DISPUTADA
Depois do quarto mandato do prefeito Darci Lermen (MDB), sua sucessão promete ser das mais animadas. Nada menos que cinco possíveis postulantes de peso, dentro do seu próprio grupo (por enquanto), tem a possibilidade de sonhar com sua cadeira. E todos muito fortes. Com a maior arrecadação do Estado, é certamente uma das prefeituras mais disputadas do País. E fora do grupo do prefeito existem outros candidatos de expressão.
NOMES
O deputado estadual Ivanaldo Braz (PDT), ex-vereador, cravou 44.960 votos nas últimas eleições para a Assembleia Legislativa, o que equivale a quase 34% dos votos válidos. Um nome de peso na disputa. Além dele, vindo do parlamento, tem o jovem vereador Rafael Ribeiro (MDB), presidente da Câmara Municipal de Parauapebas, por quem o prefeito Darci tem grande estima.
TRATOR
Ainda no bloco do prefeito surge com grande apetite a candidatura do empresário Branco da White. Atuando no ramo de terraplenagem, pavimentação e construção, Branco tem um estilo próprio de fazer política, sempre com muita estrutura. Bem ao seu estilo, tem dado mostras que não vai deixar barato qualquer tipo de tentativa de impedir sua pretensão. Há quem afirme que Branco já tem dialogado, inclusive, com setores da oposição mais dura ao prefeito.
ASSISTINDO
Dizendo que não pretende entrar na disputa, mas assistindo de camarote, está o vice-prefeito João José Trindade, o João do Verdurão (PDT). Empresário forte na cidade no ramo de supermercados, ele está um pouco assustado com a virulência do processo político e pretende se dedicar aos seus empreendimentos. É o que tem dito a familiares e amigos. A conferir.
FORÇA
Em Parauapebas, nas últimas eleições, o ex-presidente Bolsonaro teve 83.810 votos, no segundo turno (59,78%), e o presidente Lula, 56.839 (40,22%). A oposição pela direita pretende usar essa força para vencer a disputa municipal. Aproveitando-se da divisão das fileiras governistas, já sonha com a vitória. E tem 3 nomes na pista. O ex-vereador Aurélio Goiano, que obteve 37.474 votos para deputado federal nas últimas eleições, quase 29% dos sufrágios, e o jovem empresário Hipólito, que teve 17.839 votos (14%) para deputado estadual. Além deles, o PRTB lançou a candidatura a governador de dr. Felipe, que obteve 9.059 votos em Parauapebas. Para vencer eles articulam uma união de forças.
CALMA
O deputado federal Keniston Braga (MDB) – foto acima -, o mais votado da história do município, com 52.088 votos, o que corresponde a quase 40% dos sufrágios válidos, é um nome forte na disputa, mas vê com preocupação a divisão das forças governistas e tem afirmado que não é hora de tratar da sucessão municipal. Que é preciso dar tempo ao prefeito Darci Lermen para reequilibrar a gestão, acossada por queda de receita e determinações judiciais para demitir milhares de contratados.
GESTÃO
Conhecido por sua capacidade como gestor, Keniston entende que a hora é de respeitar o mandato de Darci e ajudá-lo a enfrentar as intempéries que a gestão vem enfrentando. E tratar de candidatura mais adiante. Para muitos analistas da cena em Parauapebas, depois de obter avanços na área financeira, no relacionamento com a Companhia Vale e em projetos sociais, o próximo prefeito deve ter características de gestor para alavancar projetos estruturantes na cidade.
NANINANINANI
A possibilidade do senador Zequinha Marinho (PL) se filiar ao Podemos e, consequentemente, assumir o comando da legenda no Pará, ligou o sinal amarelo nas fileiras governistas. Interlocutores do governador afirmam que ele não ficará quieto diante dessa movimentação, sobretudo porque o partido é presidido pelo deputado Igor Normando, pessoa de sua extrema confiança.
