Coisas da Política

ASSUMIU

Conforme esta coluna antecipou, o senador Zequinha Marinho, após deixar as fileiras do PL, assumiu a presidência estadual do Podemos. O ato formal aconteceu na última quarta-feira, quando a presidente nacional do partido, deputada Renata Abreu, chancelou a ficha de filiação do parlamentar. O partido, até então, era presidido no Pará pelo deputado estadual Igor Normando, atual secretário do governo Helder Barbalho.

 

DIRETRIZ

Zequinha assume o partido retirando-o da base de apoio do Governo do Estado e mudando sua orientação política. A legenda, no Pará, assumirá posições claramente de direita, com o velho mote de defesa da pátria, da família e contra a corrupção. A principal tarefa do novo presidente é organizar a legenda para a disputa das eleições municipais. Deve se tornar um novo polo para aglutinar políticos de oposição, hoje restrito ao PL.

SENHA

Com a mudança no comando do Podemos, o deputado Igor Normando acaba recebendo a senha que lhe permitirá mudar de partido. O destino mais provável é o MDB. Como se sabe, Normando pretende ser candidato a prefeito da capital e considera fundamental o apoio do governador Helder Barbalho, que hoje ostenta bons índices de popularidade em Belém. Em virtude da fusão entre Podemos e PSC, Igor pode sair do partido sem correr o risco de ter o seu mandato cassado.

 

DEFINIÇÃO

O deputado estadual Zeca Pirão (MDB), atento às movimentações nos bastidores da política, pretende nos próximos dias ter uma conversa com o governador para definir seu futuro. Pirão está bem colocado nas pesquisas para disputar a prefeitura da capital. Mas compreende que só pode levar adiante seu projeto se for de comum acordo com o governador. A conversa visa saber quais são os planos de HB para Belém.

 

OPOSIÇÃO

Enquanto isso, nas fileiras do PSol, cresce a determinação da ala mais à esquerda do partido em enfrentar o prefeito Edmilson Rodrigues na convenção que vai definir a candidatura o ano que vem. Cumpre lembrar que esse mesmo segmento impediu a aliança formal do PSol com o MDB nas eleições para governador, lançando a candidatura de Adolfo Oliveira. A bola da vez agora é a vereadora professora Silvia Letícia (foto abaixo), que tem sido uma das vozes mais críticas a administração do prefeito e sua aliança com o governador.

MONITORANDO

Círculo mais próximo ao governador acompanha com atenção essa disputa dentro do PSol. Se a candidatura de Edmilson for inviabilizada e a ala mais à esquerda prevalecer, HB ficaria definitivamente liberado de qualquer acordo em apoio ao prefeito. E facilitaria sua tomada de decisão para apontar um nome do MDB na disputa pela prefeitura. Muita água ainda vai rolar debaixo dessa ponte.

 

AUSÊNCIA

Delegado federal Everaldo Eguchi realizou semana passada uma reunião para reafirmar às lideranças que o acompanham que é candidato a prefeito de Belém. No seu novo partido, o PTB, viu sua reunião ser desprestigiada pelo presidente estadual da sigla, ex-deputado Márcio Miranda, e pelo deputado estadual Bob Flay, que não compareceram ao evento. Com a mudança no comando do Podemos, agora presidido por Zequinha Marinho, não seria surpresa que Eguchi seja sondado para uma nova mudança de ares.

 

ULIANÓPOLIS

Em Ulianópolis, cidade cortada pela rodovia Belém-Brasília, a prefeita Kelly Destro (MDB) é candidata à reeleição. Mas a oposição se articula para apresentar um nome em condições de retirar a gestora do cargo.  Quem está se destacando é o advogado Walter de Almeida Araújo (foto abaixo), vice-presidente do PSDB no município. Ele já assumiu sua pré-candidatura e vem recebendo adesões desde então. Secretário-geral da OAB, região de Paragominas, Walter já vem realizando diversos trabalhos sociais na cidade.

DÍVIDAS

A mudança no comando da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Governo do Estado, com a saída de Carlos Maneschy e a posse do ex-deputado Hélio Leite (União Brasil) tem causado desconforto a empresas que prestaram serviços à pasta. Desde o início do ano empresários tem encontrado dificuldades para receber faturas de serviços prestados à secretaria. O espaço está aberto para manifestação do secretário.

 

ASSESSORIA

O suplente de senador Josenir Nascimento (PT) está de endereço novo. A convite do ministro Jader Filho ele assumiu a função de intermediar os contatos do Ministério com prefeitos de todo o País. Conhecido por sua capacidade de articulação e fidelidade ao governador Helder Barbalho, Josenir é suplente do senador Beto Faro (PT).

 

CLIMA

Na próxima segunda-feira, Dia Mundial do Meio Ambiente, o Senado Federal realizará uma Audiência Pública do Clima. É uma iniciativa do senador Beto Faro (PT). Para o evento já confirmaram presença nove Embaixadas e representações de diversas organizações internacionais. Na pauta as propostas que o Brasil levará para a Conferência das Partes (COP 28), que acontecerá este ano nos Emirados Árabes Unidos, que tratará das mudanças climáticas.

 

PREPARATIVOS

Além de debater propostas para a COP 28, a Audiência debaterá também propostas para serem levadas à COP 30, que acontecerá em 2025, em Belém. O senador avalia que é fundamental envolver todos os organismos da sociedade para debater as propostas de mudanças climáticas, para que o encontro que acontecerá na capital paraense represente efetivamente os interesses da sociedade brasileira.

 

TAILÂNDIA

Na coluna anterior oferecemos aos leitores um amplo panorama da disputa pela prefeitura de Tailândia, importante município da PA 150, com vários nomes que alimentam a pretensão de comandar a cidade. Um outro nome deixou de ser citado. O do jovem vereador Lauro (MDB), o segundo mais votado e atual vice-presidente da Câmara Municipal. Registrado.

 

PULVERIZAÇÃO

Em Igarapé-Açu, município do nordeste paraense, diversos nomes se apresentam para disputar a sucessão do prefeito Normando Riachão (PSDB), que não pode mais se candidatar a reeleição. Dois vereadores estão apresentando seus nomes. Erlon Feitosa (Republicanos), que pode ser o candidato apoiado pelo prefeito. E o vereador Xoró Pardal (MDB). O ex-prefeito Ronaldo Lopes também alimenta a expectativa de ser candidato, da mesma forma que o ex-jogador de futebol Beto Torres.

 

MULHERES  

A ex-prefeita Sandra Uesugi (MDB) e a militante dos movimentos sociais, professora Diva, são prováveis candidatas. Lene Rosário, esposa do falecido ex-prefeito Nivaldo Costa, tem seu nome sempre citado devido ao bom trabalho social que realizou na gestão do marido. Mas surge um nome.novo na disputa. A socióloga Maria Luzia. Diante do apelo de lideranças, que afirmam que Igarapé-Açu está sem candidatos para resolver os problemas do município, ela está colocando seu nome a disposição da sociedade.

 

SEXTOU!

Como hoje é  sexta-feira, desejamos um abençoado final de semana a todos, com muita alegria e paz no lar de cada um.

Relacionados

plugins premium WordPress