Após Lula confirmar Zanin, autoridades se manifestam sobre a indicação

Oposição e base de apoio ao governo Lula reagiram nas redes sociais o anúncio da indicação do advogado Cristiano Zanin para a vaga do STF. Ministro da suprema corte rasgam elogios ao nome do jurista.

 

Assim que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou a indicação de Cristiano Zanin para a vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), no início da tarde desta quinta-feira (1º), autoridades e parlamentares apoiadores e contrários ao governo se manifestaram à escolha. A indicação não surpreendeu, uma vez que o jurista sempre despontou como favorito para a vaga, sobretudo, pela relação estreita os dois, já que Zanin atuou na defesa de Lula no processo da Lava-Jato.

A base do governo saiu em defesa da indicação de Lula. O ministro da Justiça e da Segurança Pública, Flávio Dino, disse que Zanin “demonstrou ter notável saber jurídico e reputação ilibada, conforme disposto no artigo 101 da Constituição”. Para ele, “a sua indicação é também um reconhecimento ao papel dos advogados para o bom funcionamento da Justiça”. O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação do governo seguiu a mesma linha de Dino. “Não há dúvidas com relação a sua trajetória ilibada e respeitada no meio jurídico”, declarou.

O senador Fabiano Contarato, líder da bancada do PT no Senado, afirmou que o jurista “é um advogado respeitado, tem carreira jurídica consolidada e atende todos os requisitos para ser o mais novo ministro do STF”. A presidente nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann, parabenizou Zanin pela indicação e disse que é “o reconhecimento de sua coerência na defesa do Direito e da Constituição. O Judiciário brasileiro sai engrandecido!”.

Na Câmara, o líder do governo na Casa, José Guimarães, defendeu que Zanin reúne todos os critérios para o posto. “Tenho certeza que o Brasil ganhará um ministro com pleno conhecimento na área e que já demonstrou ao país muita competência. Fará um ótimo trabalho!”, avaliou. O deputado Zeca Dirceu, líder do PT, aferiu que o presidente Lula “designou um excelente futuro Ministro.”

No próprio Supremo Tribunal Federal (STF) a indicação foi muito bem recebida pelos ministros da Corte. Em nota, o ex-ministro Ricardo Lewandowski – que era o titular da cadeira – disse que Zanin será “um magistrado competente e imparcial”. “Cristiano Zanin é um experiente e combativo advogado que preenche todos os requisitos constitucionais para ocupar uma vaga de Ministro do Supremo Tribunal Federal. Será, com certeza, um magistrado competente e imparcial”,  afirmou Lewandowski.

Pelas redes sociais, o decano do STF, ministro Gilmar Mendes, classificou a indicação de Zanin como “alvissareira notícia” e disse se tratar de um “brilhante advogado”. “O Dr. Zanin sempre demonstrou elevado tirocínio jurídico em sua trajetória profissional”. Perguntado por jornalistas na chegada ao prédio do Supremo, Luiz Fux declarou que a indicação do presidente foi “ótima”.

Para Luís Roberto Barroso, Zanin “atuou com elevada qualidade profissional em casos que tramitaram perante o Supremo”, além de apresentar a visão de um “advogado sério e competente”.  “Da minha parte, será muito bem-vindo”, emendou. Já André Mendonça, indicado por Jair Bolsonaro (PL), desejou “sorte” e “sucesso” ao possível colega. “Eu entendo que é uma prerrogativa do presidente da República. Cabe ao Senado avaliar os critérios, os requisitos, que a princípio eu entendo que ele tem”. Também indicado por Bolsonaro, Kassio Nunes Marques chamou de “ótima, muito boa” a indicação do advogado.

Oposição

Vale destacar que foi Zanin o responsável por derrubar, uma a uma, as acusações do ex-juiz parcial e hoje senador Sergio Moro (União Brasil-PR) contra o presidente Lula, livrando-o da prisão injusta, recuperando seus direitos políticos e viabilizando sua volta ao Palácio do Planalto. Não à toa, Moro disse que a indicação não é vista com bons olhos pelo histórico pessoal de Zanin com Lula e de que ela sugere uma falta de “isenção” no julgamento dos processos no STF. “A nomeação de um advogado e amigo pessoal do presidente da República para o Supremo Tribunal Federal não favorece a independência da instituição e fere o espírito republicano”, criticou Moro nas redes sociais.

Já o ex-vice-presidente da República general Hamilton mourão (Republicanos-RS) disse que a indicação de Lula “ignora o espírito republicano, abandonando nomes com mais mérito, isenção e experiência na magistratura”. A deputada federal Bia Kicis (PL-DF) também falou em isenção no julgamento de Zanin. “Isenção acima de tudo”, ironizou a parlamentar. Figuras emblemáticas de oposição ao governo, como a família Bolsonaro, as ex-ministras e atuais senadoras Tereza Cristina (PP-MS) e Damares Alves (Republicanos-DF), além dos senadores Magno Malta (PL-ES), Romário (PL-RJ) e Marcos do Val (Podemos-ES) não se pronunciaram até a manha desta sexta-feira (2) sobre a indicação.

 

Quem é Zanin?

Formado em direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Zanin trabalha desde 2013, ao lado da esposa, na defesa do presidente Lula. Para o chefe do Executivo, ele foi uma revelação no mundo jurídico após sua atuação no processo da Lava-Jato. Durante quatro anos, ele trabalhou nos processos que envolveram Lula durante a Lava-Jato e outras operações pelo país. Mesmo sem êxito no impedimento da prisão do então ex-presidente petista, em 2018, foi dele a ação de habeas corpus no STF que ocasionou a anulação das condenações de Lula no processo. O pedido ocorreu após a Corte ter considerado parcial a decisão do então juiz Sérgio Moro no julgamento contra o político.

A anulação das condenações reestabeleceram os direitos políticos de Lula e possibilitaram o retorno dele para a política, quando se elegeu em 2022. Após as representações de Lula, ele também participou de outros casos que ganharam relevância nacional. Um dos mais recentes é a defesa da Americanas, no processo em que o banco BTG Pactual briga pela manutenção da retenção R$ 1,2 bilhão do caixa da varejista, no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

(Foto: © Getty)

Relacionados

plugins premium WordPress