Belo Horizonte registrou, às 7h desta quarta-feira (17), a temperatura de 11°C na Estação Pampulha, a mais baixa do ano, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
De acordo com o meteorologista Claudemir de Azevedo, a friaca aconteceu por uma condição climática conhecida como resfriamento noturno.
Ainda segundo o especialista, a queda na temperatura aconteceu por causa da ação de uma massa de ar frio que está sobre Minas Gerais.
Além disso, conforme Azevedo, os últimos dias têm sido de ausência de nuvens e, quando inicia a noite, acontece esse resfriamento porque a radiação que a Terra recebeu é emitida para o espaço rapidamente, o que contribui também com a queda de temperatura.
Recordes anteriores
Na parte alta da cidade, a sensação térmica foi negativa. A Estação Cercadinho, no bairro Buritis, na Região Oeste, registrou a menor sensação térmica: -3,1°C, às 6h.
A máxima nesta quarta-feira em BH não passa dos 26°C.
É o terceiro recorde de frio que a capital mineira registra neste ano. No dia 21 de abril, às 6h, os termômetros marcaram 13,2°C na Estação Cercadinho, na Região Oeste.
No dia 11 do mesmo mês, fez 15,2°C na mesma estação.
Na imagem, céu sem nuvens em Belo Horizonte nesta quarta-feira (17) – (Foto: Ernane Fiuza/TV Globo)