SUDAM
Conforme antecipou a coluna, a nomeação do ex-senador Paulo Rocha (PT) para superintendente da Sudam estava no forno e foi publicada na última terça-feira. O ato foi assinado pelo ministro Chefe da Casa Civil da Presidência da República, Rui Costa. Exímio articulador, Rocha terá como uma das suas principais tarefas a revitalização do órgão, que ao longo dos anos vem perdendo importância na implementação de políticas de desenvolvimento da região amazônica.
JURUTI
A coluna corrige um erro. Ao registrar a insatisfação do ex-prefeito de Juruti, Henrique Costa, com a nomeação do seu adversário para a superintendência regional do Dnit, afirmamos que o PT local teria ficado de mãos abanando. Nada disso. O ex-deputado estadual Zé Maria, do PT de Juruti, foi nomeado como superintendente regional do Incra por indicação do deputado federal Airton Faleiro (PT) e do senador Beto Faro (PT).
HIDROVIA
O ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França (PSB), afirmou que este ano a derrocagem do Pedral do Lourenção, no município de Itupiranga (PA), sai do papel. A obra é condição para a viabilidade da hidrovia do Araguaia-Tocantins, modal de transportes que pretende baratear o custo do frete para importação e exportação de produtos na região. O anúncio foi feito em audiência concedida esta semana ao governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa. A execução da obra é polêmica por causa de questões ambientais e sociais e se arrasta há muitos anos.
AUDIÊNCIAS
Enquanto o ministro está otimista para o início das obras de derrocagem, o Ministério Público Federal entende que nem todas as etapas para a execução dos serviços foram cumpridas. Nesse sentido marcou para o dia 20 de junho, em Marabá, e 21, em Itupiranga, audiências públicas para ouvir as 23 comunidades ribeirinhas que serão afetadas pelo empreendimento. Apenas as populações tradicionais serão ouvidas na Consulta Livre. Sem esse passo, o projeto não poderá prosseguir. Ou seja, ainda tem muita água pra rolar nesse pedral!
AGENDA
Retornando de viagem a Nova York, o governador Helder Barbalho (MDB) tem audiência nesta quarta-feira, em Brasília, com o ministro Márcio França. Especula-se que na pauta estaria essa questão da derrocagem do Pedral do Lourenção, fundamental para o Estado, e a nomeação da presidência da Companhia dos Portos do Pará (CDP).
SOLIDARIEDADE
O prefeito de Ananindeua, Daniel Santos (MDB), já tem um partido pra chamar de seu. Por decisão do presidente nacional do Solidariedade, Eurípedes Júnior, a legenda será comandada no Estado por um aliado do prefeito, o atual secretário de Finanças do município, Ed Wilson. O prefeito mantém diálogo ainda com o Republicanos e trata da ampliação de sua base de apoio, articulando o lançamento de dezenas de candidatos a prefeito em todo o Estado.
QUINTAL
A movimentação de Daniel Santos gera reações. Apesar de não estarem em guerra declarada, prefeito e governador medem os passos um do outro. Pelo sim, pelo não, três ex-deputados ligados ao governador ensaiam uma união para disputar a prefeitura de Ananindeua numa ampla frente contra Daniel. São eles Miro Sanova, Eliel Faustino e professora Nilce. Tem tudo pra ser emocionante.
TRABALHISTA
O amapaense Kássyo Ramos, presidente nacional em exercício do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), definiu mudanças no comando do partido no Pará. Ele convidou o ex-deputado Márcio Miranda – foto acima – para assumir a presidência da sigla, que durante os últimos anos foi comandada no Estado pelo ex-deputado e pastor Josué Bengtson (foto abaixo). Por sinal, Bengtson ainda não foi comunicado oficialmente da decisão, mesmo depois de muito tempo erguendo a bandeira da agremiação.
PEPINO
Márcio Miranda não terá vida fácil para reorganizar a legenda que, de forte partido, foi reduzida a pó sob o comando de Roberto Jefferson. A sigla só conseguiu eleger um deputado federal no último pleito. Portanto, uma agremiação que não terá estrutura, tempo de televisão e nem fundo partidário para se reerguer. Além de tudo, no Pará, Miranda vai assumir uma legenda endividada, uma herança dos tempos do ex-prefeito e ex-senador Duciomar Costa, que Bengtson vem pagando de forma parcelada e diligente, com recursos do próprio bolso.
FEIRA
Começa nesta quinta-feira (11) e vai até o dia 14 a IV Feira Nacional de Reforma Agrária, promovida pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), no Parque da Água Branca, em São Paulo. O objetivo do evento é divulgar as atividades produtivas das áreas sob o comando do movimento e ampliar o diálogo com diversos setores da sociedade civil simpáticos à ideia da reforma agrária.
CULTURA
Como em todo evento do MST, debates, luta, reforma agrária e cultura se misturam. Diversos músicos aliados do movimento estarão se apresentando nos palcos da Feira. Estão confirmados nomes como Zeca Baleiro, Jorge Aragão, Gaby Amarantos, Lenine e Chico César, entre outros artistas populares. Seminários e atos políticos ocorrerão durante a programação. As principais lideranças do MST estarão presentes.
OPÇÃO
O presidente da Câmara Municipal de Marabá, Alecio Stringari (PDT), já com quatro mandatos conquistados nas urnas, decidiu que não vai mais se candidatar ao cargo. Com forte atuação na área rural do município, Aléssio é considerado um dos vereadores mais atuantes e sérios do no parlamento local. Um excelente nome para os candidatos a prefeito aproveitarem em suas chapas, caso ele decida não pendurar as chuteiras de vez.
LIBERAIS
Nos próximos dias o deputado Tony Cunha estará deixando as fileiras do PSC, que será incorporado pelo Podemos, para ingressar no Partido Liberal. O evento será prestigiado pelo presidente do partido, Valdemar Costa Neto. De quebra, Tony já chega dando as cartas e vencendo a queda-de-braço com o deputado Aveilton Sousa (PL) para ocupar a presidência do partido em Marabá, primeiro passo para lançar sua candidatura a prefeito em 2024.
HOMENAGEM
Nem amor, nem sexo. O Brasil ficou mais pobre na última terça-feira com a morte da nossa maior roqueira. Obrigado por tudo, Rita Lee!