DIÁLOGO
Helder Barbalho sabe da insatisfação da direção nacional da sigla pelo fato do partido não ter eleito um deputado federal nas últimas eleições. Mas assessores do governador lembram que pela primeira vez o Podemos elegeu dois deputados estaduais no Pará. Ao mesmo tempo, mantém aberto o diálogo. Recentemente, a deputada Renata Abreu (SP), presidente nacional da legenda, teve audiência com o ministro Jader Filho (MDB), para tratar assuntos de interesse do seu Estado.
DESCONHECE
Por sinal, o deputado estadual Renato Oliveira (PODE) – foto acima -, em contato com a Coluna, afirmou desconhecer qualquer movimentação no sentido de mudar o comando da sigla no Estado. E aposta na possibilidade de continuar fortalecendo a legenda para as disputas eleitorais que se avizinham. Renato foi eleito para a Alepa tendo como principal reduto eleitoral o município de Bragança.
COLARES
O ex-prefeito de Vigia de Nazaré, Noé Palheta (foto abaixo), decidiu transferir seu domicílio eleitoral para Colares, onde seu pai, Chiquinho Palheta, foi prefeito. Noé pretende seguir os passos de seu genitor e apresentar seu nome como candidato a prefeito nas próximas eleições. Médico, com forte atuação nas comunidades mais carentes, Noé certamente vai agitar o cenário político do município.
OPOSIÇÃO
Em São Caetano de Odivelas, a prefeita Felipa Rodrigues, conhecida como professora Leila (União Brasil), deve enfrentar uma forte oposição o ano que vem. O ex-prefeito Macalé (PSDB) se organiza para a disputa, a exemplo do ex-prefeito Rubens Barbalho (MDB), primo do governador Helder Barbalho. Briga de gente grande.
VIGIA
Em Vigia de Nazaré, o atual prefeito, Job Junior (PSD), aliado do governador, está bem avaliado nas pesquisas. Mas não conseguiu demover o MDB de lançar candidato em 2024. O ex-deputado Osório Juvenil está formando uma grande base no município para disputar a prefeitura. Mauro Alexandre, primo de Osório, já foi prefeito na cidade. E o ex-deputado e ex-prefeito Domingos Juvenil, filho da terra, está coordenando pessoalmente a montagem do grupo visando a disputa. Fortes emoções!
RURÓPOLIS
O deputado Wescley Tomaz está usando sua força no Oeste do Pará para organizar o Avante, agora sob sua direção. Em Rurópolis ele filiou a ex-secretária de finanças do município, Patrícia Cavichioli. Ela saiu da secretaria no final do ano passado, quando o prefeito Joselino Padilha, o Taká (MDB), fez uma reforma no secretariado. Já reeleito, Taká aposta suas fichas no empresário Canela para sua sucessão e tem o farmacêutico José Filho como opositor. Patrícia pode surgir como novidade no pleito, com o forte apoio de Tomaz.
RODOVIÁRIA
No próximo dia 22, às 10h, no Auditório da Universidade da Amazonia (Unama) de Ananindeua, o diretor geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Antonio Fernando Souza Oliveira, dará posse ao novo Superintendente da PRF no Pará, Cassiano Hilario Ribeiro Filho. Ele ocupava a função de inspetor em Capanema e é reconhecido por sua capacidade técnica dentro da instituição.
ANIVERSÁRIO
Governador Helder Barbalho mudou de idade nesta quinta-feira fazendo o que mais gosta. Visitando municípios, mantendo contato com lideranças e entregando obras e serviços. A maratona foi ao longo dos municípios da PA 279, de São Félix do Xingu a Xinguara.
SOCIAL
Nesta sexta-feira comemora-se o Dia do Assistente Social. Uma categoria das mais importantes no País, que atua diretamente na garantia dos direitos sociais e na execução de políticas públicas, sobretudo em favor das parcelas menos favorecidas da sociedade. Nossos parabéns!
SOSSEGO
Um final de semana de muita paz para todos e todas!