apoio do Governo do Estado e tem bons índices de aprovação, além de ter conseguido a adesão de lideranças importantes da oposição, como o ex-vice-prefeito Chico Direta e o ex-vereador Mirim do Arataú, além de ter o apoio do PT, que ocupa a secretaria de Habitação.

 

OPOSIÇÃO

 

Mas como em política um ano pode representar um século, a oposição conta com pedras no meio caminho do prefeito para disputar a sucessão de André Resende. O ex-prefeito Chico Tozzeti (MDB), muito ligado a deputada federal Elcione Barbalho, sonha em disputar com o apoio do governador. Mas consta que o atual prefeito pode se transferir para o partido. O contador e poeta Orlando Nascimento, um nome com baixa rejeição, cresce no meio desse tiroteio. A disputa promete.

 

DENÚNCIA

 

Deputado coronel Neil Duarte (PL) – foto abaixo – mexeu num vespeiro. Ele denunciou que prefeituras estariam negociando com a Advocacia Geral da União e com Fundos de Investimentos o pagamento dos precatórios do Fundeb (Fundo de Desenvolvimento do Ensino Básico) com descontos que chegam a 90%, segundo o parlamentar. E citou especificamente as prefeituras de Breves e Soure, na Ilha do Marajó.

 

PREJUÍZO

 

Com valores milionários, sobretudo para os municípios do Norte do País, o pagamento da diferença de repasses do Fundeb tornou-se um direito que está sendo honrado pela União. Ainda que demore um pouco. Vários municípios já receberam. Se for verdade que estejam acontecendo esses acordos com grandes deságios, o prejuízo recairá sobretudo sobre os professores e a educação como um todo, para quem a maior parte da verba é destinada.  Com a palavra os prefeitos dos municípios citados.

 

 

MARITUBA

 

A prefeita Patrícia Alencar (Republicanos), de Marituba, talvez seja a gestora com maior interação nas redes sociais, que “bombam” a cada postagem. Jovem e dinâmica, ela participa ativamente de todos os eventos da sociedade. Se estiver numa festa com música brega ela dança. No aniversário da cidade chega no palco de tirolesa. Boa de discurso, topa o enfrentamento com adversários. Nas eleições, um dos maiores problemas é que terá como oponente o ex-marido, Moisés Mendes. Interessante acompanhar.

 

FRASE

 

Paulo Freire: “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”

Compartilhe

Outras matérias

Relacionados

plugins premium WordPress