Com a popularização da inteligência artificial, o mercado de trabalho terá grandes mudanças nos próximos anos. A previsão é de que, até 2025, 85 milhões de empregos no mundo desaparecerão por conta da tecnologia, indica o estudo do Fórum Econômico Mundial (WEF, na sigla em inglês).
A expectativa entre as empresas é que, ao mesmo tempo em que implodirá 85 milhões de vagas, a tecnologia levará à criação de outros 69 milhões de novos empregos.
De acordo com a pesquisa, o recurso deve ser adotado por quase 75% das empresas e levar a uma alta rotatividade.
Metade das organizações acredita que as IAs resultarão em crescimento de empregos e 25% acham que a ferramenta criará perda de empregos.
O relatório também apontou que 23% dos serviços serão transformados. Sendo assim, as empresas precisam começar a aprender agora sobre o potencial da inteligência artificial para reformular o mundo do trabalho, para evitar ficar para trás no mercado.
As perdas são significativas, especialmente, para os setores de administração, segurança, fábrica e varejo. Já sobre a criação de novos empregos, a expectativa é positiva na educação, agricultura e saúde. (Foto: Reprodução)