Santarém
Depois de Belém e Ananindeua, disputas já analisadas nas colunas anteriores, Santarém é o terceiro maior colégio eleitoral do Estado e promete mais uma disputa emocionante, a exemplo do que foi a anterior entre Nélio Aguiar e Maria do Carmo.
Especulações
Preocupado com a disputa na importante cidade, o governador Helder Barbalho (MDB) teria dito ao atual prefeito e sua principal oponente, do PT, que lidera as pesquisas, que eles têm que se unir para impedir a vitória das forças de direita. Vale lembrar que a disputa pela prefeitura em Santarém tem segundo turno.
Nomes
A deputada Maria do Carmo desponta novamente nas pesquisas como primeira colocada. Mas tem dito a amigos que não deseja ser candidata, só em último caso. Se isso se confirmar e mesmo assim o PT decidir lançar candidato o nome mais provável é do deputado federal Airton Faleiro.
Governista
Nas hostes governistas o prefeito Nélio Aguiar, que não pode mais se reeleger, já sinalizou que o nome do ex-vice-prefeito e ex-deputado José Maria Tapajós (PP) tem sua simpatia para liderar o bloco governista, apesar de enfrentar problemas de saúde.
Banco
Com as chuteiras calçadas, no banco de reservas, prontos para entrar em campo, estão, entre outros, o deputado federal Henderson Pinto (MDB) e o vereador Ronan Liberal (MDB). Ambos podendo ser candidatos apoiados pelo prefeito e o governador.
Direita
Em Santarém as forças de direita mostraram sua força nas últimas eleições gerais. Jair Bolsonaro (PL) teve 92.736 votos contra 78.380 de Lula. Mario Couto (PL) foi o senador mais votado com 50.316 votos. Em segundo lugar ficou o delegado Jardel (Podemos), com 47.193, e só depois o senador eleito, Beto Faro (PT), com 45.713 votos.
Expoente
Dos possíveis candidatos a prefeito pela oposição, reunindo essas forças de direita, desponta o vereador JK do Povo (PSDB), que tirou 24.932 votos para deputado estadual, sendo superado no município apenas pela esposa do prefeito, Celsa Aguiar (MDB), que emplacou 26.076 votos.
Ironia
O irônico em toda essa história é que JK, que pode reunir essas forças de direita, já foi filiado ao PDT e presidente do PCdoB em Santarém. Um político que tem pedigree. É filho do ex-prefeito Ronaldo Campos.
Estadual
A disputa em Santarém, por sua importância, passa a ser fundamental no tabuleiro de xadrez rumo a sucessão estadual. Por isso Helder Barbalho insiste na aliança entre MDB e PT. Já o prefeito de Ananindeua, Daniel Santos (MDB), articula apoio ao vereador JK do Povo. Tem tudo pra ser emocionante.
Cinturão
A direita se articula fortemente em toda essa região. Em Itaituba o deputado Wescley Tomaz (PSC) se destaca na disputa pela prefeitura. O farmacêutico José Filho (PP) larga na frente em Rurópolis. O jogo vai ser pesado.
Votos
Um bom feriado a todos. Que no 1o de Maio do ano que vem possamos comemorar novas conquistas para os sofridos trabalhadores e trabalhadoras brasileiros! (Foto/Montagem: Reprodução)